O Cravo Bem Temperado é uma coleção de música para cravo solo, composta por Johann Sebastian Bach. Ele inicialmente escreveu prelúdios e fugas tendo por base os 24 tons, surgidos em 1722 "para o proveito e uso dos jovens músicos desejosos de aprender e, especialmente, para o entretenimento daqueles já experientes com esse estudo". Mais tarde, Bach compilou um segundo livro de prelúdios e fugas aparecido em 1744, desta feita, intitulando-o apenas "Vinte e quatro Prelúdios e Fugas". Wikipedia (PT)
Seguindo lentamente a lista do Carpeaux.
Como tem coisa boa que ainda nem cheguei a escutar.
Quem escolhe Bach pra ouvir, nunca erra.
Recomendo.
abs!
Ps.: a música nem tá completa no vídeo acima, pois completo duraria umas 5 horas. Onde alguém encontraria uma obra musical que duraria 5 horas hoje em dia? Impossível.
------------------------------------------------------------------------------------
- https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Cravo_Bem_Temperado
- https://guiadosclassicos.blogspot.com/2013/08/1744-bach-o-cravo-bem-temperado.html
Otto Maria Carpeaux tinha um Q.I. diferenciado. Foi um dos últimos eruditos que viveram no Brasil. Ou no mundo, acho.
ResponderExcluirTive a sorte de conhecer Bach muito cedo, graças à coleção joias da música da revista Caras, que era assinada por minha tia. Acho que as pessoas assinavam aquilo pelos brindes!
O disco preferido de Hannibal Lecter era Goldberg Variations, executadas por Glenn Gould.
Aproveite bastante a descoberta!
Goldberg Variations, executadas por Glenn Gould - coincidência, volta e meia escuto e reescuto.
ExcluirSão excelentes.
abs!
Diz a lenda que certa vez, Johann Sebastian Bach foi convidado para tocar em uma igreja cujo órgão estava em péssimas condições. Apesar disso, ele se sentou ao teclado e começou a tocar. Ao ouvir a música magnífica que emanava do velho órgão, o organista da igreja exclamou, 'Ou é Bach ou Deus em pessoa que está fazendo esse velho órgão emitir sons tão magníficos!'.
ResponderExcluirboa estória
Excluirabs!