1 - Intro
Aprendi muita coisa importante.
Só fazendo cursos desse tipo pra me salvar do apagão intelectual brasileiro.
2 - Apresentação do curso
A Igreja Católica não é uma mera instituição humana, como uma agremiação formada por pessoas com um objetivo comum. Não. Ela é infinitamente mais do que isso. É tão grande a sua dimensão e abrangência, física e espiritual, que é possível designá-la como um mistério.
Mas como, então, poderia o homem comum conhecê-la? Como alcançar a sua grandeza? Este curso propõe que a História da Igreja seja aprendida tendo diante dos olhos um ingrediente fundamental: a fé. Diferentemente de outros objetos dessa disciplina, por ser a Igreja um mistério, estudá-la prescindindo de sua dimensão transcendente criaria apenas uma caricatura, um simulacro do que ela realmente é.
Ora, um método seguro para conhecê-la é encontrá-la na vida de pessoas que a amaram e buscaram tanto que se configuraram completamente à sua Cabeça, que é o próprio Cristo. A vida dos grandes santos que compõem a Igreja Triunfante, portanto, será o alicerce para o estudo da sua história, dividida em 15 aulas ao longo das quais Padre Paulo Ricardo explica o nascimento e os primeiros passos da Santa Igreja Católica.
3 - Conclusão
Excelente curso.
Recomendo.
abs!
----------------------------------------------------------------------------
Referências
- Cf. Carta “Δια τας αιφνιδιους", aos Coríntios, ca. 96: DS 102
- Santo Inácio de Antioquia, Epístola aos Romanos, 1
- Carta “Quanta fraternitati" ao bispo Anastásio de Tessália, ano 446: DS 282
- Concílio Vaticano I, 4ª sessão, 18 jul. 1870: primeira Constituição Dogmática “Pastor aeternus" sobre a Igreja de Cristo: DS 3074
- Henri Daniel-Rops. A Igreja dos tempos bárbaros. Quadrante: São Paulo, 1991. p. 110
- Carta “Lectis dilectionis tuae", ao bispo Flaviano de Constantinopla (“Tomus Leonis"), 13 jun. 449: DS 290-295
- “A Igreja dos Santos e dos Mártires”, Daniel-Rops, Editora Quadrante.Para maiores detalhes a respeito da carta de São Cirilo de Alexandria a Nestório ver a obra "O Deus da Salvação", do historiador Pe. Bernard Sesboue, Ed. Loyola, Tomo I, pg. 317 e seguintes.
- Carta Lectis dilectionis tuae, ao bispo Flaviano de Constantinopla (“Tomus [I] Leonis”), 13 jun. 449: DS 290-295 5ª sessão, 22 out. 451: Símbolo de fé de Calcedônia: DS 300-303
Nenhum comentário:
Postar um comentário