[Livro] Ilíada (VIII a.C.)/ Homero

 






Introdução 




Estou me esforçando para ter leituras mais profundas e difíceis.

Li A Ilíada com a famosa tradução de Carlos Alberto Nunes: a linguagem desse erudito não é fácil e o dicionário no kindle não abarcou todas as expressões: isso me dá vontade de ter um dicionário eletrônico Hoauiss para poder carregar, mas no momento é inviável.

"O traçado da Ilíada é complicado, sendo mais dificilmente apreendida a ideia fundamental, que empresta unidade ao poema. Tendo tomado como tema um episódio secundário, secundaríssimo, que dura apenas alguns dias numa campanha de dez anos, como seja a rixa entre os dois chefes Aquivos, por causa de uma escrava, conseguiu Homero, de fato, apresentar-nos em painéis gigantescos toda a Guerra de Troia, cujos acontecimentos nos são rememorados com habilidade nos primeiros cantos, ficando-nos, no fim da leitura do poema, que termina com a morte e os funerais de Heitor"

Outra dificuldade da leitura é minha falta de conhecimento profundo da mitologia grega, a qual a Ilíada faz muitíssimas referências. Essa camada do texto permanece um tanto quanto inacessível para mim.

Mesmo com as dificuldades acima, é prazeroso terminar de ler uma obra clássica. Se eu conseguir ler a lista inteira, pretendo voltar ao começo e repetir mais madura a leitura. 

O vídeo abaixo pode ajudar a entender a estória muito melhor do que eu explicando:




Lições 



"carros vazios puxavam, cortando, ruidosos, o campo, sem seus aurigas valentes, os quais sobre o solo jaziam, vista mais grata aos abutres, por certo, que às tristes esposas."

"É necessário, com ânimo firme, levar para o túmulo os que tombaram, chorando-os apenas o espaço de um dia. "



Conclusão 


De toda sorte, se eu pudesse resumir, diria que é uma poema que narra uma batalha épica entre duas potência gregas da antiguidade. Uma guerra que começou por causa de um adultério (ou pela vontade dos deuses) e ceifou a vida dos maiores heróis dessa época ao longo de uma década.

A tristeza é que tudo isso poderia ter sido evitado: milhares morreram por causa de uma sucessão de ofensas que foram crescendo geometricamente em gravidade: uma falta de respeito dá origem a um adultério, que gera um rapto, que gera um conflito político, que gera uma guerra, que gera um morticínio. Tudo por causa de uma trepada...

Enfim, recomendo a leitura.

Próximo Livro: Odisséia, do mesmo autor.

"O traçado da Odisseia é de mais fácil apreensão, e, digamos, artisticamente de melhor planejamento, pela disposição concêntrica, em que o próprio herói do poema relata suas aventuras durante os dez anos de peregrinação, no empenho de retornar para a pátria, depois de conquistada, saqueada e destruída Troia, "e de terem sido massacrados ou vendidos como escravos seus moradores.

Grande abraço!  

______________________________________________________________


Dânaos: em Homero, temos vários nomes para designar os gregos genericamente: dânaos, aqueus (ou aquivos ou acaios), argivos e helenos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!