organize-se e vá viver sua vida

25 julho, 2019

O Iluminado: O Livro (1977), O Filme (1980)




Clique para ampliar.






Introdução


Como li o livro antes de ver o filme, não há como deixar de pensar que as obras se completam e uma experiência completa necessitaria das duas.




Apesar de ser notório que o próprio Stephen King não tenha gostado do filme e da escolha de Jack Nicholson como protagonista, o filme é muito legal.


Essa é uma daquelas estórias de terror que não envelhecem, causando calafrios a qualquer um em qualquer época.



A Estória


Foto da versão do livro que peguei
na biblioteca séculos atrás.



Um pai de família comum (Jack) arranja um emprego de vigia em um hotel que fica isolado pelo gelo no inverno e leva sua mulher e filho para lá para ter companhia.


Tudo parece quase normal até que Jack começa a interagir com os espíritos de antigos hóspedes do Hotel e aos poucos vai sendo tragado pela loucura.

Para apimentar a situação, o filho é uma criança sensitiva.


Por que assistir? Mais do que apenas uma estória sobre um hotel assombrado essa é o modelo para todas as demais do mesmo gênero.


Conforme explica o Blog do Neófito:




"Conquanto no cinema fiquemos um pouco em dúvida acerca do que realmente se passa no Overlook (se se tratam de eventos puramente psíquicos, individuais e coletivos, ou sobrenaturais), no livro, após a terceira parte, acreditamos que, realmente, o hotel guarda segredos além da compreensão material. Mas King ainda nos deixa constantemente em dúvida, procurando espalhar eventos ambíguos durante a narrativa. Assim é, por exemplo, quando, no primeiro contato entre Jack e o barman Lloyd, afirma que tudo ali seria imaginário, especialmente os martínis servidos. É uma forma do escritor nos enganar, enquanto nos faz pensar que tudo fosse imaginação ao nos afirmar isso por meio de um ainda cético Jack Torrance, que, no decorrer da história, torna-se cada vez mais ávido em conhecer a história do hotel, especialmente por meio de um álbum encontrado no depósito. Mais à frente, descobrimos que este recorte de informações foi elaborado pelo próprio Overlook enquanto entidade, como forma de seduzir e instigar Jack para seus desígnios.

O filme possui construções icônicas que não existem no livro, como:

a) o grande labirinto de grama;

b) o machado que Jack utiliza para matar Halloran e ameaçar sua família;

c) as filhas de Grady como gêmeas, que aparecem para Danny;

d) citações como “muito trabalho e pouca diversão fazem de Jack um bobão” ou “here's johnny”.

E o cinema deixou de aproveitar pontos interessantes, a exemplo dos animais feitos em topiaria e sua natureza mística, o parque infantil e sua lenda de tragédia; e, claro, um pouco sobre a longa e sombria história do Overlook, suas várias falências, ocupação por gangsteres e utilização para as mais escusas transações financeiras. O passado de Jack também é relevante para conhecê-lo melhor. No romance, descobrimos que sua aspiração a escritor vem de longa data, inclusive com contos publicados em revistas de prestígio. Antes de se habilitar à vaga de zelador do hotel, era professor numa boa escola preparatória. Contudo, seu temperamento explosivo ao lado da luta contra o alcoolismo fez com que agredisse seriamente um aluno que, por justificado ódio, lhe furou os pneus do carro. Tal aluno chamava-se George Hartfield e sua presença adquiriu uma força significativa na conduta ulterior de Torrance."


Kubrick Desfocado


A imagem do começo do presente post mostra algo singular na fotografia, uma foto desfocada no primeiro cujo real foco é a imagem no espelho.


Uma aula de composição de Kubrick, que começou a carreira como fotógrafo (1945-1950).



Conclusão 


Essa é uma das obras essenciais de Stephen King e também é muito legal de assistir. 


O filme tem uma fotografia muito bonita e é claro que merece um pouco de sua atenção em momentos de lazer.



Grande abraço!




_______________________________________________



Sites consultados:

  • http://kleiton1.rssing.com/chan-6165969/all_p23.html

  • https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=122414.0

  • http://www.mundodoslivros.com/2015/10/resenha-o-iluminado-por-stephen-king.html

  • http://homoliteratus.com/resenha-o-iluminado-stephen-king/

  • http://laoliphant.com.br/resenhas/resenha-iluminado-stephen-king

  • https://www.megacurioso.com.br/cinema/85733-24-coisas-que-voce-pode-nao-saber-sobre-o-iluminado.htm

  • http://kleiton1.rssing.com/chan-6165969/all_p23.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário