[Livro] Trabalho Focado (2018)/ Cal Newport - Parte I

 



Trabalho Focado: Atividades profissionais realizadas em um estado de concentração livre de distrações que levam suas capacidades cognitivas ao limite. Esse esforço cria novo valor, melhora suas habilidades e é difícil de replicar.

A Hipótese do Trabalho Focado: A capacidade de realizar trabalhos profundos está se tornando cada vez mais rara, ao mesmo tempo em que se torna cada vez mais valiosa em nossa economia. Consequentemente, os poucos que cultivam essa habilidade, e a transformam no centro de sua vida profissional, prosperam.

Quando Carl Jung quis revolucionar o campo da psiquiatria, construiu um retiro na floresta. A Torre de Bollingen de Jung tornou-se um lugar onde conseguia manter sua capacidade de pensar profundamente e aplicá-la à habilidade de produzir trabalhos de uma originalidade tão impressionante que transformou o mundo.

 

Trabalho Superficial: Tarefas que não são cognitivamente exigentes, de estilo logístico, muitas vezes realizadas com distração. Esses esforços não costumam agregar valor ao mundo e são fáceis de replicar.

  

A prática deliberada 

. Seus componentes principais são identificados da seguinte forma: 

(1) sua atenção está focada em uma habilidade específica que tenta melhorar ou uma ideia que tenta dominar; 

(2) você recebe feedback para que corrija sua abordagem para manter sua atenção onde é mais produtivo. 

O primeiro componente é de particular importância para nossa discussão, pois enfatiza que a prática deliberada não pode existir ao lado da distração e que, em vez disso, requer uma concentração ininterrupta.

 

Múltiplas tarefas simultaneamente 


tentar realizar múltiplas tarefas simultaneamente — sobre o desempenho, mas que no escritório moderno do trabalho de conhecimento, uma vez que se chega a um nível suficientemente alto, era mais comum encontrar pessoas trabalhando em múltiplos projetos sequencialmente: “Ir de uma reunião para outra, começar a trabalhar em um projeto e, logo depois, passar para outro é parte da vida nas organizações”, explica Leroy. O problema que a pesquisa identifica nessa estratégia de trabalho é que quando você muda da tarefa A para a tarefa B, sua atenção não é imediata — um resíduo de sua atenção permanece preso pensando na tarefa original. 

Esse resíduo engrossa se seu trabalho na tarefa A era ilimitado e de baixa intensidade antes da troca. Mas mesmo que conclua a tarefa A antes de seguir em frente, sua atenção permanece dividida por um tempo.

 

Produzir no seu nível máximo

para produzir no seu nível máximo, você precisa trabalhar por longos períodos com plena concentração e em uma única tarefa, sem distrações. Dito de outra forma, o tipo de trabalho que otimiza seu desempenho é um trabalho focado. Se não estiver confortável em aprofundar-se por longos períodos de tempo, será difícil elevar seu desempenho ao nível máximo de qualidade e quantidade, cada vez mais necessário para prosperar profissionalmente. A menos que seu talento e habilidade minimizem completamente os da concorrência, quem realiza trabalho focado produzirá mais que você.

 A complexa realidade das tecnologias que as empresas de verdade utilizam para manter-se à frente enfatiza o absurdo da ideia, que agora é comum, de que a exposição a produtos simplistas e voltados para o consumidor — especialmente nas escolas — de alguma forma prepara as pessoas para ter sucesso em uma economia de alta tecnologia. Dar iPads aos alunos ou permitir que filmem o dever de casa no YouTube prepara-os para uma economia de alta tecnologia tanto quanto brincar com Hot Wheels [um game] os prepararia para mecânica de automóveis. (N. A.)


Twitter

George Packer, capturou bem esse medo em um texto sobre por que não tuíta: “O Twitter é o crack dos viciados em mídia. Isso me assusta, não porque eu seja moralmente superior, mas porque acho que não daria conta. Tenho medo de acabar deixando meu filho interessado.


Princípio da Menor Resistência

O Princípio da Menor Resistência: Em um ambiente de negócios, sem um feedback claro sobre o impacto de vários comportamentos no resultado, tenderemos para os comportamentos mais fáceis no momento.


Leitura Mencionada





Os títulos subsequentes incluem BlackBerry de Hamlet, de William Powers, A Tirania do E-mail, de John Freeman, e O Vício da Distração, de Alex Soojung-Kim Pang — que concordam, mais ou menos, que as ferramentas de rede nos distraem do trabalho, que exige uma concentração ininterrupta, reduzindo, simultaneamente, nossa capacidade de manter o foco.


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ continua---------------------------

4 comentários:

  1. Aguardando a continuação!

    Pois é, Scant, eu funciono da maneira de doar 100% do tempo ao que se coloca a realizar, quando vou fazer alguma tarefa do meu trabalho até desligo todas as distrações possíveis para não haver interrupções, o mesmo vale para algum estudo, alguma leitura, isso se faz necessário, pois ganhamos tempo e qualidade na realização do mesmo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu cara
      viver é uma luta contra distrações
      não sei quando a continuação sairá, mas vai sair

      abs!

      Excluir
  2. É um tema muito interessante, porque a concentração e o foco é algo que não se ensina no ensino básico. São características que só se consegue aprender quando se pratica muitas vezes algo que se quer muito. Gostei a alusão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " algo que não se ensina no ensino básico" normalmente isso é absorvido/desenvolvido naturalmente durante a criação (infância-juventude) e nem se percebe, principalmente para os descendentes da classe média

      no mundo atual onde o celular e redes sociais se tornam onipresentes, a tendência é se tornar cada vez mais raro

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!