[Livro] Zen To Done (2008)/Leo Babauta - Hábito 1: Coletar Informações

 

 

"Muito do stress que as pessoas sentem não vêm de ter muito a se fazer. Ele vêm de não terminar o que elas começaram" David Allen


Ideias demais surgem em nossas cabeças, cartas chegam em nossas casas, papéis em nossas mesas, números de telefone e apontamentos nos são dados no meio do caminho...e eles desaparecem ou são esquecidos, ou relegados a uma gaveta empoeirada, para nunca serem vistos novamente. 

O problema é que nós não temos um sistema para coletar toda a informação, papéis e e-mail que chegam em nossas vidas, e mantê-los organizados de forma sistemática. Para este problema, nós iremos tentar um lugar para tudo surgindo em nossas vidas, e habituar-se a escrever tudo imediatamente (...). 

O hábito de coletar é simples: tenha uns poucos lugares para colecionar informações e papéis, e cole com este sistema. Então, para papéis chegando á sua mesa, você deve ter um lugar para colecioná-los: uma caixa de entrada. 

Nunca coloque um pedaço de papel em uma gaveta, coloque um post-it em algum lugar da sua mesa, ou junte as cartas em algum lugar que não seja sua caixa de entrada. Este é o seu lugar para colecionar coisas, e você precisar colar nele. Você também deve ter uma caixa de entrada para sua casa, para coletar todo correio, papéis do trabalho ou escola, mensagens de telefone, coisas que você trás de suas saídas, receitas -- qualquer coisa, na verdade. 


Para e-mails, tente apenas ter uma conta (isso previne múltiplas caixas de entrada e confusões). 

Você pode ter um bocado de outras caixas de entrada que você checa todo dia, em algum lugar on-line, mesmo que não as pense como tal - contas do MySpace, Facebook, fóruns e outros lugares onde você recebe mensagens. Estas são todas caixas de entrada, e você deve manter um monitoramento delas e lidar da mesma forma. Quanto menos tiver, melhor. 

Seu caderno  - Mas nós também precisamos olhar para um tipo especial de caixa de entrada -- sua ferramenta de coleção para suas idéias, notas, informações dados a você enquanto se movia, tarefas que precisa lembrar de fazer, itens de reuniões. Em tempo, tudo o que chega em sua vida que não seja de forma gravada ou escrita.  

(...) nós iremos tornar um hábito tirar coisas de sua mente, e então colocá-las de forma escrita. Carregue um pequeno caderno (ou qualquer ferramenta de captura que funcione para você) e escreva quaisquer tarefas, ideias, projetos, ou outras informações que surjam em sua cabeça. Tire isso de sua cabeça para um papel, então você se esquece. Quando você está em uma reunião e algo surge que precisa fazer mais tarde, escreva. Quando seu chefe chamar-lhe para trabalhar em um projeto, escreva. 

Quando você volta à sua casa ou escritório, limpe suas anotações em sua lista a fazer (uma lista simples funcionará por enquanto -- listas com contexto podem vir em outros hábitos). 

Hipster PDA


Você também pode tentar o Hipster PDA. Eu recomendo o analógico (papel) ao invés do digital para este hábito, mas se seu PDA ou smartphone funcionam para você, use. 

A chave com este hábito de captura é escrever bem no momento, antes que esqueça, e limpar seu caderno tão logo chegue em sua casa, ou trabalho. Não procrastine com estes dois passos, ou eles irão se acumular e você ficará menos propenso a fazê-los. Fique em dia!

 O simples hábito de coletar toda a informação que chega à sua vida em um pequeno caderno ( e em outras poucas caixas de entrada) irão melhorar imensamente sua organização e eventualmente sua produtividade. Você irá parar de se esquecer das coisas, parar de perder informação, e sempre saberá onde as coisas estão, todo o tempo. 

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  • https://medium.com/@lpprodutividade/zen-to-done-ztd-10-h%C3%A1bitos-para-uma-vida-mais-produtiva-parte-1-f0d36b0b89d7

2 comentários:

  1. Hoje, não acumulo muito papel. No trabalho, é tudo digital há uns cinco anos. Como faço 90% de meu trabalho de maneira remota, quase não imprimo nada. Guardo algumas coisas pequenas sob um peso de papel, e só. Sobre meu local de trabalho fica apenas um bloquinho de notas, quase sempre para anotar contatos que precisarei ou pesquisei, lançar alguns dados breves e pronto. Vou rasgando as folhinhas e jogando no lixo. Faturas diversas, tão logo pagas vão para o lixo. Tento não tornar o papel um problema em minha vida. A melhor maneira e jogando no lixo o mais breve possível.

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    1. nas ultimas decadas ficou bem fácil eliminar papel, salvo claro aqueles documentos essenciais que ainda não podem ser digitalizados
      isso é algo que realmente mudou pra melhor com o tempo, mesmo quando se pensa em concessionárias e bancos: todos eles tem sistemas que nos ajudam a eliminar papel. Algo impensável na década de 90

      abs!

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Memento mori...carpe diem!