13 janeiro, 2024

Diário Pessoal

 

Foto de 2019 - terceiro ano de anotações quase diárias: 
 meus dias são ridículos e repetitivos

 
Introdução


Mais um ano começa...

Escrever sobre sua rotina em um diário ou suas ideias em um caderno faz sentido, pois nossa memória, por si só, não é confiável.
Seja como uma ferramenta de autoconhecimento ou uma maneira de melhorar a técnica da escrita, escrever sobre minha rotina melhora minha intimidade comigo. E também é uma fonte de criatividade para pequenas melhorias.


 Minha Experiência

Imagem do seriado "Anjo Maldito"(1990) -
me  influenciou quando criança a ter um diário,
mas nunca consegui manter o hábito.


Desde 2017 tenho feito a experiência de registrar os principais acontecimentos (alegrias, doenças, eventos sociais...) e algumas rápidas impressões sobre eles em agendas baratas de papelaria e paralelamente registro em cadernos, de forma mais sistematizada, as ideias que mais achei interessantes.

Tal hábito ajudou-me a planejar melhor minha vida e a entender meus limites físicos e mentais, mas não fez nenhum milagre, não fiquei rico ou passei a viver em felicidade permanente. Outra utilidade dessas agendas é funcionar como diário de treino.

Obs.:  a partir de junho de 2022 passei a usar um caderno (e depois folhas soltas) em separado como diário de treino.


Materiais Utilizados

Agenda anual spiral via kalunga 
- compro uma por ano e custa 20-25 reais

Caderno Executivo Capa Dura 80 FL
Cambrigde Definit da
tilibra -
é bastante durável e uso para organizar ideias,
custa o mesmo que a agenda -
esse não é o único caderno dessa linha Cambridge
que eu recomendaria,
mas foi o primeiro que usei
para essa finalidade.
 

 Método





Aqui no Blog já falei de três livros que podem ajudar você a anotar melhor, mas nenhum deles é essencial - eles são apenas facilitadores:

      • Organização Pessoal: para Usuários de Agenda de Papel Ou no Computador (2003)/ Marcelo Andrade
      • Diário em tópicos: Guia prático (2017)/Rachel Wilkerson Miller
      • O método Bullet Journal (2018)/ Ryder Carroll

 

Obs.: Preencher relatórios mensais no blog também tem me ajudado a racionalizar minha existência.


Conclusão


"Dentro do meu caderninho eu guardo planos, ideias, desenhos, dados e informações de assuntos "aleatórios" interessantes, citações, analises de relatórios empresariais, diálogos reais, diálogos potenciais, uma linda arte feita pela minha mãe pra "quebrar" o clima sistemático que reflete em tudo que tenho (...)". (Burguês Inglório)


Nada é tão confortável como o papel para ler, rabiscar, desenhar ou fazer anotações. 

Tudo isso ao mesmo tempo e sem ter de trocar de aplicativo ou se preocupar com a bateria.


Grande abraço!


_________________________________________________

Anexo - Fotos



2024



Foto 2022



__________________________________________________________

Sites consultados


  • http://burguesinglorio.blogspot.com.br/2017/07/cada-streak-uma-vitoria.html
  • https://meureinodepapel.wordpress.com/2015/07/20/e-um-caderno-e-um-fichario-nao-e-um-caderno-com-discos/
  • https://www.cadernointeligente.com.br/

22 comentários:

  1. Eu sigo essas dicas! 2022 vou fazer com mais afinco. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Scant,

    Gostei das capas dos cadernos!

    "Nada é tão confortável como o papel para ler, rabiscar, desenhar ou fazer anotações."
    Faço das suas as minhas palavras. Talvez as novas gerações consigam lidar melhor com esse lado da tecnologia, mas escrever no papel é diferente, parece até que há uma conexão maior.

    Está no ar a 2º parte da retrospectiva diferente que fiz no Simplicidade e Harmonia. Confira no link abaixo:

    Retrospectiva 2021 (Parte 1) - Simplicidade e Harmonia

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " uma conexão maior." provavelmente construída desde a infância

      abs!

      Excluir
  3. Olá, Scant.
    Eu também uso cadernos, tanto para o bullet Journal como para anotações de livros.
    Para a agenda/bullet journal eu uso os cadernos kraft da cícero. Não são tão caros e custam quase o mesmo que esses cadernos da kalunga, sendo que têm a opção de pontilhado ou quadriculado, que prefiro ao de linhas padrão.
    Também, sou meio viciado nesse negócio de caderno. Quando sobra um dinheiro, costumo comprar alguns mais caros, como Leuchtturm ou Moleskine.

    Para anotações de livros eu faço o seguinte. Compro folhas sulfite 90g (pacote com 500 fls) e peço para uma papelaria na frente de casa encadernar de 100 em 100 folhas, conforme minha necessidade. Eles cobram 10 reais pra fazer a encadernação e a capinha. Qaundo eu preciso de mais, faço caderninhos com mais ou menos folhas. Gosto de dividir os cadernos por leitura, pois se eu estiver fazendo mais de uma leitura ao mesmo tempo, posso dividir os pensamentos em cadernos diferentes.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "cadernos kraft da cícero." - realmente é uma solução viável

      "Leuchtturm ou Moleskine." meu deus como são caros, hehe

      "folhas sulfite 90g (pacote com 500 fls)" tb acho viável, mas pelo custo semelhante fico com o Caderno brochura clássico (80 fls), ainda que sua solução apresente mais que o dobro de espaço, pq o caderno vem com linhas e fica em pé na estante com facilidade, pois tem capa dura, hehe

      abs!

      Excluir
  4. Não tem jeito, por mais que haja apps para tudo, tem várias coisas que o melhor é escrever à mão, mesmo. Escrever ativa muito mais áreas do cérebro do que digitar.

    ResponderExcluir
  5. Comecei esse ano, com um "caderno de tudo", muito bom, gosto de reler para ver como posso melhorar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de reler o que escreveu, fica a sugestão: crie um blog.

      Excluir
    2. https://investminimalista.blogspot.com/

      comentei por lá

      Excluir
  6. Engraçado, eu tenho a máxima fluência para escrever em papel, é como se estivesse psicografando a mim mesmo. Mesmo assim e apesar da minha "velhitude" (71 na véia, ou melhor, na veia), prefiro muito mais escrever no word, justamente pela delícia do copycola e da auto-revisão. E o motivo é que dou o máximo valor ao que escrevo (mesmo que só eu encontre algum valor nas merdas digitadas). E tem mais, eu quero ser lembrado, bem ou mal, não importa. É por isso que eu tenho blog, onde guardo tudo o que produzo, escrevo ou desenho. O caderno é legal, mas dá muito trabalho depois para transcrever tudo para o computador. Abraços e feliz 2022.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc não será esquecido por tres gerações : filhos + netos + um pouco mais

      Escrever ativa muito mais áreas do cérebro do que digitar.
      (https://www.revistaplaneta.com.br/escrever-em-papel-ativa-mais-o-cerebro-do-que-em-tablet-ou-smartphone/)

      "O caderno é legal, mas dá muito trabalho depois para transcrever tudo para o computador. " nesse caso a transcrição não seria de tudo, mas da síntese da ideia: um texto mais conciso, mas vai de cada um

      Abraços e feliz 2022 tb.

      Excluir
  7. Caderninhos são bacanas. Agenda, idem. Mas ando com uma neura contra o papel que já me bastam os livros!

    ResponderExcluir
  8. Blogue do Neófito disse...

    só de papel não obrigar a gente a clicar em atualização, já é um ganho


    abs!

    ResponderExcluir
  9. Sempre tive dificuldade em manter as agendas. A animação ocorre no início do ano, compro, começo a fazer anotações e depois acabo sendo engolido pela loucura do dia a dia e abandono. Quando era mais jovem lembro que tinha vários cadernos com anotações diversas de filmes, livros e pensamentos diversos. Alguns poucos sobreviveram ao tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. manter um diário não é essencial para sua vida
      algum nível de disciplina é essencial em qualquer empreitada
      hoje em dia se pode registrar por outros meios que não escritos: fotos, vídeos, áudios etc
      se vc mantiver atualizado de modo regular seu blog (mensalmente, semanalmente etc): vc já conseguirá algum tipo de diário

      abs!

      Excluir
  10. Reli o post. Anjo maldito do fundo do baú.
    Pensei q talvez seria o caso de de comprar um grande livro registro que durasse anos. Como os usados por notários. Mas como guardar?
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comece com algo pequeno e barato (https://www.scantsa.com/2022/12/como-escolher-ferramentas.html)

      sobre o tamanho, sugiro algo que caiba na estante (no máximo, nas dimensões do manga Adolf do pipoca e nanquim) - lembre-se que se der certo vc poderá gastar dinheiro fazendo encadernações de couro e enfileirando por ano na estante, hehe

      abs!

      Excluir
    2. Couro tá cada vez mais caro!

      Excluir
    3. poxa, seriam as anotações de um ano inteiro de sua vida. acho que poderia valer mais para vc do que 50 quadrinhos na estante daqui a uma década

      lembrei do diário filosófico do Olavo: vc pode criar uma conta em uma rede social e economizar, hehe

      Excluir
  11. https://www.youtube.com/watch?v=sCMz5ZjWkTY&ab_channel=RodrigoGurgel

    ResponderExcluir

Memento mori...carpe diem!