[Gibi] Crônicas Birmanesas (Myanmar) – 2007/ Guy Delisle








Outro dia nos comentários aqui no blog falamos en passant o quanto Myanmar era bizarro. Delisle explica o porquê. Myanmar é:






  • Governada por uma junta militar;



  • Tem a economia dominada por multinacionais;



  • Jornais, revistas e internet monitorados e censurados pelo governo;



  • Vilarejos inteiros entregues à dependência da heroína;



  • E tem muitas outras coisinhas legais.













Tá explicado porque Rambo quase matou todo mundo quando passou por lá no último filme. Conforme explica Renato Rea:





"Só que no caso desta viagem não é o autor que está à trabalho, mas sim sua esposa, que trabalha para os Médicos Sem Fronteiras e está em missão na Birmânia, servindo também de babá ao filho do casal.


O estilo gráfico deste livro é bem diferente, com desenhos bem limpos. Já a narrativa mantém a excelente qualidade e agilidade.


Vale muito a pena ler, é fascinante conhecer um país através do olhar agudo de Delisle, especialmente um país tão curioso como a Birmânia e suas desigualdades, absurdos e brutalidades."





De toda sorte o gibi é muito legal e a maneira pela qual o autor passa essas diferenças culturais ou desrespeito aos direitos humanos é enriquecedor. 





Mais uma vez fica provado que o comunismo que nossos professores de História e Geografia tanto admiravam na escola não passa de uma farsa para dominar e alienar a população.





Enfim, se você quer mais uma dose de realidade sobre como é comunismo na prática, eis aí sua chance. Depois não venha reclamar que a vida nunca te deu uma chance dessas, afinal o papel do blog é mostrar a real.





Grande abraço!













Pereçam malditos comunas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!