organize-se e vá viver sua vida

07 outubro, 2024

[Curso] Terapia das Doenças Espirituais (2020)

 



Intro


Curso clássico.


Apresentação do curso


Os Padres da Igreja distinguiram, desde muito cedo, certos pecados que dão origem a outros pecados, vícios tradicionalmente designados como “capitais”. A expressão talvez não tenha hoje a mesma força de antes. Com o advento da psicanálise, expressões como “alma”, “espírito”, “salvação” etc. começaram a ser vistas como crendices do passado e, em consequência, o tema dos chamados “pecados capitais” permaneceu, quando não abandonado de todo pela psicologia moderna, ao menos relegado ao plano da sátira anticlerical, para quem a própria ideia de pecado não seria mais do que um artifício inventado pela Igreja a fim de “controlar” a mente dos fiéis.

O fato é que quem quer que olhe sinceramente para dentro de si é capaz de perceber uma clara desordem interior, certos impulsos violentos e sedutores que nos arrastam a fazer muitas vezes o que sabemos ser errado. Brigas constantes, invejas, ciúmes, infidelidades, tudo isso não nos deixa mentir: há algo profundamente “quebrado” em nós, ao menos no estado atual em que nos encontramos. E na busca de remédios para esses males, poucos homens foram tão cirúrgicos e profundos em suas análises psicológicas quanto os santos da Igreja Católica.

Neste curso de Terapia das Doenças Espirituais, Padre Paulo Ricardo empresta sua voz a gigantes como S. Máximo, o Confessor, S. João Clímaco, S. Gregório Magno e S. Tomás de Aquino, e nos ensina qual a causa do pecado, quais as suas espécies, que repercussão têm eles em nossa vida espiritual, quais, enfim, os remédios que devemos aplicar a cada um deles.

Da gula à vaidade, da soberba à humildade, você irá descobrir ao longo destas 24 aulas os meios práticos que temos à nossa disposição para alcançar o fim de toda vida humana — configurar-se a Jesus Cristo, novo Adão, para um dia glorificar no céu a Santíssima Trindade.



Conclusão


Recomendo.

Ajudou-me a melhorar como ser humano.

abs!


----------------------------------------------------------------------------


Recomendações

  • Padre Paulo Ricardo, Um olhar que cura, Editora Canção Nova
  • Philautia. Dall'amore di sé ala carità | Amazon.it
  • Centúrias sobre a Caridade e Outros Escritos Espirituais – Saraiva.com.br

4 comentários:

  1. Passaram a chamar problemas espirituais de problemas psicológicos e até mesmo tratar o que não é problema como problema.

    Hoje é mais fácil aceitar a pílula branca, amarela ou rosa do que aceitar pagar seus pecados.

    Não sei se vai concordar comigo, mas vejo que falta espaço para muitos ficarem um tempo sozinhos para pensar sem interferências de outros moradores ou visitas na casa. Não estou falando de décadas, estou falando de alguns dias, talvez algumas semanas, talvez um mês. De preferência teria que ser um local que não se escutasse essa barulheira do trânsito urbano. É difícil pois quantas pessoas tem uma propriedade assim para fazerem uso? Quantos podem passar esse tempo sem trabalhar ou estudar em alguma instituição? Eu estive pensando como seria passar uns dias na fazenda de um conhecido, imagine passar uns dias sozinho numa propriedade lá da zona rural da Philippine? Claro que excluído de invasores nesse período.

    Quer ver um exemplo de avanço automático que acaba dando problema pra muita gente? Começa na escola e vai até a universidade. 2-4 anos se inicia o estudo em uma instituição, daí com 20-22 obtém o diploma de conclusão do ensino superior. Já pensou que não tem um tempo muito grande pra pensar no que vai fazer com mais detalhamento? Tem as férias, mas férias para pobres brasileiros geralmente nem é férias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui no rj, até pobre consegue viajar

      pra ficar só em silencio, tem praias, igrejas e bibliotecas tb

      o problema é falta de vontade
      eu uso abafador de ruido (tem post sobre isso)

      Excluir
  2. A melhor dessas é a praia, mas aí a pessoa teria que ter uma casa de frente para o mar, porém sem que seja numa praia comercial. Não tem como passar um mês dentro da igreja ou da biblioteca sozinho, há não ser que você seja o dono de uma delas, mas aí é um espaço planejado para atender dezenas, centenas, milhares, por isso serão uns dias desconfortáveis.

    Só não comprei um cancelador de barulhos, pois faltou dinheiro.

    Pobre em viajem geralmente não vai muito longe ou não tem muito conforto. Quem mora no rio de janeiro, a melhor viagem é pra fora de dele, e só de ida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem lugar bom no RJ, buzios por exemplo (o problema é que agora tá cheio de escorpiao amarelo)

      mas vc ta certo quase tudo aqui é ruim

      o bostileiro mediano nem sabe o que é o hábito de meditar, rezar, essas coisas

      o pessoal religioso é que sabe, por isso fazem retiros de carnaval e coisas parecidas

      Excluir