03 julho, 2024

[Livro] Ioga Cristã em 10 Lições (1966) #3


POSTURA DE LA SERPIENTE 


POSTURA DA SERPENTE (modo 1)

Deite-se novamente, desta vez de barriga para baixo. Proceda assim: Levante os braços bem alto, dobre o busto, até apoiar as mãos no chão, dedos para frente, a uma boa distância dos pés. 

Assim arqueado e apoiado nas mãos e dedos dos pés, cruze os braços e incline suavemente o corpo. Sem bater (primeiro você avança uma mão, depois a outra), seu peito vai descansar no chão, e não na dor das mãos. Incline a cabeça: sua testa deve tocar o chão. Estenda os pés para trás, virando as solas para cima. Permaneça nesta posição por um momento. Descansar. Respire profundamente, contraindo a barriga o máximo possível, pelo menos duas ou três vezes. 

Quando sentir uma grande calma interior, endireite lentamente a parte frontal do corpo – da cabeça à cintura –, apoiando-se nas mãos e tensionando os braços o máximo possível. O busto tem a forma de um arco. A cabeça vira para trás. A parte inferior do corpo, da cintura aos pés, continua em contato com o solo. Pés tensos na extensão das pernas. Ao "endireitar-se sobre os braços, inspire profundamente (pelo nariz). Permaneça nesta posição, braços tensos, cabeça para trás, tanto quanto possível, mantendo o alento. 

Praticamente, nas primeiras vezes, você dificilmente durará mais de um segundo. Você vai aumentando a proporção aos poucos, mas nunca se force. Volte lentamente à posição inicial (não há movimentos bruscos no Yoga) cruzando os braços. Mais uma vez, coloque a cabeça no chão e o peito nas palmas das mãos e volte a respirar. Depois de um minuto, o mesmo movimento recomeça. Você fará isso três vezes seguidas. 


Efeitos terapêuticos. 

  • Esta posição produz um efeito quase radical nos jovens “coléricos” de ambos os sexos, dada a sua acção sobre o timo. Também favorece o desenvolvimento da personalidade.

  • Por outro lado, ao libertar a coluna da sua rigidez, atua no desenvolvimento dos músculos profundos do abdómen (cordão abdominal) e das costas. Faz funcionar as vértebras, principalmente as lombares. Estimula muito a ação dos rins. 

Contra-indicações. 

Eles não existem, exceto, talvez, para pessoas que sofrem de hipertrofia da glândula tireoide.



**************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário