[Livro] Dinheiro e Vida (1992)

acervo pessoal: meu exemplar

1 - Introdução 


Tive o prazer de ler esse que é um dos mais recomendados livros pelo pessoal da blogosfera financeira e gostaria de tê-lo lido 8 anos atrás quando comecei a trabalhar. 

Poderia ter feito muito mais com menos.


2 - 9 passos cumulativos para a IF


2.1 - Primeiro passo

O primeiro passo consiste em fazer uma espécie de trabalho de “arqueologia”: descobrir quanto dinheiro você ganhou durante toda a sua vida e descobrir seu patrimônio líquido atual.

Para calcular seu patrimônio líquido atual você deve criar um balanço patrimonial pessoal completo do ativo e do passivo. No ativo, você deve levar em conta quantias em dinheiro (poupança, investimentos, dinheiro em espécie em casa etc) e somar com o valor dos bens (móveis, eletrodomésticos e todas as demais coisas que você possui que tenham valor econômico, como ferramentas, livros, roupas etc). No passivo, as dívidas.

2.2 - Segundo passo

Contém duas partes: calcular o seu salário-hora efetivo (custos em tempo e dinheiro necessários para manter o seu emprego) e registrar cada centavo que entra ou sai de sua vida.

Conforme explica Valores Reais: "Para calcular o salário-hora: não se trata apenas de dividir a renda pela jornada de trabalho, mas incluir nos custos do trabalho todas as horas e despesas relacionadas ao trabalho, como o trajeto ida-e-volta, o traje, a “descompressão” diária (tempo para se recompor em casa quando chega do trabalho), o entretenimento de fuga etc."

2.3 - Terceiro Passo

Você determinará categorias de gastos para melhorar sua qualidade de vida e descobrirá o quanto de horas tem que trabalhar para pagar seu consumo.


2.4 - Quarto Passo

Quanto é suficiente?

1. O que eu recebi em realização, satisfação e valor é proporcional à energia vital despendida?

2. Esse dispêndio de energia vital está em harmonia com os meus valores e propósitos de vida?
3. Como essa despesa mudaria se eu não tivesse que trabalhar para viver?


2.5 - Quinto passo

Construir um gráfico de suas receitas e despesas mensais  para acomodar de três a cinco anos de dados.


2.6 - Sexto passo


São apresentadas 101 estratégias para economizar. 

2.7 - Sétimo passo



Ver o trabalho como qualquer coisa que façamos em harmonia com o nosso propósito de vida. 

Conforme explica Valores Reais: "O objetivo desse passo é aumentar a renda valorizando a energia vital que você investe no trabalho, permutando-a pela mais elevada remuneração compatível com sua saúde e sua integridade."



2.8 - Oitavo passo



Trata da independência financeira e do chamado ponto de cruzamento do gráfico da quinto passo, onde a renda do capital investido ultrapassa as despesas mensais.



2.9 - Nono passo



Conforme explica Aposenteaos40:
O objetivo deste passo é permitir que você viva livremente, sem se preocupar com suas finanças - nem seu emprego nem seu portfólio. A chave para este passo é tornar-se conhecedor, competente e sofisticado em relação aos investimentos. Isto não significa tornar-se um analista financeiro mas sim entender e tomar a responsabilidade de aprender a investir bem, com segurança e tomar as rédeas de sua vida !

Conforme explica Valores Reais: 
"Dedica-se a cuidar do gerenciamento das finanças, onde são tratados os elementos capital (quantia investida a longo prazo, em investimentos seguros que rendam juros), proteção (a nossa clássica reserva de emergências), e provisão (manifestação do seu constante hábito de poupar). "


3 - Conclusão 


Acho que qualquer um que lê esse livro pode começar uma jornada de autoconhecimento.

Isso para entender as razões que nos levam a gastar nosso tempo com um trabalho que nem sempre é feito com prazer e para comprar coisas que precisamos e outras que nunca usaremos.

O problema não é gastar, mas como gastar melhor para melhorar a única vida que temos.

Recomendo também.

Grande abraço!

______________________________________________________________

Fontes:

  • http://gariadvogado.blogspot.com/2017/10/dica-de-livro-dinheiro-e-vida-joe.html
  • http://valoresreais.com/2010/02/01/resenha-dinheiro-e-vida-de-joe-dominguez-e-vicki-robin/
  • http://www.aposenteaos40.org/2018/05/seu-dinheiro-ou-sua-vida-biblia-do.html

2 comentários:

  1. Como vc sabe, não penso muito em IF. Penso mais em hecatombe: energia, água, abrigo e comida. Mas vim aqui pela moçoila acima. Rs
    Estou estudando meu poço de água mineral e energia solar. Caça e alimentos consigo obter onde vivo.
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " não penso muito em IF. " - ainda que seu objetivo não seja a IF, otimizar recursos é fundamental, pois permite se preparar melhor para uma hecatombe.
      afinal, dispositivos de sobrevivência, abrigos, alimentos em conserva etc não são baratos

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!