[Nootrópicos] Nicotina

 

Mestre Romulo Jogaib



Intro


O tabaco é consumido pela raça humana desde que o mundo é mundo.

Parece que a nicotina é o que faz esse consumo ter sentido; excluindo-se aqui tradições religiosas e outras  formas socialmente mais divertidas de apreciar tal substância.

Até poucas décadas,absorver nicotina implicava se utilizar de formas usuais: mascar fumo, fumar charutos ou cigarros etc.

Atualmente, tabletes e chicletes são opções viáveis, portáveis e práticas, ainda que financeiramente caras quando comparadas ao preço de um cigarro contrabandeado.

Existe uma grande discussão sobre benefícios e malefícios do hábito de fumar: não sou eu quem vai terminar com essa perda de tempo. Por outro lado, se há algum mal nas substâncias que acompanham o cigarro, dificilmente tais componentes também serão encontrados no chiclete.

Minha Experiência


  • Dessa forma, optei por usar nicotina na forma de chiclete (2mg  por chiclete).
      • Testei puro - aumentou o foco do meu pensamento.
      • Testei puro após as refeições  - ganhei foco e talvez tenha ajudado na digestão, mas com certeza não senti desconforto.
      • Testei junto com o pré-treino (com cafeína) antes da prática de musculação - aumentou muito minha resistência física - realmente nicotina e cafeína tem um casamento feliz (fato notório: café e cigarros são bons amantes).
      • Testei duas horas antes de dormir  - não atrapalhou meu sono.

  • Minha dose pessoal: 2 a 4 mg de nicotina, ou seja, 1 a 2 chicletes por dia.


Custo financeiro


Cerca de 70 reais por 30 chicletes; mas o mesmo fabricante comercializa chicletes com doses maiores de nicotina (talvez eu aumente a dose no futuro ou não)

Obs.: curiosamente foi um único chiclete que achei no brasil que tem xilitol na composição (parece que é importado da Suécia), o que pode ajudar a prevenir cáries.

Obs.2: é um achado que um produto tão eficiente seja livremente comercializado - espero que seu uso não se torne popular, pois assim o Governo ia passar uma lei proibindo a compra sem receita médica (não duvido de nada hoje em dia)

Conclusão


Esse bagulho funciona.

Use por sua própria conta e risco.

abs!

__________________________________________



5 comentários:

  1. Olá, Scant. Tudo bem? Interessante. Faria sentido que a maior parte do pessoal que antigamente era taxado como inteligente fumasse charutos ou cachimbo. Não sei se o efeito do foco seria tão grande a ponto de deixar a mente com melhor raciocínio, vai saber.
    Você pensou em fumar algo que tivesse menos porcarias que o cigarro, como o cachimbo ou mesmo um charuto?
    Eu já pensei em começar, mas vejo dois problemas: alto custo e possibilidade de ficar meio "viciado".
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Charuto e cachimbo não viciam como cigarros. Até pq eles demandam tempo, espaço adequado e momento oportuno. Não dá para sair por aí com charutos e cachimbos para fumar de qualquer forma. Isso, em si, já é um limitador. E mais: ninguém aguenta fumar muitos charutos. No máximo dois num dia e olhe lá. Exceções são raras, como Freud (vítima do tabaco) e Churchill.
      Abraços!

      Excluir
    2. " pensou em fumar algo que tivesse menos porcarias que o cigarro, como o cachimbo ou mesmo um charuto?"
      pensei
      ambos exigem cuidados (onde guardar, umidade etc). sobre o custo $, não sei.

      comprar um chiclete na farmacia e mastigar é mais simples. :)

      sobre ficar viciado: a tese que sigo é diversificar os vícios: nicotina, cafeína, sexo, pornografia, musculação, música, trabalho etc aí, não dá pra usar demais cada um e tais vícios se equilibram mutuamente

      uso minha mulher como termômetro dos vícios: se ele fizer cara feia é pq to exagerando. normalmente não acontece, hehe

      abs!

      Excluir
  2. Cara, gostei de ler sobre sua experiência. Como te falei antes, acho que fico mais burro sem tabaco. Mas quanto a "Parece que a nicotina é o que faz esse consumo ter sentido", concordo em parte. É que fumamos pelo sabor. Tabaco é gostoso. O cheiro do tabaco é agradável. Não falo de cigarros vagabundos. Mas do tabaco de qualidade. Alguns podem dizer que é na verdade sem cérebro pedindo nicotina. Mas não. É pelo sabor, sobretudo. E pelo hábito de estar segurando algo que queimar e solta fumacinha. Tanto que muitos ex fumantes seguram objetos como se fossem cigarros. No entanto, claro, fumar causa prejuízos diversos à saúde. Acho que não há como discordar disso. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para pessoas como vc que construíram um hábito ao longo de anos (imagina o conjunto de sinapses nervosas que vc desenvolveu...), realmente não faz sentido trocar isso tudo por um chiclete.

      imagino os velhotes do passado numa roda de amigos com: café + charuto + whisky + petiscos... é uma multiplicidade muita rica de estímulos

      é como o cara que tem paixão por puteiro e só de chegar na entrada do estabelecimento já sente um tesão misturado com adrenalina subindo pela coluna espinhal... não dá pra trocar isso por uma punhetinha em frente ao pc.

      para pessoas que não tem tal hábito, faz sentido.

      Excluir

Memento mori...carpe diem!