[Artes Marciais] Minha História com Elas

Foto de Caleb Oquendo no Pexels

Atualizado em 2023.

Introdução


Comecei cedo.

Antes mesmo de ter condições para praticar artes marciais em uma academia, comecei a estudar em minha mente.

Inspirado por ícones de minha infância como Bruce Lee, Van Damme, Stalone, entre outros dos anos 80/90; percebi que os fortes têm mais chance de sobreviver na vida. Ser forte é estar adaptado à realidade.


E a maneira mais simples de começar a construir essa força é usar o ideal grego de desenvolver mente e corpo sãos.

Minha família trabalhou começou o trabalho na minha mente; artes marciais trabalharam meu corpo por uma década.




Um de meus desejos de infância era aprender qualquer tipo de luta, mas só pude realizar esse sonho aos 16-17 anos quando, depois de um desentendimento familiar, fui morar com meu pai (isso na década de 2000, mais ou menos).

Taekwondo mudou minha vida. 

Nessa época era muito gordo e não entendia nada de nutrição: a pobreza intelectual e financeira da minha família eram obstáculos invisíveis que demorei anos para enxergar.

Tive um início vergonhoso e desajeitado. Um colega disse que eu era ridículo fazendo o chutes: era mesmo. 

Demorei muitos meses/anos para perder peso e me adaptar fisicamente: força e flexibilidade eram muito exigidas nessa modalidade de luta. Mas com o tempo pude impressionar esse e outros colegas. Não foi do dia para a noite: demorou bastante, doeu muito (nada insuportável), foi prazeroso (serotonina e dopamina).

Fiquei bom o suficiente para poder conduzir parte do treino do meu professor e poder demonstrar a correta execução de alguns golpes/técnicas para colegas.  

Quando se é jovem, o corpo se desenvolve bastante, mesmo com uma alimentação desequilibrada, barata e sem suplementos. Mesmo assim, pela primeira vez na vida consegui emagrecer e me tornar ágil (!). 

Empolgado com os resultados, queria me tornar um artista marcial cada vez mais completo.

Treinei durante todo o ensino médio e depois disso voltei a morar com minha mãe em um local distante da academia, mas anos depois, durante a faculdade de Direito, consegui voltar a treinar mais alguns anos com Mestre Bravin.

Por fim, resolvi para treinar Taekwondo após atingir a faixa azul (nem pensava em treinar para pegar a faixa preta, pois o exame de faixa era caro e além das minhas capacidades).

Continuei a treinar o corpo com musculação ou outras artes marciais.

Outras Artes


Kung Fu

arquivo pessoal



Treinei apenas por uns 6 meses com o professor Alexandre.

O estilo era shaolin do norte ou coisa parecida.

Funcionou com uma complementação do que aprendi no Taekwondo, que é muito fraco no trabalho de socos; ainda que seja excelente na técnica de chutes.


Muay Thai

arquivo pessoal



Treinei por cerca de 1 ano com o professor André.

A parte do condicionamento físico era incrível: difícil pacas.

A possibilidade de pancadaria amistosa ao final também era bem legal.


Jiu-Jítsu

arquivo pessoal



Treinei por cerca de 1 ano.

Aprendi bastante.




Conclusão



Recomendo artes marciais.


Abs!


P.s.: quando passei dos trinta anos de idade, tentei voltar a treinar Muay Thai e Jiu-Jítsu; mas não tinha a mesma empolgação/vigor da juventude - fora o medo de me lesionar de graça (natural em esporte de contato).

P.s.2: posteriormente voltei a treinar sozinho as técnicas de kickboxing, pois há vários benefícios em termo de flexibilidade, controle do peso do corpo, manutenção da postura e agilidade.

_______________________________________________________________
  • https://pt-br.facebook.com/LITERJ/videos/1032718946809049/
  • https://www.fkferj.org.br/
  • https://www.instagram.com/mestrevascobento/
  • https://www.facebook.com/andre.negrito/

9 comentários:

  1. Rapaz, meu amigo Scant um mestre das artes marciais! Esperando a segunda parte para comentar alguma coisa que te interesse. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem me dera
      parei bem antes disso, mas sei me defender do ataque dos tomates assassinos

      abs!

      Excluir
  2. Legal, sempre tive curiosidade mais nunca superei a inercia pra comer. Como vc fez pra escolher os estilos que já tentou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. basta se matricular e ir
      tinha quer ser bom, bonito e barato
      bom = não complicado para um iniciante. por isso desisti de capoeira. nao tinha jeito pra coisa de dançar
      bonito = beleza é subjetivo
      barato = caber no orçamento e ser perto de casa ou da escola

      Excluir
  3. Fala Scant! Muito boa a reflexão! Queria ser um porrador e enfrentar os meus inimigos, mas não tinha cabeça nem o discernimento de que o maior inimigo sou eu e que me autosabotei para que os outros me humilhassem. Quando passar essa doidera do coronga estou pensando em fazer uma arte marcial. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenta taekwondo ou kickboxing/muay thay - é otimo pra comecar

      abs!

      Excluir
  4. "a pobreza intelectual e financeira da minha família eram obstáculos invisíveis que demorei anos para enxergar."

    O mesmo comigo confrade! paredes invisíveis, apenas suspeitávamos de algo na época, quando não se sabe do que não se sabe... Só que fiz Kung Fu com 16 / 17 anos, na época de 2007 era R$ 40,00 por mês, fiz um ano e acabei saindo para estudar, espero retornar um dia \o/

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a realidade foi contruidapara que nao víssemos as paredes da prisao
      o importante é praticar atividade física regularmente e vc pode até treinar sozinho o basico

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!