[Suplementos] BCAA, HMB e Leucina

 


1 - Introdução


BCAA é composto por três aminoácidos: leucina, isoleucina, e valina e sua ingestão promete melhor desempenho físico.

    2 - Minha Experiência


    Tenho usado leucina no meu combo ou blend de suplementos pós-treino e sinto-me menos exaurido ao longo do dia. Lembro que depois de malhar tenho que ir para o trabalho ganhar o pão.


    3 - Opinião de especialista


    3.1  - BCAA


    Segundo Caio Bottura:


    "De qualquer modo existem algumas situações em que a suplementação com BCAAs será eficaz. Existe evidencia que o desempenho em exercícios aeróbicos pode ser melhorado com o consumo de BCAAs em vez de carboidratos, mas apenas quando o glicogênio estiver esgotado.
    Quando o glicogênio não está esgotado BCAA apenas ajuda a atrasar a fadiga em comparação ao carboidrato. Então se você está em dieta de cutting, low carb, ou treinando em jejum uma dose de cerca de 0,2g/kg pré treino pode ajudar a atrasar a fadiga. Essas sãos as maiores aplicações da suplementação com BCAAs.
    A situação do treino em jejum é a ideal para o uso de BCAAs, pois comer ou usar whey causaria um grande aumento da insulina tirando a pessoa do estado de jejum. Os BCAAs têm um impacto muito menor nos níveis de insulina do que comida e/ou whey.
    Em dietas de cutting o uso de BCAAs pode ser “bem-vindo” pelas mesmas razões citadas acima, você estará com os níveis de glicogênio mais baixos. Sem falar que nessa fase a sua imunidade e desempenho também tendem a cair. Muitos atletas aumentam seu consumo de proteína durante essa fase, que seria uma outra alternativa ao invés de suplementar com BCAAs."

     3.1  - Leucina e HMB

    Segundo Fred Azevedo: 



    HMB (Hidroximetilbutirato) surgiu nos anos 90 prometendo muita coisa, até porque estudos em ratos demonstravam eficiência na síntese de proteína e redução de catabolismo. Em ratos... qdo chegou a vez dos humanos a coisa foi diferente. Os estudos bem conduzidos não demonstraram uma ação efetiva, e os que comprovaram foram bem confusos em sua condução.

    Isso tudo ocorreu porque o HMB é um precursor direto da LEUCINA (um dos três BCAAs), o aminoácido mais importante quando se trata de anabolismo, e pela lógica, o HMB deveria ser tão ou mais anabólico do que a LEUCINA, mas não foi o que os estudos demonstraram.

    Alguns estudos mais recentes voltaram a defender o uso do HMB, mas as dosagens são altas dmais, gerando um custo muito alto e pode não valer a pena o uso. Sugestão: trocar o HMB pela LEUCINA, bem menos caro. Doses de 5 a 15g por dia, divididas em 3 doses.

    4 - Conclusão



    Essencial é comida, mas leucina pode ajudar.

    Tome ou não por sua própria conta e risco.

    Grande abraço!

    _____________________________________________________

    2 comentários:

    1. Ainda usei um tempo mas acabei jogando metade no frasco fora. Sou meio relapso com suplementação. O que vem me fazendo bem é fechar mais a boca, comer melhor e ir todo dia à academia. Conseguindo manter isso, está ok.

      Abraços!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. me macete é carregar em um organizador ou pote vazio de suplementos todas as capsulas do almoço
        assim fica mais facil lembrar de tomar
        para quem se alimenta corretamente. talvez o bcaa seja até desnecessário, mas na correria do dia a dia vale a pena tomar para aumentar a disposição

        abs!

        Excluir

    Memento mori...carpe diem!