O Hábito de ser "Low Profile" (2019)

*  Resumo do texto original do Rover com algumas adições


Introdução


A pessoa chamada low profile é aquela que pratica a discrição: tendo ou não posses financeiras, fama e materiais de todo tipo, se mantém discreta. 


Ela não chama atenção pra si, não gosta de ostentar suas posses e conquistas, por isso geralmente passa despercebida na multidão.



Benefícios de ser "Low Profile"


  • Não atrair a inveja e cobiça: pessoas que são low profile geralmente tem pouca gente para atrapalhar seu caminho.
  • Não atrair aproveitadores: esse tipo de gente está em todos os lugares, as vezes até dentro da nossa própria família.
  • Não atrair a bandidagem ou virar motivo de piada
  • Gastar menos: a pessoa que é low profile e vem de baixo, tem muito mais chance de atingir a Independência financeira do que quem ganha muito mas também gasta muito ostentando.

Como se tornar "Low Profile"


A coisa mais importante sobre ser low profile é conseguir algo que muitos tem dificuldade. 


Deixar de ser uma attention whore: conviver com a ideia de não ser o centro das atenções ao buscar não chamar a atenção com seu padrão de consumo, principalmente:

  • Afastando-se dos conteúdos das redes sociais que estimulam a ostentação;
  • Focando suas prioridades (IF), independente do que família e amigos dizem.
  • Deixar de depender da posse de coisas para afirmar sua identidade

Ex. práticos: comprar carro popular usado, ficar anos com o mesmo telefone, comer pizza em casa ao invés de ir com amigos na lanchonete da moda.

Isso não significa abdicar de prazeres, ainda que caros, mas gozá-los sem chamar atenção para si.

Ex.: andar de kart, comer em um lugar caro ou viajar, sem avisar a todo mundo que fez essas coisas.

Conselhos do burguês Inglório


"Quanto mais famoso e mais exposta estiver a pessoa, mais risco ela corre. Sequer é necessário que a acusação seja verdadeira, quem lembra do caso do Neymar com a Najila Trindade sabe que as feministas estavam coçando os dedos para destruir a carreira do jogador.

Não precisamos ir muito longe. Há algum tempo atrás um homem perdeu judicialmente um caso em que sua ex mulher pedia aumento de pensão por conta de suas fotos no Instagram. Na mesma época, um amigo que tinha um podcast instrutivo foi demitido de um grande banco porque algumas mulheres não gostaram do contéudo. Tudo isso nos obriga a tomar medidas drásticas. Não podemos nos censurar, mas devemos nos policiar e nos manter invisiveis sem correr riscos desnecessários. Por último, e talvez mais importante, devemos falar o que interessa apenas com quem interessa, cultivando uma boa relação entre os membros de nossa nobre classe enquanto boicotamos todos aqueles que não são capazes de compreender nosso estilo de vida.

Mais do que nunca o gado continua se expondo em busca de atenção e esse esforço gera pouquíssimos retornos, mas eles parecem não estar preocupados e continuam fazendo tudo por seus egos mal formados. E isso não vai mudar tão cedo, recentemente uma pesquisa feita nos Estados Unidos apresentou dados mostrando que a quase 1/3 das crianças sonham em ser youtuber quando crescer.

“Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.” – 1 Pedro 5:6

 

Antigamente, ser famoso trazia bons benefícios aos burgueses, mas hoje, com o exceço de "modelos" com mais de 100 mil seguidores, os ganhos financeiros e sociais são cada vez mais limitados. O caminho do rebanho sempre é inflacionado, mas deixe que sigam assim. Enquanto eles estiverem buscando fama à qualquer custo, nós, burgueses de bem, que percebemos todos os benefícios de nos manter humildes e incógnitos, estaremos vivendo vidas cada vez mais valiosas. Protegeremos nosso patrimônios, nosso estilo de vida e nosso conhecimento e viveremos em paraísos dos quais jamais compartilharemos com aqueles que não merecem entrar em nossos reinos."


Conclusão


Conforme explica Jotabê:


"Qual a vantagem de falar de salários e posses com quem ganha mais ou menos que você? No primeiro caso, você talvez desperte sentimentos de desdém ou pena. No segundo caso, talvez conquiste um inimigo, pois contar vantagem para quem está visivelmente pior financeiramente é deselegante e sinal de insensibilidade."

A arte de ser low profile não é para qualquer um, mas se caso você conseguir chegar lá, sua vida muda 100% para melhor.

Grande abraço!
______________________________________________________________



25 comentários:

  1. Um blog alinhado com meus pensamentos. Não o conhecia, vou seguir. Gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb não conhecia
      temos objetivos semelhantes
      já te adicionei e vou acompanhar

      abs!

      Excluir
  2. Salve, Scant! Sigo esta mesma filosofia de vida, aliás o anonimato é a nova fama.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "anonimato é a nova fama."

      ótima frase, não conhecia, vou guardar e me tornar famoso anonimamente

      abs!

      Excluir
  3. Olá, Scant.

    Eu também sou um low profile. É a melhor coisa que a pessoa faz é ser discreta.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. low profile tinha que ser ensinado nas escola e é essencial a IF

      faz muito bem

      abs!

      Excluir
  4. Ultimamente, nem foto em insta tô gostando de postar e as que tinha apaguei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, somos desconhecidos (se bem que teu blog sempre foi popular e vc tb)

      expor nossa identidade não gera lucro, apenas risco frente a pessoas mal intencionadas ou invejosas

      abs



      Excluir
    2. "se bem que teu blog sempre foi popular e vc tb"

      Nunca me vi assim na blogosfera... Agora fiquei pensativo.

      Sobre a exposição, é que realmente eu não via nada de mais. Não me via como possível alvo para nada de negativo. Mas, há uns tempos, passei a ser mais cauteloso e pensar um pouco diferente.

      Abraços!

      Excluir
  5. Mesmo antes de saber o significado dessa expressão, sempre fui low profile em questões salariais e financeiras. Nunca gostei de dizer quanto ganhava nem o que possuía. Quando alguém perguntava, eu dizia “bem menos que você”. Qual a vantagem de falar de salários e posses com quem ganha mais ou menos que você? No primeiro caso, você talvez desperte sentimentos de desdém ou pena. No segundo caso, talvez conquiste um inimigo, pois contar vantagem para quem está visivelmente pior financeiramente é deselegante e sinal de insensibilidade.
    Mas existem pessoas que adoram se exibir. Conheço um sujeito tão vaidoso que ao falar bem (sempre bem, lógico) de si próprio usava a terceira pessoa (igual ao Pelé). Essa vaidade exacerbada talvez tenha contribuído para uma separação judicial ruidosa, com os filhos ficando ao lado da mãe. Coincidentemente, a grana tinha minguado até quase secar.
    Um dia, já cansado de sua “magnificência”, disse que ele estava “com os burros na sombra”, (expressão antiga, usada para indicar a vida folgada e a prosperidade de alguém). Demonstrando uma falsa modéstia disse que não estava (“Tô nada!”). Aí eu retruquei:
    - “Está sim! Eu, quando digo que estou com os burros na sombra, é porque meus filhos estão debaixo da marquise”. Sua reação foi um misto de riso e relincho sem graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a vaidade é a própria ruína de seu detentor

      "Qual a vantagem de falar de salários e posses com quem ganha mais ou menos que você? No primeiro caso, você talvez desperte sentimentos de desdém ou pena. No segundo caso, talvez conquiste um inimigo, pois contar vantagem para quem está visivelmente pior financeiramente é deselegante e sinal de insensibilidade." frase top, vou incluir no texto

      abs!

      Excluir
  6. Felicidade sem platéia dura bem mais!

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, sem fofoqueiros invejosos a vida é melhor

      abs!

      Excluir
  7. Fala Scant! Post top! Eu falei de um assunto que vai de encontro um pouco, que falo do meu sonho de ter uma vida simples no meu último podcast que postei hoje. Vou deixar o link no youtoba: https://www.youtube.com/watch?v=xbUC41fTCH8

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já conferi e comentei por lá
      vc está mais solto ao falar e isso é bom
      tem uns trechos que achei engraçado vc xingando a matrix

      abs!

      Excluir
  8. Isso aí Scant!

    No país em que vivemos todo cuidado é pouco. Nunca fui de querer aparecer muito, tenho redes sociais mas uso muito pouco e não me sinto a vontade compartilhando meu dia a dia.

    Ainda uso apenas pelos poucos conteúdos que gosto e são bons como finanças e empreendedorismo que só é possível ter acesso nas redes sociais, mas estou quase apagando os meus perfis e criando um fake pra isso.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. viver em anonimato é mais prudente
      no passado, até grandes autores usavam pseudônimos
      "apagando os meus perfis e criando um fake pra isso" fazer isso a cada 3 ou 6 meses parece ser interessante, o chato é ter de trocar tudo e-mail, senha, etc. ainda assim é uma boa ideia
      solução mesmo é viver como esse cara:
      https://manualdousuario.net/richard-stallman-computador/

      abs

      Excluir
  9. Eu mesmo sou um homem de gostos simples, gosto de trabalhar e tenho hobbies baratos. Ostentação fútil não leva nada e vc colocou alguns pontos bem certeiros, como na citação de como pode ser ruim contar vantagem com qm ganha menos..

    Mas tem um ponto especifico que vc elencou que eu discordo: engraçado que nunca procurei me afastar das redes, acho que o facebook é um ferramenta um tanto subestimada e bem pensada, no sentido que ela se adapta ao que vc gosta, para mim é praticamente um feed de noticias das as pages q eu curto, sem muito besteirol ou coisas não uteis como ficar vendo a vida alheia ou mostrando a minha.


    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vejo a rede social como uma droga, assim como bebidas, cigarro e outras coisas.

      o problema não é a droga em si, mas a dose utilizada

      "ela se adapta ao que vc gosta" se vc consegue manter uma relação saudável com as redes sociais, não vejo problema; ainda que muitos não consigam o mesmo (muita gente tem dificuldade de selecionar qual cultura contribui para sua própria felicidade pessoal )

      eu uso facebook, instagram e youtube. recomendo o News Feed Eradicator para o Facebook se quiser eliminar o feed no pc (desconheço versão para celular)

      https://manorganizado.blogspot.com/2019/08/news-feed-eradicator-para-o-facebook.html

      abs!

      Excluir
  10. bem por ai mesmo, só leva a inveja e outras coisas.....

    ResponderExcluir
  11. bem por ai mesmo, a inveja é só o começo....

    ResponderExcluir
  12. Fala galera! Ótimo texto.

    Tava pensando aqui,vamos fazer um comunidade no Telegram para trocarmos ideia....

    Se você quiser,me manda um ok que eu crio o grupo e mando o link

    ResponderExcluir
  13. Estava à procura por um blogue que partilhasse um pouco de todo e acho que encontrei um bom espaço de partilha de conhecimento. Até ao momento gostei do que li no seu espaço. Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  14. Voando abaixo do radar, sempre! É o melhor caminho.

    ResponderExcluir

Memento mori...carpe diem!