* texto escrito por Kevin Kelly
Quando comecei a levar a sério a questão de ganhar dinheiro, encontrei este livro escrito em 1978 por um hacker hippie que vivia no Arizona. Seu conselho era voltado para tipos “artesanais e técnicos” que queriam criar uma pequena empresa “fazendo suas coisas”, seja criando potes de cerâmica, projetando equipamentos para atividades ao ar livre ou escrevendo código de computador. Ele falou sobre fazer uma start-up antes que esse termo fosse subvertido pela implicação de que sua start-up dominaria o mundo. Em vez disso, o autor pregou o autoemprego de uma pessoa que fazia você ganhar a vida. O conceito de empreendedorismo como um estilo de vida de pequeno porte evaporou da cultura, e agora empreendedor e start-up significam “fique grande rápido”.
Isso não me atraiu então, ou agora. Mas ganhar a vida fazendo o que eu era apaixonado fez. Aprendi como ganhar a vida por conta própria com este livro, que era principalmente sobre o que não fazer. (Trabalhei por conta própria durante a maior parte da minha vida adulta.) Muitos dos exemplos específicos de Don Lancaster agora estão terrivelmente desatualizados, mas seus princípios básicos ainda permanecem e vale a pena ouvir, especialmente se você estiver começando. (Se você já trabalha por conta própria com sucesso, este livro não o ajudará muito). , e depende de seu próprio valor agregado, em vez de dominar o mercado, é mais potente do que nunca.
Se eu tivesse que resumir este livro com minhas próprias palavras, seria; “Se você está disposto a construir seu negócio com base na experiência, pode ganhar a vida em vez de fazer fortuna – e ocasionalmente a fortuna vem de qualquer maneira.”
O melhor de tudo é que, ao contrário de qualquer outro livro sobre “ganhar dinheiro” que conheço, este é gratuito. Você pode ler a versão em PDF do autor do livro original em papel. --KK
Ficar podre de rico não deveria estar em nenhum lugar dos seus planos. Contanto que você possa continuar fazendo o que gosta na direção que deseja seguir, isso é tudo que importa. A grande ironia de sua incrível máquina secreta de fazer dinheiro é que quanto menos você se esforçar para obter renda, mais ela aparecerá em seu caminho e, mais importante, mais você poderá fazer com o que já possui. Qualquer tempo ou esforço gasto diretamente para ganhar dinheiro é tempo que não está disponível para sua viagem principal. Isso é tempo e energia desperdiçados que acabam prejudicando você em vez de ajudar.
Por exemplo, vamos falar sobre uma folha de papel comum. Se você administra uma loja de material de escritório, pode ganhar um centavo com este pedaço de papel. Esse centavo reflete a diferença entre o preço de atacado e o preço de venda. Seu valor pessoal agregado aqui consiste no que você coloca para tornar sua loja atraente e na forma como você se relaciona com seus clientes. Se, em vez disso, você estiver administrando um serviço de digitação, agora poderá comprar o jornal por um centavo e vendê-lo por cinquenta centavos ou mais. Agora, você tem mais de cinquenta vezes o retorno, pois o seu valor pessoal agregado consiste em colocar as informações no papel do jeito que o cliente quer. As coisas ficam muito melhores se você mesmo inventar as palavras, em vez de usar aquelas que outra pessoa já deseja. Uma história de tamanho médio em uma revista maior deve pagar várias centenas de dólares por uma dúzia ou mais de folhas de papel. Isso custará em média cerca de dez dólares por página, outra melhoria de 20: 1.
Funcionários são um aborrecimento, uma perda de tempo e um dissipador de energia psíquica. Você deve evitá-los a todo custo. Sua incrível máquina de fazer dinheiro secreta deve ter 0,834 funcionários - ou seja, 83,4% de você, nada mais, nada menos. Os 16,6% restantes devem se divertir e voltar no tempo. Gaste muito menos tempo em sua máquina de fazer dinheiro e o trabalho nunca será feito. Muito mais e você estará se desgastando.
Mas, sua máquina de fazer dinheiro funcionará melhor se tiver centenas ou, melhor ainda, milhares de pequenas fontes de renda. Existem várias boas razões para isso. Nenhum cliente pensará que é seu dono se ele for um entre milhares de pessoas sujas. As expectativas do cliente também costumam ser menores, pois provavelmente estão lidando de maneira menor com você. Melhor ainda, se você conseguir um número suficiente de pequenos clientes, eles começarão a obedecer às leis estatísticas dos grandes números. Isso significa que você poderá prever vendas futuras e fluxo de caixa com boa precisão.
Eventualmente, vários dos clientes menores se tornarão clientes maiores, que consumirão cada vez mais produtos da sua máquina de fazer dinheiro. Isso é bom quando acontece, mas não é algo que você deseja perseguir agressivamente quando está começando. O ponto importante, até crucial, é nunca deixar nenhum cliente dominar sua máquina de dinheiro a ponto de estar no controle.
Se você acabar com um cliente muito grande e muitos pequenos, organize sua máquina de dinheiro e todo o seu estilo de vida para viver dentro dos níqueis gerados por todas as fontes menores combinadas. Obrigue-se a ser independente da renda gerada pelo biggie. Canalize essa renda extra de fonte única para melhorar sua máquina de fazer dinheiro, para os "investimentos" do capítulo final ou para se divertir - mas sempre mantenha essa renda extra separada de suas fontes de renda menores de pão com manteiga.
Você deve sempre pensar em qualquer dólar que sai pela sua porta em termos do maior número de dólares recebidos na máquina de dinheiro necessários para criá-lo.
Vou definir um fluxo de caixa reverso, ou ReF, como qualquer método que você possa imaginar para fazer com que todas as moedas saiam exatamente na direção oposta à "usual". E de preferência acabar no seu próprio bolso. Conhecer e usar ReFs relevantes e viáveis são os principais segredos para um empreendimento de máquina de dinheiro bem-sucedido. Alguns exemplos de ReF que funcionaram para mim incluem: fazer com que o Serviço Florestal me pague para ficar em uma cabana de férias na montanha como vigia de incêndio. Ser pago várias centenas de dólares por ano (ou regalias semelhantes) para beber rootbeer todas as quartas-feiras à noite como bombeiro voluntário. Formando vários clubes e grupos de usuários para obter grandes descontos em todos os tipos de novos softwares, hardwares e informações técnicas avançadas gratuitas. Ser contratado como um sysop em um BBS para obter acesso gratuito e realmente receber royalties como outros chamam o serviço. Recebendo toner gratuito para testar resultados negativos de custos de toner por página em minha editoração eletrônica. Ou tornar-se um desenvolvedor ou um fornecedor independente de software que oferece hardware e software gratuitos ou com desconto.
Ao longo dos anos, tenho visto centenas de exemplos de pessoas que trabalham com máquinas de dinheiro sendo severamente eliminadas pelo sistema de patentes. Até assassinado por ele em vários casos de ataque cardíaco durante o litígio. E nenhuma vez vi alguém abordando o sistema de patentes em pequena escala e lucrando com isso. Sempre. Mais uma vez: a menos que você esteja bem dentro de um contexto da Fortune 500, todo e qualquer envolvimento no sistema de patentes de qualquer forma ou forma certamente causará a você uma perda líquida de tempo, energia, dinheiro e sanidade. Além de acabar sendo um sumidouro de energia psíquica totalmente inútil e totalmente desnecessário.
Ter financiamento antecipado suficiente para sua máquina de fazer dinheiro é a pior coisa que você pode fazer e é quase certo que a máquina inteira será destruída.
Mesmo quando está funcionando perfeitamente, sua máquina de fazer dinheiro no máximo não deve ter mais do que um ano de renda empatada em sua fábrica e equipamentos totais. Este limite de um ano tem sido chamado de local de trabalho de convívio e forma a linha divisória entre os bons artesãos e os maus industriais.
Na contabilidade de fluxo de caixa, você acompanha quanto dinheiro entra em sua máquina e quanto sai, como um cofrinho. Você insere cada transação à medida que acontece de uma maneira simples, como escrevê-la em um bloco de "saque". Uma vez por semana, você faz um balanço de seus totais. Uma vez por mês, você olha para o resultado final para ver se está ganhando ou perdendo. Após vários meses, você projeta seus retornos anuais. Você não conta nada para materiais não utilizados, mas em mãos, coisas produzidas, mas não vendidas, o valor do local onde você trabalha, ou coisas que você entregou, mas não foram pagas. Esse tipo de contabilidade de competência pode ser importante para uma grande corporação, mas só irá enganá-lo se você incluir essas coisas muito cedo no jogo. Você deve reservar a renda à medida que for surgindo para obrigações fiscais, fundos de aposentadoria e outras despesas fixas que serão pagas posteriormente.
- https://toolsforpossibilities.substack.com/p/self-employment
- https://www.tinaja.com/ebooks/ismm.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário