14 setembro, 2024

[Curso] Esoterismo (2017)

 

anúncio da época


Intro


Curso essencial do Olavo.


Sinopse


livro do Olavo sobre o tema



Até umas décadas atrás, a crença geral da intelectualidade ocidental era a de que tudo o que pudesse levar o nome de “esoterismo”— astrologia, alquimia, magia, iniciações, etc. — fora, pela influência conjunta da ciência e da religião no início da idade moderna, banido para sempre da esfera do conhecimento respeitável.


Este curso mostrará:
  • como a civilização cristã, acuada e atemorizada ante o avanço da ciência moderna, foi renunciando a todo um legado de conhecimentos informalmente “esotéricos”, só para ter de recebê-los de volta no século XX por mãos “orientais”;
  • como a revolução científica dos séculos XVII a XIX foi empreendida eminentemente por esoteristas mais ou menos disfarçados de materialistas, os conhecimentos esotéricos que cultivavam em privado e condenavam em público foram se tornando cada vez mais proibitivos tanto para a população cristã quanto para a massa crescente dos ateus; tudo isso com a cumplicidade passiva do clero católico e protestante;
  • como, em essência, as tradições esotéricas que desencadearam esse processo são as mesmas que, no século XX, se prevaleceram dele para acusar a civilização ocidental de “perda da espiritualidade”.


https://pt.scribd.com/document/338669551/As-Garras-da-Esfinge-pdf





Conclusão


Recomendo.

abs!





--------------------------------------------------------------------------------------------



11 comentários:

  1. Vida para além da terra, era coisa da banda dos malucos ou religiosos, passou a ser investigação científica que consome uma quantidade de dinheiro que daria para alimentar todos no continente africano que estão subnutridos.

    A transformação dos corpos era coisa mitológica, lendária, agora querem conectar máquina-humano.

    É tanto baboseira, querem fazer acreditar que existe uma outra versão minha maligna que faz o Piccolo Daimaio parecer um adolescente rebelde. Estão tentando de várias formas fazer as pessoas desacreditarem em si mesmas. E já tem gente que diz que perdeu, o mal venceu, o mundo, o universo, tudo será dominado pelo mal para sempre, só na cuca do estrupício lá do sítio do picadeiro amarelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.youtube.com/watch?v=IzBoTtEiHn0&ab_channel=Olavo%5BREMASTER%5D

      Excluir
  2. Eu acho que muitas dessas coisas têm um fundo de verdade (tarô, astrologia, alquimia), embora talvez não exatamente como o "senso comum" imagina (um exemplo bem claro: o horóscopo do jornal é baboseira, mas a astrologia tem um fundo de verdade, o qual é bem pouco estudado)
    Ao mesmo tempo, eu acho engraçado como que tem uma galera na internet que de fato acredita nisso tudo (principalmente os que se dizem "gnósticos" - incrivelmente muitos são jovens de uns 25~30 anos que estão "redescobrindo" esses conhecimentos esotéricos), mas ao mesmo tempo desdenham do kardecismo. Talvez porque o René Guenón fosse um "rival" do Allan Kardec (sendo que Kardec nem chegou a conhecê-lo).

    ResponderExcluir
  3. Acho que todas essas coisas (astrologia, tarô, alquimia, etc.) têm um fundo de verdade, não necessariamente da mesma maneira que o "senso comum" imagina - por exemplo, embora o horóscopo do jornal seja bobagem, creio que a astrologia em si tem uma verdade, a qual infelizmente é pouco estudada.
    Ao mesmo tempo, acho curioso que hoje em dia haja tantos jovens na internet "redescobrindo" essas coisas (geralmente se dizem "gnósticos") ao mesmo tempo em que desdenham do Kardecismo (creio que seja porque o "expoente" da gnose, o René Guenón, se considerasse um "rival" do Allan Kardec, muito embora o Kardec nunca o tenha conhecido) - acho até engraçado o sujeito acreditar ou ao menos estudar com alguma seriedade a alquimia, a astrologia, o tarô, e ao mesmo tempo condenar o Kardecismo. Muito embora eu acredite em tudo isso, conforme disse antes, esse estranho fenômeno que observo na internet é de certa forma contraditório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.youtube.com/watch?v=jZZfqxhM3i8&ab_channel=VeritasVosLiberabit

      Excluir
    2. René Guenón era um catolico q virou muculmano
      nao parece muito gnostico pra mim

      abs!

      Excluir
  4. Boa parte da biblioteca de Isaac Newton era voltada ao esoterismo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parece que a maior parte dela era de esoterismo

      Excluir
    2. https://www.docspt.com/index.php?topic=4712.msg140530#msg140530

      Excluir