organize-se e vá viver sua vida

29 setembro, 2025

[Livro] Oréstia (423 a.C.)

 

 

“A Oréstia é simultaneamente tragédia familiar, política e religiosa: na família de Agamêmnon e Clitemnestra, a lei bárbara da vingança a leva ao assassínio e à loucura; mas no julgamento de Orestes pelo Aerópago, o tribunal do Estado, vencem os novos deuses da cidade sobre as divindades noturnas. As ‘fúrias’ se transformam em ‘eumênides’ e esse eufemismo religioso é a sanção religiosa do novo direito. A Oréstia é a maior tragédia política de todos os tempos. Mas não é só isso”. (Otto Maria Carpeaux)

 

"Neste segundo volume da série, é apresentada a edição conjunta das três peças que formam a trilogia "Oréstia", do filósofo Ésquilo. As notas e a introdução do tradutor fornecem argumentos e antecedentes de cada peça, dando ao leitor o embasamento necessário para leitura do volume.

      •  "Agamêmnon" baseia-se na volta vitoriosa do herói à Argos, após ter vencido a guerra de Tróia e vingado a honra de seu irmão Menelau, marido de Helena, que havia fugido com Páris. A esposa de Agamênon, Climnestra, por sua vez, também o trai, e arquiteta o assassinato do marido com o amante. 
      • Em "Coéforas", Orestes e Electra, filhos de Agamêmnon, vingam sua morte, matando a mãe e seu amante. A ira de Climnestra é materilizada nas Fúrias, vistas somente por Orestes, são as responsáveis por sua loucura em "Eumênides". 
      • Ainda na última peça, Orestes é julgado pelo seu crime pela Deusa Atenas que proclama que o tribunal - o primeiro a julgar um crime de homicídio - fica instituído para sempre." (sinopse)


Clássico essencial

peças curtas e fáceis de ler. Essa edição tem várias notas do tradutor, o que facilita muito na hora de ler termos obscuros.

As primeira duas peças são bem interessantes e a última é um pouco sem graça, ainda que de grande importância simbólica para a Ciência do Direito. 

Leitura absolutamente necessária.

abs!




___________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário