04 abril, 2025

[Gibi] Vida e obra de Terêncio Horto (2014)

 

acervo pessoal


Mas vale a pena ler suas obras? Sim. Da nova leva de cartunistas, André Dahmer é um dos bons, com seus personagens bem construídos, humor negro, diálogos ácidos e repúdio ao enjoativo politicamente correto implantado em nosso País há exatos doze anos. Claro, ser um dos bons, atualmente, não é grande coisa. Explico: é que o cartunismo jovem é um lixo em comparação aos medalhões que já “tivemos”: Ziraldo, Jaguar, Millôr, Fortuna etc.. Ainda temos gente de naipe produzindo, como Laerte e Angeli. Glauco foi assassinado por um lunático que hoje talvez viva bem neste País de impunidade institucionalizada. Caras como Adão, Galhardo, Nani etc., não andam lá com essa bola toda, produzindo apenas material “meio boca”. Laerte só pensa em HQs sobre travestis e, quanto a Angeli, vivemos de seu passado (de ouro, diga-se). Essa turma nova - a exemplo de Dahmer e Allan Sieber - é muito legal para entreter, justamente pela ausência de pudores. Mas são meio “adolescentes”. Escrevem como se estivessem dando uma grande sacada acerca da vida contemporânea ou analisando o complexo ser humano, em grupo ou individualmente. Entretanto, suas tirinhas divertidas não passam de material que dificilmente ficará para a posteridade, recheado de frases feitas e lugares comuns. Vale a pena comprar livros desses caras? Ratifico: sim. Só que não esperem nada de extraordinário. (Blog do Neófito)

Divertido.

Achei esse gibi por um real num sebo de rua.

Como adoro humor ácido, foi gostoso de ler; mas chega uma hora que fica repetitivo. E, hoje, tempos depois de ler, não consigo lembrar de nada do que li - é uma leitura com efeito amnésico garantido.

Mesmo assim acho que vale a pena pra passar o tempo.

abs!



_____________________________________________________________
  • https://www.blogdoneofito.com/2017/02/livros-de-andre-dahmer-e-consideracoes.html

4 comentários:

  1. O autor do texto escreveu que esse cara critica o politicamente correto, mas muitas das tirinhas dele que eu cheguei a ler eram meio "lacradoras".
    Agora mesmo li algumas do personagem Terência Horto, e realmente se torna repetitivo depois de umas cinco ou seis tirinhas.

    ResponderExcluir
  2. "Achei esse gibi por um real num sebo de rua."
    Sortudo!
    Grato pela menção!

    ResponderExcluir