[Doc] Jeffrey Epstein: Poder e Perversão (2020)



Introdução 


Essa minissérie documental em 4 episódios explora várias teorias sobre a trajetória do milionário americano Jeffrey Epstein.

O filme é um pouco cansativo, pois há muitos trechos repetidos e depoimentos semelhantes - poderia ter explicado tudo na metade do tempo.
Epstein, nasceu em uma família de classe média baixa, tinha inteligência acima da média e começou como um carismático vendedor de ações em Wall Street que mentiu no currículo dizendo que tinha terminado a faculdade, quando apenas cursou 2 anos dela.

De alguma maneira ele conseguiu outro emprego no mesmo ramo e veio a trabalhar também para um bilionário do setor de moda americano nos anos 80.

Durante o tempo que trabalhou para o bilionário, conseguiu ganhar 46 milhões de dólares de forma lícita ou ilícita e usou esse dinheiro para ganhar mais dinheiro, terminando com mais 500 milhões de patrimônio quando de sua morte.

Pirâmide de Prostituição


Epstein, durante anos, montou um esquema internacional de prostituição que envolvia centenas de mulheres: menores e maiores de idade. 

Ele pagou durante anos cerca de 200 doláres por cada garota nova trazida por uma garota "antiga" para ele. Algumas delas trouxeram dezenas de amigas e conhecidas para atividades descritas como "massagem".

Parece que ele filmava secretamente a si mesmo e a todos os convidados durante o sexo, seja como recordação, seja para fins de chantagem - isso talvez fosse usado pra lhe garantir privilégios ao redor do mundo.

Essas garotas serviam a ele e a amigos da elite do poder em diferentes países, inclusive Jeffrey tinha uma ilha particular onde promovia orgias regulares.

Além dessa ilha, ele tinha algumas casas nos EUA, uma fazenda no México e um apartamento na França.

Suicídio


Em 2019, quando contava com 66 anos de idade, em circunstâncias suspeitas -  ele cometeu suicídio  em uma prisão americana quando estava prestes a ser julgado e corria o risco de ser condenado a décadas de encarceramento.

Em seu testamento, feitos dois dias antes de morrer, deixou todo seu dinheiro para um fundo no exterior - talvez para atrasar o ressarcimento das vítimas.

Mesmo assim elas estão sendo indenizadas com base no patrimônio milionário ainda existente nos EUA

Conclusão 


Recomendo o filme.

Grande abraço!


_____________________________________________


7 comentários:

  1. Não assisti, mas vi na grade.
    Só pergunto: a Netflix teve coragem de relacionar a nata progressista que lhe deu suporte?
    Duvido aliás que este doc estaria aí se ele ainda fosse vivo.
    Antes de sua morte, teóricos da "conspiração" anunciaram a mesma.
    Olha... me pergunto até se ele está morto mesmo. Falo sério.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb acho q ele pode estar vivo
      nunca se sabe
      "teve coragem de relacionar a nata progressista que lhe deu suporte" - uma parte deles sim, mas podia ter falado mais

      abs!

      Excluir
    2. Se falasse de apenas um seria melhor que não falar de nenhum. A propósito, falando em chantagem, já leu o livro "Chatô, o rei do Brasil"? Recomendo muito (estou relendo).

      Excluir
    3. "Chatô, o rei do Brasil"

      Sempre tive vontade de ler este livro e fui deixando para trás.

      Chatô, mesmo defunto, nos deu aporrinhação. O filme de Guilherme Fontes consumiu rios de dinheiro diretamente e indiretamente, entre processos e investigações.

      Excluir
    4. ainda não li o livro
      mas quem sabe encaro o filme

      Excluir
  2. Sinistro hein, Scant! Valeu a dica!

    ResponderExcluir

Memento mori...carpe diem!