[Doc] The Family - Democracia Ameaçada (2019)



Um bom documentário é como filme carregado de informação tecnicamente confiável.

Baseado em dois livros do autor americano Jeff Sharlet, "The Family" narra a trajetória de grupo religioso secreto e conservador, conhecido como a Família, que influencia a política em Washington, D.C., desde os anos 50 para satisfazer suas ambições globais.

Um slogan comum do grupo é "Jesus e mais nada", ou seja, nada além de Jesus; mas sua teologia não fica clara no documentário, ainda mais quando se menciona que eles não se importam com a maioria dos livros da Bíblia.

Eles leem apenas os Evangelistas (os 4 evangelhos) e Atos dos Apóstolos, o qual rebatizam como “Atos dos Embaixadores”.

Diferentemente de outras denominações evangélicas, a Família tem seu foco em líderes políticos (eles meio que ignoram os pobres) e até poucos anos não tinham nem uma página na internet atestando sua existência como instituição religiosa.

Segundo o filme, a ideia era manter a organização como uma "não-organização": algo "invisível", como a Máfia Italiana. É dito que essa invisibilidade tornaria a instituição mais poderosa. Além disso, pode-se especular que seria mais fácil controlar as finanças e evitar o pagamento de tributos de uma igreja que movimentasse milhões de dólares de maneira discreta e sem propaganda.
Com centenas de grupos espalhados pelo mundo e muito poder político, a Família seria responsável por influenciar líderes mundiais a implementar sua agenda fundamentalista, que é pouco clara, pois a instituição não diz exatamente a que veio, a não ser falar de Jesus pelo mundo.

Diz-se que sua meta seria evitar políticas pró-aborto e pró-gays em países esquecidos como Uganda e Romênia. Isso não fica provado, talvez porque a Família agiria informalmente, como um grupo de amigos, por baixo dos panos e qualquer formalidade. Então, o documentário especula bastante coisa.

Enfim, um documentário bem instrutivo.

Recomendo.

Grande abraço!

___________________________________________

2 comentários:

  1. Não vi. Mas a premissa: "grupo conservador com anseios globais" já parece meio bizarro. Incompatível, eu diria.

    As maiores famílias dinásticas do mundo - e da América - são "conservadoras" em sua dinastia. Mas extremamente iconoclastas em suas ações políticas e econômicas.

    Abraços!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. religiões ajudam a manter dinastias
      o político e o religioso devem andar de mãos dadas para evitar guerras
      esse doc. trata de uma bizarrice moderna

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!