24 outubro, 2024

[Livro] Ioga Cristã em 10 Lições (1966) #6

 


Exercício #6 A. Respiração - RESPIRAÇÃO RÍTMICA

Após esses quinze dias você deverá viciar a respiração abdominal. Será suficiente que você pense nisso para que seu diafragma desça quando você inspira, suba quando você expira e para que sua barriga inche ou cresça com um movimento regular.

Se você ainda não alcançou isso, não desanime: comece o exercício #I novamente. Pratique-o várias vezes ao dia. De qualquer forma, você dará agora mais um passo. Aprenda a ritmar sua respiração. 

Deite-se no chão, como no exercício n.t) I, ou fique em pé (exercício n." 2). 

Meça o pulso. Cada batida do coração representa um tempo. Então conte, sem se preocupar com mais nada: um, dois, três, quatro, cinco, até dez e até vinte. Trata-se de fazer o ritmo do seu próprio coração e tomá-lo como base da sua respiração. Você vai conseguir isso muito em breve. lábios imediatamente e inspire pelo nariz, mas contando mentalmente: um, dois, três, quatro, ao ritmo do seu coração, agora contando da mesma forma: um, dois, três, quatro, comece cinco vezes primeiro, dez vezes. mais tarde, este exercício.

Se você não conseguir executá-lo perfeitamente, não se preocupe. É normal. Eu ficaria até surpreso se você conseguisse da primeira vez. Você terá fracassos. Mas aos poucos você vai adquirindo o hábito e, uma vez adquirido, respirar ritmicamente será para você como um jogo, como uma diversão. Um, dois, três, quatro-um, dois, três, quatro... Não passarão dois dias sem que você experimente “o quanto isso te faz bem”. Se você se sentir um pouco sufocado, reduza. 

Pegue o ritmo um, dois, três-um, dois, três. Mas você deve progredir gradativamente, adaptando, por exemplo, o ritmo um, dois, três, quatro, cinco-um, dois, três, quatro, cinco (que indicarei a seguir: cinco-cinco, a partir de agora), e até seis -seis. Este ritmo seis-seis é o que consegui: é o “meu” ritmo. Você também descobrirá o ritmo. E você vai mantê-lo. Será, repito, um verdadeiro jogo, um prazer para você respirar.

--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário