![]() |
acervo do scant |
"Um dos mais importantes escritores do século XX volta a ganhar vida nas mãos do quadrinista Peter Kuper. Desista! reúne nove histórias assinadas pelo tcheco Franz Kafka. São fábulas curtas em que estão presentes todo o absurdo, a dúvida, o vazio e a solidão que se tornaram marcas registradas da obra de Kafka. Mais que uma adaptação literal, Kuper fez uma interpretação da visão de mundo kafkiana, fragmentada e desesperada, e seu traço expressionista realça o tom sombrio e o humor negro das histórias. As histórias funcionam perfeitamente no formato dos quadrinhos e permitem a Kuper ditar o ritmo para o leitor, que vê as alegorias e pesadelos kafkianos tomando forma no papel em vibrantes desenhos em preto-e-branco. A arte de Kuper, que lembra a xilogravura, é ousada e impactante. Os contos de Desista!, todos curtos e de poucos parágrafos, são carregados das imagens torturantes e desesperadas que se espera encontrar em um conto de Franz Kafka. E Kuper consegue recriar equivalentes visuais das histórias ao mesmo tempo em que evita a armadilha da adaptação literal. O Kafka de Kuper é fiel, mas possui brilho próprio. E seu traço áspero e estilo expressionista dão vida nova aos atormentados personagens arquetípicos de Kafka, como o assassino e sua vítima, em "Um fratricídio", ou o marinheiro desorientado de "O timoneiro". Kuper, como diz Jules Feiffer na introdução, faz "uma série de riffs, improvisações visuais sobre breves manifestações do velho mestre". O resultado é uma obra ousada, que une o isolamento angustiado de Franz Kafka com a arte ruidosa e estridente de Peter Kuper. Formato: 16 x 23 cm Páginas: 64 " (sinopse)
Uma série de estórias curtas e interessantes.
Pra mim, são estórias de terror onde o Estado comunista é o real vilão.
Quem sabe um dia terei tempo de ler os contos originais.
Recomendo.
abs!
![]() |
acervo do scant |
Títulos originais, ano de composição e data de publicação dos textos utilizados:
- "Uma pequena fábula" [Kleine Fabel, 1920], espólio,* texto integral;
- "A ponte" [Die Brücke, 1917], espólio, texto integral; "Desista!" [Gibs auf!, 1922], espólio, texto integral;
- "Um artista da fome" [Ein Hungerkünstler, 1922], publicado pelo autor em Um artista da fome (Ein Hungerkünstler, 1924), texto abreviado;
- "Um fratricídio" [Ein Brudermord, 1917], publicado pelo autor em Um médico rural (Ein Landarzt, 1919), texto abreviado;
- "O timoneiro" [Der Steuermann, 1920], espólio, texto integral; "As árvores" [Die Bãume, 1903-04], publicado pelo autor em Contemplação (Betrachtung, 1913), texto integral; "O pião" [Der Kreisel, 1920], espólio, texto integral; "O abutre" [Der Geier, 1920], espólio, texto integral.
- * Textos publicados após a morte de Franz Kafka (1883-1924). Max Brod, amigo de Kafka e herdeiro de seus manuscritos, publicou essas narrativas do espólio pela primeira vez em 1931, numa coletânea intitulada Na construção da muralha da China, à exceção de "Desista!", publicada originalmente por Brod em 1936.
Nenhum comentário:
Postar um comentário