23 agosto, 2024

[Livro] Dicionário de Vitaminas (1990)

 



"Este dicionário foi escrito para fornecer informações concisas e importantes sobre as vitaminas, sua relação de carência e excesso com o nosso organismo, regimes de tratamento e prevenção de doenças. Completo e imprescindível para a sua saúde e consulta." (sinopse)


O autor, Leonard Mervyn, foi o cara que descobriu a coenzima q10 junto com outros pesquisadores na década de 50 do século passado. até hoje essa substância é utilizada como suplementos alimentar pra diversos fins.

Esse dicionário é um livro pouco lembrado aqui no Brasil (nos EUA há uma edição mais recente que inclui até minerais e lá parece que esse conhecimento é mais valorizado).

Enfim, é uma interessante compilação sobre a utilização de vitaminas como terapia no controle e na cura de doenças.

Recomendo.

abs!



--------------------------------------------------------------------------------------------------

  • https://lamberts.es/art-dsp/breve-historia-de-la-co-enzima-q-10/

7 comentários:

  1. Quem tem filhos em idade infantil é bom colocar num quadro a tabela de vitaminas(nomes, pra que servem e os alimentos abundantes em ilustração), fica mais fácil para o aprendizado necessário para a escola e na identificação no dia-a-dia. O distanciamento dos assuntos abordados na escola e da realidade é nítido.

    Zinco, ouro, ferro, cobre(cu ou cú como ex-colegas chamavam, mas não convém chamar assim, ainda mais na frente da namorada). Isso aí com 12 anos dá para saber o que é produzido com eles, só fazer um esquema parecido com o que mencionei acima, já que imprimir a tabela periódica atualizada não vai conter esses dados todos, então o jeito é pesquisar na internet e colocar as palavras e as imagens de maneira ordernada semelhante ao que mencionei acima.

    Cerveja, pinga, cachaça, red majim buu, vinho, tudo isso tinha que não ser mais ingerido e o pessoal passar a tomar sucos ou água de coco. Além de melhor pra saúde, é mais econômico e não gera essa tonelada de lixo(garrafas, caixas, etc.), mas os bambientalistas estão mais preocupados se um brasileiro tem um papagaio de estimação no quintal; se o morador da cidade pequena está queimando lixo(que o caminhão de lixo não leva porque não passa nessa rua). Como cantaria o Marcelo D2 se ele tivesse parado com as bebidas e o fumo: crimininalize já! criminalize já! Um cerveja glacial pode te prejudicar! O Rappa tem uma música chamada papo de surdo e mudo, com uma parte da letra assim: E a cachaça que queima bem forte, vibrante e forte, a cachaça que queima bem forte, vibrante e forte. QUEIMA BEM FORTE PORQUE TE APRÓXIMA DO CAMINHO DO INFERNO! Se ninguém nunca falou isso, eu fui o primeiro, mas nem queria ser pioneiro, apenas verdadeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. até Jesus multiplicou vinho.
      o problema é a falta de moderação.
      povo burro nao é moderado e tb nao estuda nutrição

      Excluir
    2. Moderação é a palavra usada na propaganda de cerveja.

      Vinho ou suco de uva? Se fosse para tempos ditos modernos acredita que seria caldo de cana ou cachaça?

      Muitas pessoas foram e ainda são incentivadas a beber. Isso desde tempos não-datados ou mal datados. Todo vício começa pequena e a tendência é crescer até que "engula" o viciado.

      Conheço um pastor que acabou com uma casa por causa do vício em droga. Tenho dois parentes que entraram nessa e dizem ter saído. Um vendia as coisas da casa da mãe, incluindo roupa dela, outro estava como gerente de uma empresa e poderia fazer um dinheiro que daria para comprar carro novo, casa, tirar até férias com a mulher e filho pra outro país se quisessem, mas acabou saindo de lá pelo descontrole.

      Conheço um homem que só não ficou rico porque passou 15 anos fumando e se juntar tudo que ele tem dá uns quatro milhões, agora imagine quanto ele teria hoje se não tivesse entrado nessa? Agora ele está sendo comandado pela mulher. Eram só eles dois na casa, agora ela internou ele em outro estado e está a frente das coisas. Se ele falar palavrões no dia que ela for visitá-lo, vai piorar a coisa, se ele resolver esganar ela, aí que vai piorar mais ainda. Em resumo, se ela quiser deixá-lo lá um ano, dois anos, quem é que vai tirar ele? Só vai sair antes da data que ela decidir, se fugir, mesmo assim é capaz de pegarem ele e colocarem em outro local.

      E tem um caso também de um idoso que gastava com mulherada e o filho passou a controlar o dinheiro do pai. Esse aí tem mais de 80 anos hoje.

      Colocaram até um tio meu no asilo, isso porque tem parentes candidatos na família e até pastor. Pra cuidar dele ninguém, aí mandaram pra lá porque estava falando coisa com coisa, como se não tivesse outra veiarada gagá na família, mas só esse foi pro asilo, ou seja, algo de errado aconteceu aí.

      Excluir
    3. https://padrepauloricardo.org/blog/deus-o-vinho-e-as-sagradas-escrituras

      Excluir
    4. "se ele resolver esganar ela, aí que vai piorar mais ainda"

      Já que está na merda, deveria esganar logo a vadia.

      Ps: vinho, cachaça, cerveja etc., são coisas boas. Se o sujeito exagera, aí o problema eh dele. Tb precisamos desfrutar dos prazeres da vida, como os do paladar.

      Excluir
    5. Na situação que ele está, o jeito vai ser ele ficar quieto, obedecer. Nem que se der vontade dele falar umas coisas, vai ter que conter essa vontade. É uma humilhação? É uma situação desvantajosa? É uma punição severa? O que dá para fazer? Se ele quiser depois que sair de lá, que separe então, cada um pra uma direção, mas pra sair de lá vivo aqui na terra, vai continuar comendo o pão que o tiago amassou.

      Hoje em dia com tantos "diagnósticos", se a pessoa não ficar prevenida, quando menos se espera ela vai ser presa rotulada como maluca.

      Esse meu tio é um pobreta. Se fosse um ricaço e fugisse pra onde eu moro, me pedindo ajuda, duvido muito essa parentada vir pessoalmente atrás dele pra colocá-lo no asilo. Invadir minha casa para levá-lo na marra não resolveria nada. Essas leis é que complicam as coisas. Pro outro vir achar que vai fazer o que mal entende com outros, primeiro ele tinha que pensar que correria risco de morrer na tentativa.

      Excluir