organize-se e vá viver sua vida

02 agosto, 2024

[Livro] Ioga Cristã em 10 Lições (1966) #5

 



Exercício #5 POSTURA DE JOELHO


Agora dobre os joelhos, puxe as nádegas para trás como na figura 3. Em seguida, endireite o busto e sente-se ligeiramente sobre ou entre os calcanhares. Isto é difícil no início, devido à rigidez dos tornozelos e à dificuldade de



Figura. 3

Manter as solas dos pés voltadas para cima. Mas, como dizem, o exercício cria uso, o uso leva ao costume e o costume elimina todas as dificuldades. Coloque as mãos nas coxas ou cruze-as na frente do peito (fig. 4). Aqui está sua primeira lição. Durante quinze dias (6), execute fielmente os cinco exercícios que descrevi para você.


(6) Aconselho praticar os exercícios de cada aula durante duas semanas. Este período é necessário para permitir que o corpo se adapte ao novo ritmo que lhe é imposto por posturas que estimulam a circulação sanguínea e práticas respiratórias mais ou menos inusitadas.

 



Figura 4

Fielmente e na ordem indicada. Você notará que as posturas, começando com #3, são naturalmente concatenadas. Você vai de um para outro sem mudar de lugar, sem se impor um movimento inútil. A série inteira não pode durar mais do que um quarto de hora. É pouco. Mas você também tem liberdade para prolongar a duração das posturas e do relaxamento. Antes do final da quinzena, você experimentará alguns dos benefícios do Yoga. 

1. Você aprenderá a respirar, mais precisamente, a reeducar a respiração. Se você se cuidar durante o dia,

Nos seus momentos perdidos, de praticar alguma respiração abdominal, em pé, sentado ou deitado (por exemplo, à tarde na cama), você sentirá uma onda de nova vida te invadir, uma nova força vital. 

2. Você aprenderá a ficar bem, a se preservar melhor. Ao final tentarei chamar a atenção para o ambiente geral. A imobilidade que lhe prescrevi no número 2 será, tenho certeza, o início de uma grande qualidade do espírito: a estabilidade. Falaremos sobre ela novamente. 

3. Através da postura nº 3 (serpente) você vai fazer funcionar uma glândula chamada timo, que fica no pescoço. Você ficará surpreso, estando como sem dúvida está, um tanto nervoso e com tendência à raiva, para se sentir mais calmo.

Pode até ser que os últimos oito dias passem para você sem ficar chateado. A mesma postura atuará nas vértebras dorsais e nos intestinos, o que contribui para o alongamento. Isso resulta em melhor digestão e maior impressão de leveza. 

exercício # 4
golfinho

 

4. Os exercícios nº 4 e 5 preparam você para outras posturas destinadas a criar em você uma certa atmosfera de paz e grande calma. De joelhos, como explico, com as nádegas nos calcanhares (postura dos Carmelitas), experimentarás, talvez desde os primeiros dias, uma lassidão geral que torna o espírito extremamente lúcido. É hora – não se esqueça de ser cristão – de formular uma oração.

Exercício #5
postura de joelho


Nenhum comentário:

Postar um comentário