Intro
O ciclo sempre se repete. De tempos em tempos temos que organizar:
- Comida
- Roupas
- superfícies (de móveis)
- cômodos
- papelada
- sistemas (hidráulico, elétrico, ar condicionado etc)
- etc
Minha Experiência
Eu até acho legal quem tem e consegue seguir cronogramas de limpeza e organização, mas comigo não funciona e nem funcionou comigo em regra (só consigo planilhas no meu diário de treino).
Na prática sou orientado pelo hábito e pelo uso: ninguém precisa de uma planilha para fazer coisas óbvias - é automático, é hábito. Aqui em casa, quem faz a limpeza é minha mulher - comigo fica a parte da organização/decoração.
Dessa forma, faço a organização de alguma coisa quando ela me incomoda - quando algo está organizado, normalmente nem se lembra que ele existe: problemas nos lembram do que precisamos dar atenção. E a feíura também é um problema.
Fase 1 - Descarte
Como gosto do tema e já "estudo" há anos (de tanto ver fotos em revistas de decoração e na web, o olho vai ficando "clínico", treinado) - quando bato o olho em algum "setor" (gaveta, prateleira, caixa, móvel, cômodo etc) já tenho mais ou menos uma ideia de como poderia ficar depois de organizado (eventualmente faço até a encomenda de algum outro objeto que ajude nessa arrumação/decoração, seguindo a ideia da Terapia do Apartamento) - o maior trabalho aqui é o de questionar a utilidade/uso, localização e possibilidade de melhoria estética de cada objeto (o que é isso? porque guardo isso? qual o melhor lugar onde posso guardar isso? Essa cor combina com a palheta de cores do ambiente? etc).
Claro, depois de tanto tempo de prática não é difícil, mas apenas não é tão empolgante; ainda que no decorrer da vida tenha se mostrado bastante útil - quanto mais adequadamente organizado o setor que dava problemas, menos tempo ele deve consumir no futuro próximo.
As vezes, algo precisa ser descartado simplesmente para deixar um espaço vazio. O vazio também faz parte da decoração.
Fase 2 - Aquisição
Simples compra ou encomenda do que está a faltar ou do que servirá para trocar o que já existe.
Fase 3 - Harmonização
não há o que tirar ou o que nelas colocar. Usei o exemplo de uma biblioteca, mas a ideia se aplica a qualquer cômodo: não há nada de inútil e o que não tem aparente utilidade serve para embelezar o ambiente.
Conclusão
Enfim, problemas são lições a serem dissecadas.
Abs!
---------------------------------------------------------------------------------
Foto de Laura Oliveira: https://www.pexels.com/pt-br/foto/piano-vintage-com-livros-em-ambiente-rustico-28468630/
Nenhum comentário:
Postar um comentário