O Fim do Blog do Corey

 

Foto de Christian Montes no Pexels



Introdução 


2020 foi um ano infernal.

Um dos blogs mais antigos da época do "Pobretão Vida Ruim de Pobre" e legais de acompanhar acabou :


Obrigado e Adeus
O blog acabou, não é de hoje. Não vejo mais sentido manter esse espaço, a blogosfera mudou muito desde 2012 quando fundei esse blog e vejo que hoje em dia não tenho mais relevância, na vida é preciso saber o timing de tudo e o tempo disso aqui se esgotou. Agradeço à todos que nesses quase 9 anos me acompanharam, nossas discussões e papos, foi tudo muito legal, de verdade. Deixo um grande abraço à todos que de alguma maneira contribuíram para a construção desse blog.
Valeu!
Corey

 

- eu mesmo era fã de um cara que manteve um perfil combativo de longa data na busca da IF: conseguiu, foi morar em Portugal e depois voltou para o Brasil. 

Longe de se perder em teorias ou tecnicismos, o blog mostrava o dia-a-dia de alguém extremamente prático e desapegado a bens materiais que enriquecia com frugalidade.


Memorial


Carreira - nunca foi divulgado em que área Corey era formado, mas se sabe que seu foco era o empreendedorismo, o que lhe permitiu atingir a IF depois de muito sofrimento e labuta. Ele era admirador do conceito de semi-aposentadoria.

  • Corey sabia comprar e vender empresas para maximizar ganhos, inclusive indicou um livro chamado "Como Comprar e Vender Empresas e Ganhar Muito Dinheiro, de Garret Sutton", que faz parte da série O Guia do Pai Rico

Tragicamente, quando vendeu suas empresas e ficou rico, meio que perdeu uma de suas maiores motivações na vida: o Trabalho.


Corpo - essa área passou por altos e baixos. 

Lembro que no auge do blog, Corey escrevia que acordava cedo para malhar na academia e depois ia encarar a labuta cheio de disposição. Infelizmente essa rotina saudável acabou sendo deixada de lado por razões não explicadas e também pela mudança de país, quando Corey se mudou para Portugal em busca de melhores ares longe da violência de São Paulo.

  • Alimentação  - nas poucas vezes em que mencionou esse tema, ficou claro que Corey tinha uma alimentação normal, sem as firulas do nerd de academia (wheyzinho, malto etc)

Finanças - Corey era mestre em Fluxo de caixa em suas lojas (por isso gostava tanto de FIIs) e paralelamente investia em Imóveis (houve vários posts sobre alugueis de apartamentos), títulos de renda fixa (TD, LCI, CDB),  FIIs e algumas ações (não era seu forte).

  • Ele também mantinha uma planilha de orçamento doméstica detalhada onde registrava receitas/gastos dele e da esposa.

Hobbies/Mente - o único hobbie que lembro de Corey manter era a leitura regular de livros, mas normalmente ele normalmente só divulgava livros sobre finanças. Ele também gostava de ter animais de estimação.


Organização - ele, como todos nós, lutava contra a procrastinação. 

Ele era um minimalista ferrenho (tudo que ele tinha em casa poderia ser reduzido ao que cabe na mala de uma picape).

  • Corey mantinha um pensamento extremamente frugal, como da vez que escreveu que resolveu trocar de carro e comprou um carro com dez anos de uso, mesmo podendo torrar uma grana em um zero.

Social  - ele adorava a vida, principalmente a diversão de viajar, conhecer outras culturas, restaurantes e até baladas. 

Valorizava a família (mesmo sem filhos) e a socialização com os colegas de trabalho, ainda que fossem subalternos e gostava de viver a vida com equilíbrio.


Conclusão 


O blog do Corey era um dos melhores da blogosfera.

Havia muitas lições de vida naqueles posts.

Desejamos ao Corey que seus planos de investimento deem certo, que suas metas sejam atingidas, mas principalmente que o geral seja mais equilibrado, sem altos e baixos. Que você tenha mais sossego, menos encheção de saco e aporrinhações.

Grande abraço!

__________________________________________________________

  • http://investidordefensivo.blogspot.com/search/label/semi-aposentadoria

39 comentários:

  1. Ótima postagem. Conhecia esse blogue, embora não ligue para finansfera. Mas vez ou outra dá para colher algo interessante sobre modo de vida. E isso, para mim, é o que vale.

    Acho apenas que o cara cansou. E pronto. Deve estar bem por aí, curtindo seus trocados. Mas nada impede que uma maré ruim o tenha pego, junto com problemas de humores. Vai-se saber.

    Tenho um colega barnabé multimilionário que vive mal pra cacete. Costumamos dizer que ele não bate uma punheta para não abrir a mão. Acho que tudo o que ele tem também cabe na mala do carro. Enfim: há dois tipos de minimalistas, o que vivem com qualidade de vida e os miseráveis.

    Uma colega minha vem se organizando para morar em Portugal. Não sei nem onde penso estar amanhã. Venho vivendo um dia de cada vez.

    Menos um blog. Os que querem sobreviver, o Blogger ajuda a matar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "há dois tipos de minimalistas, o que vivem com qualidade de vida e os miseráveis." - verdade. Corey era dos com qualidade de vida, low profile; comprava carro usado, mas viajava para os EUA e Europa


      "Os que querem sobreviver, o Blogger ajuda a matar." - mesmo assim, ainda acho mais simples de usar que wordpress. E hoje com a Amazon publicando ebooks vale bastanate a pena começar a um livro pelos posts do blogger.

      abs!

      Excluir
  2. Ah, sobre "2020 foi um ano infernal"...

    cara, confesso que para mim, até o presente momento, está sendo um ótimo ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que neste ano aconteceram muitas coisas ruins, mas, mesmo assim, eu acho que está sendo um ano razoável. Eu acho que essa década de 2020 será uma reedição dos anos 2000. Os anos 2010 foram péssimos, não sinto que vivi essa década.

      Excluir
    2. "Os anos 2010 foram péssimos, não sinto que vivi essa década."

      Para mim, foram bons. Estava divorciado de meu primeiro casamento, grana sobrando no bolso e comendo muita gente.

      Há coisas ruins ocorrendo. Um nova doença matando e pessoas que viram seus negócios ruírem. Felizmente, eu e minha família não tivemos problemas devido à infecção por coronavírus. Foi banal para nós. Mas, claro, dizem haver riscos de reinfecção etc. Acho que, no caso, grupelhos malucos, mídia e alguns governantes estão tentando fazer da vida do cidadão um inferno. É o caso de mandarmos todos à senhora pqp e tocarmos o barco, vivendo da melhor forma possível. Ou ao menos tentando.

      Excluir
    3. Percebi, agora, que você não se refere apenas a 2010, mas de 2010 adiante, em uma década. É tempo demais para se perder. Bola pra frente!

      Excluir
    4. não foi ruim pra mim, mas em geral ferrou com a maioria dos brasileiros; por isso a expressão

      Excluir
  3. Conhecia o Corey desde o tempo do Pobretão. Sempre achei que faziam falta a blogsfera mais blogs de empreendedores como o Corey, que traziam relatos realistas sobre o tema.
    Nesses anos muito foi discutido de forma produtiva naquele ambiente, mas de uns anos pra cá o Corey pouco postava e se mostrava estressado em alguns momentos, no fechamento do blog ele reclamou de comentários que não agregavam.
    Sinceramente, o blog do Corey era bom pela pegada realista em relação ao empreendedorismo e pelas discussões sobre a vida, mas acho que o Corey não lidava bem com comentários que não batiam com suas opiniões.
    Mas entendo que ninguém é perfeito e ele deve ter se cansado desse ambiente.

    Você chegou a comentar em outro blog, que o mundo dos blogs está se esvaziando por conta da migração para o youtube (o que eu concordo) e que quem é timido ou mais velho é que se mantem nos blogs.
    Muitos vão pro Youtube com objetivo de ganhar dinheiro e/ou aparecer, fazendo vídeos rasos, de qualidade duvidosa, parciais, cheios de enrolação, conteúdos copiados de produtores extrangeiros etc etc.
    Muito se reclamava e reclama da TV aberta principalmente e da grande mídia pela falta de qualidade ou transparência, mas os canais do youtube em grande parte são a mesma coisa. Falta qualidade, transparência etc etc. Youtubers que mudam de opinião e foco conforme o momento, verdadeiros personagens que nem de longe fazem o que falam e mesmo assim conseguem milhares de fãs.
    O ambiente de Youtube tá ficando cada vez mais artificial, acho que apesar do existirem fakes na blogsfera, o ambiente mais amador que existe aqui ainda ajuda para que as interações sejam m pouco menos falsas e artificiais do que lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando as pessoas vivem de postar vídeos e tem que se submeter à métrica do youtube, a qualidade normalmente cai bastante, mas ainda há bons canais ou canais ruins com alguns videos bons
      sou da época tb dos foruns que tem morrido dia após dia com a facebooquização das redes sociais (alguns poucos tem resistido) - quando me deparo com um artigo bom, em site ou blog salvo em pdf, as vezes baixo um vídeo ou faço um resumo dele pois ele pode sumir
      o google está cada vez mais tendencioso nas suas buscas e imagino que muitos sites não aparecem
      por outro lado, ficou fácil achar ebooks e ainda há muito material compartilhado por aí
      enfim, peneirando e pesquisando se consegue a boa informação, mas dá trabalho

      "verdadeiros personagens que nem de longe fazem o que falam e mesmo assim conseguem milhares de fãs."- pouco conteúdo atrai os betas, não tem jeito. a falta de investimento em educação criou uma sociedade de bonobos - grandes aglomerações digitais normalmente são sinal de conteúdo lixo

      Excluir
  4. O Corey nos últimos anos estava se lixando para o blog. Quando postava, acumulava-se um mês de comentários lá e ele simplesmente ignorava, ou respondia 1 ou 2 de mais de 50...

    Estava nítido que ele não tinha mais interesse algum, uma pena, pois no auge, era dos melhores da blogosfera! Parece que depois que o Pobretão parou (bando de idiota tentando descobrir a identidade do cara) muita gente desanimou. Mas a blogosfera ainda está de pé, e vc Scant é um dos mais ativos e atenciosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu cara
      acho que o blogger é uma fase na vida das pessoas - tudo passa
      Corey progrediu demais e acho que os desafios que sobraram para ele enfrentar atraiam haters demais, fora o psicológico dele que ficou abalado nos últimos tempos.

      Excluir
  5. Legal sua homenagem ao Corey, Scant.

    Aprendi bastante coisa legal no blog dele. Realmente ele fará falta na blogosfera, pois ele tinha a visão do empreendedor enquanto que a maioria dos blogueiros ou é CLT ou é funcionário público, de modo que ele tinha sim uma visão mais realista e prática das coisas. Como um anon disse acima, creio que ele realmente não tinha muita paciência com opiniões discordantes, e acho que aquele post "polêmico" em que ele criticou a filosofia FIRE (um dos últimos do blog dele) foi meio que a gota d'água, porque houve muitos comentários criticando o post, ele até chegou a escrever em algum lugar (Acho que no blog do seu Madruga) que "agora a blogosfera me odeia, porque eu critiquei a FIRE". Talvez neste ponto ele tenha julgado que "o tempo dele na blogosfera acabou". Uma pena, ele poderia pelo menos ter mantido o blog no ar, mesmo que não atualizasse mais, porque era um belo repositório de conhecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o legal de deletar o blog é poder esquecer de uma fase da vida
      haters são o inferno e nem todo vai ter saco em lidar com eles
      é chato escrever um post e ser xingado gratuitamente
      fico feliz que ele tenha criticado a filosofia FIRE, afinal as criticas nos fazem pensar
      por isso salvo os posts de mais gosto de cada blog em pdf

      abs!

      Excluir
  6. Concordo com o Mago, não tem pq excluir o blog. Acho que um post avisando que não vai mais postar ou interagir, como o Mestre dos centavos fez uma vez, já é suficiente.

    Eu acho que nunca excluiria o meu, posso até eventualmente parar de postar, mas ele vou deixar o blog ativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deletar é a melhor maneira de não se preocupar
      resolve em segundos uma chateação
      por isso é tão legal blogar, ninguém é obrigado a continuar

      Excluir
  7. O Corey foi um grande blog.

    Eu não tenho 100% de certeza sobre como cheguei aqui na finansfera, mas acho que foi pelo antigo Pobretão, na época foi de lá que sai explorando o blogroll dele e acabei encontrando o Corey. Eu sempre gostei dos posts sobre empreendedorismo e estilo de vida dele, parecia que em 2014-2015 ele vivia o auge, era um post melhor que o outro.

    Acho que depois que ele vendeu os negócios dele, ele passou por uma crise forte de identidade, ele idealizou por muitos anos uma vida que não era bem o que ele queria no final das contas, e acabou de amargurando. Eu parei de acompanhar o blog dele quando ele foi para Portugal, ele já tinha parado de postar com frequência e quando postava os posts eram mais uma lamentação de alguém que visivelmente estava com problemas emocionais.

    Acho uma pena que as coisas tenham terminado como terminaram, o blog dele era um patrimônio intelectual da blogosfera brasileira. Eu entendo que os problemas que ele está enfrentando não são fáceis, o que me resta é desejar que ele fique bem e que tenha paz na vida seja lá o caminho que ele escolher.

    Mais um blogueiro que nos deixa e que fará falta.

    Sobre 'BLOGS VS. YOUTUBE' é muito do que outros já comentaram, aqui é uma terra de anônimos em sua maioria, gente que quer compartilhar conhecimento, opiniões, frustrações e vitórias da vida, eu gosto daqui pois me parece mais sincero do que o Youtube onde todo mundo parece mais interessado em construir uma marca sobre sua imagem e nem sempre pelo meios mais honestos possíveis.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por isso que defendo que cada crie sua própria biblioteca pessoal e digital (textos ocupam pouco espaço e são muitas vezes a solução de nossos problemas)

      o chato do youtube é a demora: tem posts que se leeem em dois minutos, mas os vídeos tem normalmente 10 minutos (assisto no dobro do tempo, mas mesmo assim demora) - fora a dificuldade de se guardar os trechos realmente importantes para futura revisão

      " me parece mais sincero do que o Youtube" - tb acho, deve ser pq não rola dinheiro, mas apenas satisfação pessoal

      abs!

      Excluir
  8. Eu tinha vontade de, quando imigrar, ter um canal no YouTube, para tirar dúvidas sobre processos de imigração, empreendedorismo no exterior, viagens e curiosidades da vida em outro país. Só que a exposição no YouTube é extrema, e em época de cancelamento/linchamento virtual/tribunal da internet, uma opinião impopular certamente arruinaria a imagem pública de uma pessoa. O anonimato e a discrição se torna cada vez mais importante em uma sociedade marcada pela ditadura do pensamento.

    Acho que por isso a finansfera está morrendo. As pessoas não tem muito saco mais para ler blogs, e os blogueiros não se sentem confortáveis em migrar para o Youtube, pelas razões que disse. E isso é muito triste, pois um dos nichos mais ricos da web está morrendo. Existem ainda esses sites de investimento, mas na finansfera a gente aprendia muito também sobre comportamento pessoal, algo inerente às finanças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu exclui todas as minhas redes sociais por isso, pois já existem espécieis de "censores" (o Twitter e o Facebook estão cheios, geralmente são jovens desocupados da lacrolândia) que ficam monitorando os comentários que você faz, os posts e as páginas que você curtiu para em um momento oportuno jogar você contra a parede e arruinar sua reputação social, carreira, etc.

      Excluir
    2. Que nem o anon das 11:37 escreveu, hoje vivemos uma ditadura do politicamente correto, e a liberdade de expressão está cada vez mais restrita. Cada vez mais o anonimato será importante, e justamente por isso que já está sendo perseguido.
      A blogosfera das finanças , na minha opinião, tem lições mais valiosas e verdadeiras do que os canais de YouTube porque aqui não há o cabresto dos patrocinadores, então os blogueiros escrevem opiniões sinceras, são mais verdadeiros em seu anonimato do que o youtuber estrelinha que precisa chupar o saco do dono da corretora que patrocina o vídeo. Mas isto é só a minha opinião...

      Excluir
    3. Anon 15:22 o que mais tem no Youtube são personagens. Interessante que muitos dos inscritos dos mais diversos canais se consideram pessoas despertas, espertas, fora da "matrix", mas acreditam em youtubers que eles não sabem quem são, o que fazem ou faziam.
      Tem youtuber que diz que o mundo vai acabar dqui 2 ou 3 anos vendendo cursos de empreendedorismo. Youtuber que já foi Pua, Niilista, e encarna o personagem do que é moda no momento, e todos tem seus fã boys que os defendem com unhas e dentes.
      É a nova TV aberta.

      Excluir

    4. Anônimo 08/11/2020 11:29

      anon, mesmo assim vale a pena testar sua escrita sendo blogueiro. se der errado, basta deletar o blog
      ainda é possível algum nível de anonimato no blogger



      Excluir
    5. Anônimo 08/11/2020 11:37

      salvo nas relações pessoais, é só criar um perfil fake e ser feliz: eu tenho um para participar de grupos e seguir as pessoas que me interessam

      Excluir
    6. Anônimo 08/11/2020 15:22

      esse é o valor da blogosfera

      Excluir
  9. Um blog que encerrou e nem se despediu foi o do burguês inglório.

    Os anos dourados da blogosfera se foram. Fico feliz de ter acompanhado.

    Eu não tenho saco pra rede social, sinto nojo da mídia. Curto poucos canais do you tube.

    A blogosfera financeira era meu local de distração.
    Ainda há bons blogues mas a época áurea se foi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. burgues inglorio ainda existe, mas apenas para leitores convidados

      "Curto poucos " - tem coisa boa em todas as redes, mas são poucas

      "A blogosfera financeira era meu local de distração." - monte seu blog

      abs!

      Excluir
  10. uma pena. youtube está virando uma televisão via internet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mesmo virando é só lembrar que na TV existiam bons programas, ainda q minoria
      por outro lado, não há tempo pra absorver a quantidade de informação, mesmo boa que já se encontra disponível

      abs!

      Excluir
  11. Eu queria ter chegado na blogosfera antes e ter acompanhado esses grandes blogs.
    Infelizmente conheço a maioria apenas pelos comentários do arquivo do blog do Pobreta. Eu nunca terei a chance de ler os blogs de alguns daqueles comentaristas, como o Zé Mobral, por quem tenho muito respeito. Outro escreveram tanto em todos esses anos que a quantidade de posts para ler me desanima. Se eu fosse ler toda a blogosfera, não terminaria nunca. Fora que não é a mesma coisa participar no auge e ler depois de muito tempo, tendo chegado atrasadíssimo. Apesar disso, ainda paro pra lê-los casualmente.

    Nem tenho muito o que dizer do Corey por não conhece-lo muito, mas pelo que vi no blog do Pobretão, era um grande cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "ainda paro pra lê-los casualmente." - tb faço isso. as vezes descubra alguma ideia top que poedria aplicar na minha vida ou outro ponto de vista tb útil

      abs!

      Excluir
  12. Eu estava a muito tempo sem acessar a finansfera. Retorno agora e o blog do Corey já era, o do Burguês está fechado para convidados. Que desalento cara.

    Eu estou aqui desde os tempos do Bye Bye Brazil, do Victor Fox Sierra (cara original, adorava). Aos poucos os caras vão saindo. Uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo é impermanente
      por outro lado, existem ainda grandes blogueiros
      mestre dos centavos acabou de retornar
      há esperança na blogosfera
      fora que blogs vivem de comentários como o seu: eles nos alimentam e nos motivam a continuar

      abs!

      Excluir
  13. Scant, sabe de algum link para a ultima postagem do Corey? O blog dele está desativado e eu gostaria de saber oq ele escreveu de despedida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://web.archive.org/web/20201021134354/https://coreyinvestidor.blogspot.com/

      Excluir
  14. Legal esse post que você fez, Scant. Sempre acompanhei o blog do Corey, pois gostava da visão dele de empreendedorismo. Com certeza fará falta.
    Conheci os blogs de finanças por volta de 2014, e aprendi muito com eles. E continuo aprendendo até hoje.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu cara
      o empreendedorismo pratico do Corey era o ponto alto do blog
      graças a Deus pela Finasfera

      abs!

      Excluir
  15. Corey foi uma figura importante na blogosfera de finanças.
    Deu importante contribuição durante anos e talvez tenha passado estresse suficiente que fez com que tomasse a atitude de fechar o blog. Uma pena. Poderia ao invés disso sinplesmente parar de postar e permitir que outros pudessem continuar bebendo conhecimento de suas experiências.

    Aonde quer que ele esteje, daqui eu mando meu abraço fraterno e lhe digo "Obrigado Corey !".
    Espero que esteja bem.

    ResponderExcluir
  16. Fiz vasectomia sem ter filhos por causa dele .
    foi melhor investimento que fiz na vida. Agora não se preocupo com imprevistos

    ResponderExcluir

Memento mori...carpe diem!