organize-se e vá viver sua vida

12 março, 2025

[$] Inventário Judicial

 



Anos atrás minha mãe morreu e deixou uma casinha.

Meu irmão mais velho ia morar no imóvel então combinei com ele da gente não fazer inventário. Afinal, só se ia gastar dinheiro à toa.

Passou uns anos e esse irmão morreu. 

Como ele deixou um filho e algumas verbas trabalhistas, não teve jeito e tive que fazer o processo de inventário de ambos - "dois em um". Foi menos mal porque dividi o custo desse processo com outro irmão. O meu sobrinho também pagou uma parte.

Esse processo demorou uns 4-5 anos gerando montanha de burocracia e custos:

  • mais honorários de advogados - uns 10k,
  • mais custas judiciais uns 3k,
  • mais imposto de transmissão- não lembro, talvez uns 3-4k, 
  • mais custas registrais - uns 5k;

No fim, depois e pagar um montão de dinheiro, vc sai com um bando de papel colorido que não serve pra nada.

Não desejo isso pra ninguém - afinal se paga IPTU a vida inteira e depois ainda tem que se pagar pros burocratas pra se dividir os próprios bens.

Quem se deu bem com tudo isso? Os burocratas.

abs!


_____________________________________________

  • Foto de Kate Filatova: https://www.pexels.com/pt-br/foto/cena-rustica-de-quintal-com-lenha-e-galpao-31043609/

Nenhum comentário:

Postar um comentário