[Livro] Aumente o Poder do Seu Cérebro (2010) / John Medina





A - Introdução


Um livro legal.

Resenha baixo.


B - Regras



Regra nº 1 - os exercícios aumentam o poder do cérebro



  • os exercícios físicos melhoram a saúde cardiovascular, o que, por sua vez, reduz o risco de problemas cardíaco e acidente vascular cerebral. Exercícios também estimulam a proteína, que mantém os neurônios conectados
  • duas sessões de exercícios aeróbico por semana bastam para reduzirmos à metade o risco de demência generalizada e em 60% a probabilidade de ocorrência do mal de Alzheimer.
  • quando indivíduos sedentários dão início a um programa de exercícios aeróbicos, todos os tipos de habilidades mentais começam a entrar nos eixos de novo.
  • o cérebro foi feito para que caminhássemos 20km por dia
  • tem uma esteira m sua sala e faça exercícios durantes intervalos regulares, Você pode inclusive mandar construir um suporte para o seu laptop para poder digitar enquanto caminha.



Regra nº 2 - o cérebro também evoluiu


  • nós não temos apenas um cérebro, e sim três. Começamos com um "cérebro de lagarto" para nos manter respirando. Depois adquirimos um cérebro idêntico ao de um gato e cobrimos os dois com uma camada de gelatina chamada córtex - o terceiro e poderoso cérebro "humano"
  • não é possível tentar lutar contra as mudanças. É necessário deixar de querer manter a regularidade dentro de determinado habitat, porque ela não é opção. É preciso se adaptar à variação.
  • se o professor não conseguir manter o interesse do estudante, o conhecimento não será codificado da forma adequada no banco de dados do cérebro
  • o raciocínio simbólico é um talento tipicamente humano. Pode ter surgido da nossa necessidade de compreender as intenções e motivações uns do outros, permitindo assim que nos organizássemos em grupos




Regra nº 3 - todo cérebro tem conexões específicas



  • aquilo que fazemos e aprendemos modifica a aparência física do cérebro - literalmente o reprograma com novas conexões
  • o cérebro age como um músculo: quanto mais atividade fazemos, maior e mais complexo ele tem condições de se tornar. 
  • Se isso pode nos proporcionar mais inteligência é outra questão, mas algo é indiscutível: aquilo que fazemos na vida modifica a aparência física do nosso cérebro.  Podemos conectar e reconectar os nosso circuitos cerebrais simplesmente escolhendo praticar determinado esporte ou tocar um tipo específico de instrumento
  • as diversas áreas cerebrais se desenvolvem em diferentes velocidades em cada pessoa
  • não existem dois indivíduos cujos cérebros armazenam a mesma informação da mesma maneira e no mesmo lugar
  • temos diversos tipos de inteligência, e muitos deles não aparecem nos testes de Q.I.



Regra nº 4 - ninguém presta atenção em coisas chatas


  • o "spot" cerebral conectado à atenção consegue focalizar apenas uma coisa de cada vez, e não várias ao mesmo tempo
  • o máximo que podemos dizer sobre os indivíduos que parecem ser capazes de executar várias ações de uma só vez é que eles possuem boa memória de trabalho (ou memória operacional) - conseguem prestar atenção em vários estímulos, um de cada vez.
  • tente criar um período livre de interrupções durante o dia - feche os programas de e-mail, mensagens instantâneas, desligue o telefone e veja como você será mais produtivo. 
  • somos mais eficientes em perceber padrões e captar o significado de um acontecimento do que em gravar detalhes  - quando conseguimos extrair significado de uma combinação de palavras, temos mais facilidade para nos recordar das particularidades. O significado vem antes dos detalhes
  • a estimulação emocional ajuda o cérebro a aprender - a memória é fortalecida pela criação de associações entre conceitos: o conhecimento dos especialistas não é apenas uma lista de fatos e fórmulas importantes para o campo em que atuam. 
  • Em vez disso, o seu saber é organizado em torno de conceitos nucleares ou "grandes ideias" que guiam os seus pensamentos a respeito da sua área. se quiser entender corretamente as particularidades, não comece com os detalhes. Parta das ideias principais e, usando a hierarquia, forme os detalhes em torno desses conceitos mais amplos
  • a plateia para de prestar atenção depois de 10 minutos, mas é possível reacender o seu interesse com narrativas ou eventos ricos em emoções. O erro de comunicação mais comum é despejar uma grande quantidade de informação sem dar ao receptor tempo suficiente para assimilar. Esse esquema não proporciona nenhum benefício ao aprendizado dos ouvintes. O fato de uma pessoa ser expert em algo não garante que ela sabe ensinar aquilo.
  • conte uma piada ou uma estória "forte" a cada 10 minutos - isso tem que despertar uma emoção (medo, nostalgia, alegria etc), ser uma narrativa sucinta e objetiva.
  • essa narrativa tem que ter relação com o tema.
  • essa narrativa tem que ser inserida entre os módulos de 10 minutos, seja no começo ou no final.




Regra nº 5 - repita para lembrar


  • o cérebro tem muitos tipos de sistemas de memoria. um deles segue quatro fases de processamento: codificação, armazenamento, recuperação e esquecimento
  • A informação que entra no cérebro é imediatamente dividida em fragmentos que são enviados a regiões diferentes do córtex para armazenamento
  • a maior parte dos eventos que indicam se algo foi aprendido também será lembrado ocorre nos primeiros segundos do aprendizado. Quanto mais elaborada a codificação da memória em seus momentos iniciais, mais forte ela será. Mais complexidade corresponde a um aprendizado melhor
  • se você não souber o que a informação significa, não tente decorá-la nem fique rezando para que o sentido se revele de algum modo e quanto maior o número de exemplos no parágrafo, maior a probabilidade de que a informação fosse lembrada.
  • podemos melhorar nossas chances de nos recordarmos de uma informação se reproduzirmos o ambiente em que estávamos quando nosso cérebro foi exposto a ela pela primeira vez.
  • sugeri que as famílias criassem um "quarto do espanhol" e também uma regra associada a ele: lá dentro só seria permitido falar aquela língua. A decoração poderia incluir objetos latinos e cartazes grandes com palavras em espanhol. Todo o ensino do idioma seria realizado ali. Isso pode ser tão simples quanto estabelecer que o estudo para uma prova oral seja feito oralmente, e não por meio da revisão do material escrito; ou que os futuros mecânicos de avião tenham aulas na própria oficina onde os reparos reais de aeronaves são feitos.
  • se aprendermos algo quando estivermos tristes, conseguiremos nos lembrar melhor daquela informação se, na hora de recuperá-la, de repente ficarmos tristes,. Isso se chama aprendizado dependente do contexto, ou dependente do estado.



Regra nº 6 - lembre-se para repetir


  • a maioria das memórias desaparece em minutos, mas aquelas que sobrevivem a esse período frágil se fortalecem com o tempo
  • um grande número de estudos revela que pensar ou falar a respeito de um acontecimento imediatamente após sua ocorrência fortalece a memória para aquele evento
  • memórias de longo prazo são formadas por meio de uma conversa entre o hipocampo e o córtex, até que o primeiro rompe a conexão e a memória é fixada no córtex - e isso pode levar anos
  • se você estiver a uma semana de uma prova final e tiver apenas 10 oportunidades de estudar o assunto, é melhor espaçar as 10 repetições ao longo da semana do que juntá-las em uma só
  • a relação entre a repetição e memória é clara. Volte a se expor de modo intencional a informações que você deseja acessar depois. Se quiser que a recuperação tenha ainda mais qualidade, repita a exposição de forma intencional e mais elaborada. Para que a alembrança seja a mais exata possível, torne a se expor às informações de maneira mais elaborada e em intervalos fixos e espaçados. o aprendizado é melhor quando os novos dados são gradualmente incorporados ao espaço de armazenamento na memória, e não quando sçao enfurnados lá dentro de uma só vez.
  • o cérebro nos fornece apenas uma visão aproximada da realidade, porque mistura novos conhecimentos com memórias passadas e os armazena juntos, como se fossem uma coisa só
  • o fato de o cérebro ser capaz de inserir informações falsas como bem entender para formar uma história coerente sublinha o seu desejo admirável de criar organização em um contexto atordoante e confuso
  • para fazermos com que a memória de longo prazo seja mais confiável, temos que incorporar novas informações de maneira gradual e repeti-las em intervalos específicos
  • esquecimento - ele nos permite priorizar acontecimentos. Os fatos não pertinentes à nossa sobrevivência podem nos fazer desperdiçar espaço cognitivo se lhes dermos a mesma prioridade que concedemos a eventos fundamentais para a manutenção de nossa vida. Por isso, não lhes atribuímos essa importância. Nós os depreciamos e os tornamos menos estáveis. E os esquecemos. 
  • Os sete pecados da memória (Dan Schacter) - 1) Transitoriedade: o esquecimento causado pelo simples passar do tempo; 2) Distração; 3) Bloqueio: quando, por exemplo, não conseguimos nos lembrar do nome de alguém que conhecemos bem; 4) Atribuição equivocada: a sensação de que nos recordamos de algo que, na verdade, não aconteceu; 5) Sugestionabilidade: o registro de informações errôneas recebidas de terceiros; 6) Distorção: mudanças de acontecimentos do passado com base em crenças do presente; 7) Persistência: a incapacidade de nos livramos de de determinadas recordações, que se tornam obsessivas.
  • a memória não se consolida no momento do aprendizado e a repetição fornece um meio de fixá-la:
  • Sugestão do autor do livro: "na escola do futuro, as aulas são divididas em módulos de 25 minutos, repetidos de modo cíclico ao longo do dia. A matéria "A" é ensinada durante 25 minutos, o que consiste na primeira exposição. Noventa minutos depois, o seu conteúdo é repetido e, depois, exposto pela terceira vez. Todas as aulas são segmentadas e intervaladas assim. Como essas repetições fazem com que a quantidade de informação abordada em cada período seja menor, o ano letivo tem que ser mais longo para que seja possível cumprir o programa de todas as disciplinas. Na idealização que faço da escola do futuro, cada terceiro ou quarto dia é reservado a um novo exame do conteúdo ensinado nas 72-96 horas anteriores.


 


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