![]() |
pexels |
Intro
Acumula-se para dar ao individuo a possibilidade de gastar ou não no futuro a quantia acumulada.
Só isso.
Acumular dinheiro é pra quem tem dinheiro sobrando.
Para pobre não faz tanto sentido e pra quem ganha acima da media (ou mais do que precisa) seria racional.
Razão
Pra quem "ganha bem", gastar tudo que se ganha nao aumenta a qualidade de vida.
Desejos são infinitos, necessidades são limitadas. Em algum momento, após saciada as necessidades, deve se limitar os desejos; ou se tornar um escravo dos desejos assim como existem escravos do dinheiro.
Nesse caso, mantém a mesma qualidade de vida gastando apenas parte do que se ganha
Minha experiência: quando comecei a juntar dinheiro, ganhava 3000 reais líquidos. Gastava 2700 e juntava 300 reais por mês. Nessa época, gastando ou não esses 300 reais restantes, manteria a mesma qualidade de vida nos termos da vida que estipulei viver. Posteriormente, depois de passar em outros concursos, cheguei a conclusão que para mim seria o ideal gastar 70% do que eu ganhava e juntar 30%; pois manteria assim a mesma qualidade de vida.
O risco
Para quem é casado com ou sem filhos, o risco seria morrer e a viúva ou herdeiros gastarem tudo em pó/chacaça/piroca.
Por minha ótica minimalista/pragmática, o único risco é não viver de acordo com vida que estipulei como adequada. Caso eu morra, meus eventuais herdeiros ou mulher só vão utilizar o dinheiro que foi inútil pra mim durante o prazo de minha vida; o mesmo se aplica a outros bens materiais. De qualquer forma, o fim dado esses bens não importa, pois estarei morto. hehe.
Conclusão
Enfim, gaste com moderação.
Grande abraço!
_____________________________________________________________
- https://investidordoabc.blogspot.com/2022/06/eu-deveria-trocar-de-carro-carteira-do.html
"Se eu morrer amanhã o dinheiro que juntei será gasto por outra pessoa, não terá valido a pena" É o que muitos pensam.
ResponderExcluirEu penso o seguinte, se eu morrer amanhã, o que eu fiz ou deixei de fazer não fará diferença. Morreu, acabou!
O "problema" está em não morrer. Em envelhecer pobre, dependendo somente da previdência pública num país onde até o passado é incerto.
Se eu tivesse perspectiva de que iria receber uma boa herança no futuro, se meus pais tivessem patrimônio alto, talvez minha preocupação com o futuro fosse menor. Aí ao invés de me preocupar em economizar pra aproveitar as quedas nas cotações do fiis, eu estaria pensando em comprar um carro melhor, viajar, ir pra barzinho mais vezes, que é o que gosto de fazer, principalmente durante a semana que estão mais vazios, pegar uma gp loira magra de bunda grande.
Se um dia eu chegar num patamar onde minha renda passiva seja o suficiente pra eu me manter bem, aí vou continuar trabalhando mas pra poder torrar o dinheiro, fazer dívida no cartão de crédito, fazer valer o tempo gasto no trabalho.
"O "problema" está em não morrer."
ExcluirJá pensei muito nisso. E, quanto à previdência, se algum dia chegarmos ao ponto de a União e os Estados não poderem pagar ou o dinheiro não estiver valendo nada, então nem seus aportes te ajudarão.
Mas sua forma de pensar, claro, está sendo totalmente racional.
Abraços!
previdência - estou fazendo outra faculdade pra ter outra profissão no futuro, outra opção é fazer cursos técnicos ou livres (programadores podem trabalhar em casa, por exemplo) e montar um pequeno negocio (https://magoeconomista.blogspot.com/search/label/Ideias%20de%20neg%C3%B3cios)
Excluirenvelhecimento - malhando, trepando e cuidando da saude física e mental (com livros, cursos etc)
comprar um carro melhor, - fazer o orçamento doméstico e planejar
viajar, - (nao sei de onde vc é) aqui no RJ tem muitas viagens curtas e barats para praias e interior
ir pra barzinho mais vezes, - fazer o orçamento doméstico e planejar a regularidade
pegar uma gp loira magra de bunda grande. - fazer o orçamento doméstico e planejar
abs!
Minha sogra se aposentou pelo estado. Quando ela se aposentou, recebia mais de 04 salários mínimos, hoje o benefício dela não chega a 03. No entanto, o plano de saúde dela quase dobrou de preço nos últimos anos.
ExcluirNum país de alta inflação, o governo não precisa suspender o pagamento, basta não reajustar.
A previdência brasileira é uma conta que não fecha e a tendência é piorar com o envelhecimento da população. No futuro provavelmente pagaremos alíquotas maiores de contribuição para previdência e receberemos benefícios cada vez menores.
Não acredito num colapso, a menos que o Brasil se desintegre, o que é um risco real na minha opinião. Mas fora isso, o calote será dado aos poucos.
a solução talvez seja se manter ativo em trabalhos intelectuais, como dar aulas, por exemplo, e trabalhar meio expediente ou outra carga horária reduzida - para complementar a renda
ExcluirOlá, Scant.
ResponderExcluirPara mim, não é tão simples: tudo é risco e benefício e poupar grana me privando de prazeres supérfluos não parece inteligente, considerando que o risco de morrermos amanhã é de 50% por trocentos fatores.
O que é inútil? Mais vinhos, livros, xoxotas, charutos etc. pode ser inútil para vc, não para mim, de acordo como encaro a vida. Mas é isso: vai de cada e de como ele escolheu viver e estipular o que é inútil.
Mas veja bem... Vc poderia, este ano, gastar parte de suas economias para conhecer algum lugar exótico. Mas não o fez pq parece temerário e inútil. Então amanhã essa grana poupada será gasta por sua esposa - a qual já terá pensão - em porcarias.
Enfim: tema complicado. Daria para escrever mil variáveis aqui.
Abraços.
" vai de cada e de como ele escolheu viver e estipular o que é inútil."
Excluiressa é a ideia do post
a partir de como o individuo escolheu viver, fara sentido ele poupar ou não (e quanto ele irá poupar).
por outro lado, nenhum individuo (salvo ricaços "abençoados") consegue viver bem gastando mais do que ganha mês após mês
abs!
ps.: o único turismo exótico que tenho vontade de fazer é turismo sexual, mas como sou casado e religioso só me sobra visitar o sítio dos xvideos hhahahahahahahaha
ExcluirA raiva que eu já passei querendo comprar coisas que tinham que serem compradas e nunca consegui comprar ou comprei muito depois do prazo inicial. Essa raiva eu não quero ver meu filho passar. Eu vejo uns aí que tiveram filho sem nem ao menos terem dinheiro para comprar um lote para no futuro construírem sua casa. Gasto escolar+da área da saúde+lazer+roupas+brinquedos+passeios+alimentação+presentes para festas de aniversários que a criança vai, inclusive umas dentro da escola. 12 anos da fase infantil, não é brincadeira. 2024 não é 1994. Hoje um salário que pague uns 10 mil por mês tá difícil demais. A exigência pra um salário que paga metade disso já tá difícil. Imagine daqui 18 anos um recém adulto só com ensino médio como é que vai ser? Vai trabalhar de gari? Ficar desempregado recebendo o novo bolsa esmola? Morar de favor na casa dos outros ou vestir os trapos e virar pedinte no centro da capital? As coisas encareceram demais, a prioridade é vc, a mãe do seu filho e ele. Os amigos podem sim ser ajudados e pode sim ajudar até desconhecidos, não tem problema, mas não pode deixar de ter almoço na sua casa pra bancar a janta dos de fora. A vida não deve ter o máximo sentido em ter dinheiro, ter dinheiro e mais dinheiro e esse discurso de que na pindaiba as coisas tão boas é a pinoia. Como um pai pode chegar em casa e ver os filhos de 8-12 anos chutando frutas arredondadas que cairam da árvore porque ele não tem dinheiro pra dar-lhes uma bola? Que vida é essa? O jeito é o pai trabalhar pra dar-lhes as coisas e não só isso, ter respeito pelos filho e a mãe dele. Tem homem que chega em casa e ao invés de tomar banho, comer e brincar com as crianças e depois ficar de boa com a mulher, não, vem com brutalidade, bate na mulher na frente das crianças, ameaça, espanca as crianças. Falta de preparo total. Eu não quero ter uma filha, mas entendo que se um cabra ruim desses chegar bebaço a noite e sair dando pancada na mulher e nos próprios filhos, o pai dela está no direito de no mínimo dizer para a filha e os netos virem morar com ele e a avó deles, e se o cabra ruim vier enlouquecido na casa do ex-sogro, pode sentar bala nesse desgraçado, legítima defesa.
ResponderExcluirfamília é uma tema complexa
Excluirno brasil, a pobresa é quase certa
imigrar pros EUA seria uma boa pra quem tem menos de 30 anos
abs!
*pobreza
ExcluirPra quem é pobre, não tem ensino superior, não tem nem cnh, que dirá a tal cnh internacional, não tem casa, não tem o nível intermediário no inglês e nunca morou sozinho ou já morou e foi desastroso demais, o jeito é não ir pra lá. Não é difícil ver comentários de gente que quer ir para outro país ou que já foi para outro país, mas o difícil mesmo é estar lá morando de aluguel, tendo portas fechadas, comendo mau, sendo visto como o "invasor", "ladrão de empregos". Aqui no brasil já é difícil encontrar alguém pessoalmente para uma conversa tranquila, imagine lá fora vc ser rotulado de imigrante e puxar conversa com um idoso estadunidense que já foi roubado por um imigrante que era do cone sul, pra piorar era brasileiro, claro que a desconfiança vai ser barreira para amizade, até mesmo para um convívio diário de cumprimentos e estarem no mesmo local: lanchonete, praça, restaurante, casa de um outro vizinho. É complicado.
ExcluirNo caso de quem é ricaço, tem países menos piores que os estados un. Só pelo fato de ser um ricaço, já não vai morar em gueto, mas tb não precisa ir morar no centro de uma grande capital euro Peia. Se eu fosse um ricaço eu iria morar na itália, claro que agora eu dizer isso pode soar como uma tolice, pois está ocorrendo a guerra rússiax ucra., mas de 1990 e pouco pra cá, ter morado numa propriedade rural da itália muito bem construída seria de menos perigoso, menos barulhento, menos quente do que comprar um casa no centro de uma capital no brasil e ver cercado de doidos de ruas e ladrões, fora os doidos com residências por perto. Se no mundo os doidos estivessem somente sem casa, era muito menos pior, o que tem de loucos morando de aluguel ou casa própria, não tá no gibi. Já até imagino as conversas nessa zona rural da itália: meu pai lutou na segunda guerra; comidas típicas italianas; músicas italianas; etc. E nem vou falar da parte de ter conquistado uma italiana(ou uma italiana ter me conquistado?), aí sim, mulher que faz almoço todo dia. Aqui no brasil se falar isso, aparece um xereta pra dizer que vc quer uma empregada, que é xista, zista, sei lá o que. Uma receita pra eles: tomate no caju.