organize-se e vá viver sua vida

06 janeiro, 2025

[Artigo] Dicas de estudo

 



Intro

Artigo essencial do Olavo.

Resumo


  • no começo, poucas leituras, muito bem selecionadas, feitas lentamente, de lápis na mão, com um dicionário de filosofia ao lado para tirar cada dúvida, e repetidas tantas vezes quantas você precise para tornar-se capaz de expor o argumento ainda mais claramente do que o fez o autor. Busque muitos exemplos concretos para dar maior visibilidade a cada idéia. Depois, aos poucos, vá ampliando o círculo, abrangendo estudos eruditos sobre pontos determinados, até conseguir dominar a história inteira das discussões sobre cada tópico, por exemplo, o problema dos níveis de realidade em Platão, os sentidos da palavra “ser” em Aristóteles, etc. Quando tiver dominado o status quaestionis (o desenvolvimento até o estado presente) de um só dentre inumeráveis pontos de discussão, aí você perceberá quanto é miserável o debate intelectual neste país e quanto é urgente formar aqui uma geração de estudantes sérios. Mais urgente do que todos os “planos econômicos de emergência” com os quais se gastam em vão tantos neurônios.

  • Vá dos clássicos para os modernos e contemporâneos, e não ao contrário

    • clássicos imprescindíveis: Platão, Aristóteles, Sto. Tomás, Leibniz, Schelling e tutti quanti. 

    •  livro de A. D. Sertillanges, “A Vida Intelectual”, decore os conselhos dele e pratique-os.
    • Mas não escolha as leituras por autor, e sim por temas e problemas. Compre um bom dicionário de filosofia (o de José Ferrater Mora ainda é imbatível, e saiu uma boa edição em 4 vols. pela Martins Fontes)

    • Ser quiser usar o método de leitura de Mortimer J. Adler (“Como Ler um Livro), isso não lhe fará mal algum, mas saiba desde já que nenhum método serve para todos os livros: cada um exigirá uma estratégia diferente, que você mesmo irá descobrindo.
    • Tenha sempre à mão uma ou várias obras de história da filosofia (Frederick Copleston, em inglês, ou Guillermo de Fraile, em espanhol, dão conta do recado)
    •  desista de adquirir uma boa cultura filosófica lendo só em português.

    Conclusão

    Recomendo a leitura.

    abs!

    _______________________________________________________________________________

    • https://olavodecarvalho.org/dicas-de-estudo/

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário