27 outubro, 2024

[Livro] Ioga Cristã em 10 Lições (1966) #7

 






Exercício #7 B. Posturas

A GRANDE SAUDAÇÃO

Depois de terminar cinco ou dez respirações, levante-se sem brusquidão, se estiver deitado. Sem rigidez, contraia os músculos do quadril. Junte as mãos na frente do peito. Depois, inspirando, levante-os lenta e profundamente acima da cabeça, de modo que apareçam com os braços, que devem tocar as orelhas, numa espécie de arco. Alongue-se o mais alto possível. É a primeira vez.


Permaneça assim por alguns segundos, prendendo a respiração. Em seguida, separe levemente os braços e, mantendo-os bem estendidos, incline-se para frente, curve-se lentamente, expirando, e tente colocar as mãos no nível do chão, a alguma distância dos pés (2ª batida). Não fique curvado por mais de um momento, com as mãos no chão. Endireite-se sem se curvar, inspirando profundamente. Abaixe os braços. Expira (tempo de 3"). Talvez você sinta uma leve tontura no início. A segunda metade é bastante difícil. Mas você é jovem! Caso contrário, se você for mais velho (ou talvez alguma doença) e não puder jogar no chão com a palma das mãos não importa. O que conta é o esforço. A maior dificuldade é manter os joelhos tensos. No começo será difícil, é impossível você não dobrá-los. (1ª modalidade) é de uma debutante em boa forma. Você cometeu o erro de querer colocar as mãos muito perto dos pés. Os isquiotibiais dobram.

O seu parceiro (Saudação, 2º modo) está mais alerta: inclina o corpo um pouco para a frente, enquanto as mãos tentam repousar a alguma distância dos pés (30 cm.). Ele se aproxima deles progressivamente. Talvez ele até coloque as mãos em cada lado dos pés, inclinando profundamente a cabeça até bem perto dos joelhos (Saudação, 3º modo). Mas isto supõe uma perfeição que ainda é impossível para os novatos em Hatha Yoga (com algumas exceções, entende-se). Seja qual for o caso, não se esforce demais. Mas também não tenha muito medo, pois pode causar alguns danos. efeitos terapêuticos. Quase não há necessidade de sublinhá-los: amolecimento da coluna; fortalecendo os músculos das pernas, abdômen e quadris. Contra-indicações. Nenhum. Pessoas que sofrem de problemas na coluna vertebral (desvios, etc.) serão naturalmente cautelosas, sem, no entanto, se absterem deste exercício. Aconselho você a começar com três Saudações (1ª, 2ª, 3ª via), tendo o cuidado de respirar (três ou quatro vezes) entre cada uma delas. Com a 3ª você encadeará as posturas da Cobra. você vai “encadear”. Envolve muita arte passar de uma postura para outra sem interrupção, naturalmente. Isso se consegue através do jogo de posturas intermediárias, cuja execução deve ser monitorada desde o início, para que sua prática seja. bem sucedido.

-------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário