[Livro] Controle Cerebral e Emocional (2018)/ Narciso Irala

arquivo pessoal



Introdução 


Esse livro andava esgotado desde a década de 80 e infelizmente não foi vendido em formato eletrônico. Para o leitor é bom poder comprar uma nova edição ao invés de se contentar com velharias mofadas pelo tempo. 

Controle cerebral e Emocional é um guia de saúde psíquica para o homem moderno, ou, nas palavras do autor, um "manual prático de higiene mental e alegria interna": 

cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo e ter bons pensamentos é uma questão de hábito e disciplina.
Essa antiga edição (esgotada) é um pouco mais completa
que atual, pois conta com um
 índice alfabético-remissivo ao final.


Vida Moderna Descontrolada


  • Vida agitada e ruidosa, divertida se quiserem, mas triste, vazia, sem proveito, atormentada, anárquica. Vida em que não se sabe descansar sossegadamente, nem trabalhar eficientemente, nem querer deveras, nem dominar os sentimentos e o instinto sexual. Vida, enfim, em que não se sabe ser intimamente feliz, mas na qual se encobre a tristeza e o vazio sob um montão de diversões e passatempos.

Felicidade falsa e verdadeira


  • a felicidade se oculta quando a buscamos com egoísmo. Ela vem a nós, quando, sem olhar para nós, nos abraçamos com o que há de mais nobre: o dever, a virtude, o bem do próximo, Deus. Os acontecimentos quase não nos afetam. Pois, se os insensatos iram destes desespero e tristeza, os sábios, ao contrário, paz e alegria.
      • não há felicidade na agitação e na desordem. Só se encontra no que há de mais íntimo no ser racional. Consiste numa satisfação interior e fundamenta-se em paz imperturbável, que absorve todos os pensamentos e desejos.

  • Fórmula da felicidade
      • Viver  - a beleza, a verdade, a bondade, a graça
      • o presente - não o passado nem o futuro
      • com unidade - de pensamento e de ação
      • com plenitude - da satisfação, de paz e de segurança

Reeduquemo-nos para a felicidade


  • Autossugestão ou reeducação do controle cerebral e emocional - reeducação da consciência sensitiva da concentração intelectual, dos sentimentos e emoções e da vontade - é o nosso sistema, mas sem excluir, para casos profundos, os outros.

Mente Receptora e Emissora (função dupla da mente)


Receptividade  

receber sensações conscientes compreende a excitação  dos s entidos pelo ruídos,  cor, dureza etc; a consequente transmissão das correntes nervosas até os centros cerebrais, a vivificação das sensações, a consciência das mesmas e o deixá-las arquivadas na memória.
Essas sensações, de fora para dentro, não frustradas pela distração nem alteradas por pensamentos subjetivos, são tonificadoras do cérebro e do sistema nervoso; produzem paz, alegria, tranquilidade e repouso.

Reeducação da consciência receptiva


Visão - procure aplicar a vista, por uns 10 ou 20 segundos, a uma paisagem, a um objeto,a um pormenor, com atenção tranquila e quase passiva, sem pressa, sem fixar o pensamento em outra coisa, deixando apenas que o objeto, tal qual é na realidade, entre dentro de você sem nenhum esforço ou modificação subjetiva

Audição - aplicar o ouvido a um ruído próxio ou distante, também por poucos segundos. Deixar-se penetrar por este com naturalidade, sem distração sobre o fato nem a causa. Ser um mero receptor do ruído e percebê-lo com prazer e descanso.

Tato
 - aplicar o tato apalpando os objetos, sentindo o frio ou o calo, a dureza, etc.
- sentir os próprios passos, a cadeira em que descansa, a porta que abre. Sentir a própria respiração, o ar que entra, o peito que se enche etc. A primeira sensação percebida será a mais consciente
- Cuidar ao mesmo tempo de que os músculos da testa e olhos estejam soltos e relaxados, pois quando há tensão neuromuscular, facilmente haverá também tensão psíquica e, com ela, falta de paz na sensação.
- Caminhar conscientemente - procure-se, primeiro, separadamente, a sensação ou consciência nítida do pé que se firma, da perna que se move e todo o corpo que muda de lugar. Depois, coordenadas estas sensações e sintonizadas com o ritmo respiratório e à percepção de alívio e segurança.

Protocolo:

Excitar-se nestas sensações várias vezes, pela manhã e pela tarde, por exemplo, em cinco ocasiões distintas, empregando nisto três minutos, cada vez, recebendo cinco ou mais sensações por sentido.
Realize quanto possível, o "age quo agis", ou seja, tenha consciência nítida do que está fazendo.
Obs.: Esse mesmo protocolo será utilizado nos exercícios de concentração ou vontade, fazendo-os em igual número de vezes pela manhã e pela tarde. Far-se-ão cada vez cinco atos de cada sentido ou repetições do mesmo hábito (Total 3 X 10-30 minutos por dia).

Conclusão 


Trata-se de uma obra prática, acessível, didática e eficaz, com exercícios para combater a ineficiência, a divagação mental, as preocupações, a fadiga, a indecisão e outras perturbações emocionais: 

é uma obra tão objetiva que, ao final de cada capítulo, tem um quadro sinótico resumindo o conteúdo lido. Achei isso bem legal.

Enfim numa época em que os transtornos psíquicos aumentam de forma alarmante, controle cerebral e emocional, de Narciso Irala, é útil a todos os que querem preservar a saúde psicológica.

Grande abraço!


________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!