![]() |
tenho o dvd nacional na coleção. |
Sinopse
O arquivista de hospital Harvey Pekar encontra a ficha de um homem que trabalhou a vida inteira como balconista em Cleveland, um emprego burocrático exatamente como o dele.
Esse episódio, combinado com o fato de ver seu amigo Robert Crumb se tornar uma pequena celebridade como cartunista, o inspiram a criar a sua própria revista em quadrinhos.
A revista, publicada em 1976 com grande sucesso, retratava com realismo o cotidiano do próprio Harvey, um amante compulsivo de jazz e livros.
Obras
- American Splendor (2003) - esse documentário mistura atores com as pessoas "originais" e faz isso de uma maneira natural. O resultado é tão legal que torna o filme muito mais interessante ao retratar um o trivial cotidiano de classe média baixa do subúrbio americano.
Essencial para os amantes de quadrinhos underground.
- Bob e Harv: Dois Anti-heróis Americanos (2006) - publicado pela Conrad. Li o scan, que pode ser facilmente encontrado na web. Sem ver o documentário não teria entendido corretamente o gibi e a leitura teria sido muito menos interessante, ainda mais porque não é um gibi empolgante. Parece que foi a única tradução oficial do original americano em terras tupiniquins, mas das obras de Crumb há várias edições.
Conclusão
Enfim, misturando o filme e o quadrinho se consegue se tirar beleza e entretenimento do comum.
Grande abraço!
________________________________________________________________
Gosto bastante do docufilme, docudrama (seja lá o que for). Sou fã de Crumb mas acho as histórias de Harvey Pekar redundantes. De qualquer forma, o underground (quando isso era nicho), sempre foi sedutor.
ResponderExcluirsaiu muita coisa de Crumb por aqui e está na minha lista
ExcluirPekar seria maçante se não fosse tão inusitado
abs!