![]() |
foto: meu acervo |
Intro
O filme se baseia em um experimento cientifico real.
No sexto dia, o experimento, que duraria 14 dias, precisou ser interrompido.Zimbardo só tomou esta decisão após uma pesquisadora independente visitar o local a seu convite e se mostrar chocada com a forma como os presos estavam sendo tratados, chamando a atenção de Zimbardo para as sérias questões éticas envolvidas.Dois filmes foram baseados neste polêmico experimento: “A Experiência”, lançado em 2001 e “Detenção”, uma refilmagem do primeiro, lançado em 2010. Embora o filme coloque a morte de um voluntário – o que não chegou a ocorrer – no restante é relativamente fiel aos acontecimentos reais. (Juliana Garbayo)
Sinopse
- O desempregado Travis se inscreve em um experimento psicológico, no qual os participantes assumem as identidades dos presos e agentes penitenciários em um presídio vazio, com o pagamento de mil dólares por dia.
- Um dos participantes, Barris, abraça seu papel de agente penitenciário com espírito de vingança e em pouco tempo os presos se encontram à mercê de seus guardiões.
- Todos os indivíduos do teste descobrem como violência e crueldade podem facilmente se manifestar no comportamento humano.
Conclusão
Enfim, algumas das maiores merdas do mundo nasceram da ciência e não da religião.
Grande abraço!
P.s.: por alguma razão, lembrei de Kinsey. cientista tarado e doidão.
____________________________________________________
![]() |
verso |
Olá, Scant.
ResponderExcluirNunca vi este filme até o final. Vi por acaso na TV em uma casa onde estava, então parei. Depois vi na grande de algum streaming, e deixei para depois. Vou tentar assistir.
Já que vc citou religião, destaco o trecho: "Todos os indivíduos do teste descobrem como violência e crueldade podem facilmente se manifestar no comportamento humano". Se conhecessem a Bíblia, saberiam disso de antemão: todo homem nasce mau!
Abraços!
o legal do filme é a base científica
Excluir"todo homem nasce mau!" se não nascem assim, ficam. ainda mais no brasil
abs!
Não vi o filme e, sinceramente, não desejo ver. Mas li sobre o ele e o experimento que o inspirou. É uma coisa sinistra mesmo. Hoje em dia, talvez por experiência negativas acumuladas e que agora começam a ser libertadas, não mais consigo assistir filmes onde há sofrimento e pressão psicológica. Minha ansiedade aumenta e eu saio. Se a vida real já é angustiante hoje, por que tomar poções concentradas de drama, mesmo que só na ficção? Abraços.
ResponderExcluirtalvez tratamento psicológico ou seguir uma religião ajudem com a ansiedade
Excluir"Se a vida real já é angustiante hoje, por que tomar poções concentradas de drama, mesmo que só na ficção?" para se tornar menos sensível à vida.
mas não tenho sua idade e experiência, que respeito bastante.
talvez ler "meditações" de marco aurelio ajude
abs!