[Filme] Revólver (2005): A Matrix de Nossas Mentes





Introdução






O filme é bom mesmo e a estória vai muito além das expectativas iniciais: 






"Jake Green é um jogador audacioso e sem bom senso que passou sete anos na prisão por um crime que não cometeu depois de ter caído nas armadilhas do maldoso chefão do crime Dorothy Macha. Agora que Jake está livre, vai se vingar do chefão criminoso com a ajuda de Avi e Zach."
















O enredo real nos mostra a matrix final: nossa própria mente e que muitas de nossas próprias decisões vem de uma parte de nós acerca da qual tempos pouco controle ou que simplesmente nos domina sem que percebamos.
















A grande virtude de “Revólver” é mostrar como isso faz parte da própria estrutura do processo de individuação que conteria dois lados de uma mesma moeda: de um lado um ego aparentemente poderoso, megalomaníaco e racional (representado no filme pela presença constante do jogo de xadrez); e do outro o seu lado escuro, o medo do fracasso, de não ter a aprovação do Outro (Deus, Sociedade, Estado etc.).









Lições












  •  “O inimigo se esconderá no último lugar em que você o procuraria”. (Júlio César 75 a.C.).



  • “Primeiro, é muito difícil para a mente aceitar que há algo além dela mesma. Algo mais valioso e mais capaz de discernir a verdade em si”. (Filme). 



  • “A única maneira de se ficar mais esperto é jogando contra alguém mais esperto”. (Fundamentos do Xadrez, 1883).



  • “Primeira regra dos negócios: proteja seu investimento”. (Etiqueta do banqueiro, 1775).



  • “Em cada jogo ou golpe, tem sempre um oponente, tem sempre uma vítima, o truque é saber se a vítima vai ser você, assim, você se torna o oponente”. (Filme).



  • “Ele disfarça os pensamentos dele com os seus pensamentos e os sentimentos dele com os seus sentimentos. Você acha que é você” (Filme).



  • “Há algo sobre você mesmo que você não sabe. Algo que você nega existir. Até ser tarde demais para fazer alguma coisa a respeito. É o único motivo pelo qual você levanta toda manhã. O único motivo pela qual você aguenta o chefe intragável, o sangue, o suor e as lágrimas. É porque você quer que as pessoas saibam o quanto você é bom, atraente, generoso, engraçado, maluco e inteligente. Tenha medo de mim ou me reverencie. Mas por favor, me considere especial. Compartilhamos um vício: a necessidade de aprovação. Todos nós queremos um tapinha nas costas e o relógio de ouro, o grito da torcida. Olha só o garoto inteligente com o brasão polindo o troféu. Continue brilhando diamante maluco! Afinal somos macacos de terno, implorando pela aprovação dos outros. Se soubéssemos disso, não faríamos isso tudo. Alguém está escondendo isto da gente e, se tivéssemos uma segunda chance, você perguntaria: por quê?”. (Filme).





Conclusão



Só vendo o filme para entender.








Enfim, recomendo.













Grande abraço!







________________________________________________________








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!