01 fevereiro, 2026

[Curso] Masculinidade e Liderança (2026)

 




Intro

"O mundo atual apresenta os homens de hoje como covardes, acomodados, aproveitadores e opressores. Infelizmente, essa visão depreciativa da figura masculina não é só uma caricatura ideológica. Por uma série de desordens, os homens foram dando motivos para serem vistos como uma ameaça às mulheres e à sociedade como um todo.

No entanto, a verdadeira missão do homem é ser líder, primeiramente na sua família e, por consequência, em outras áreas da sociedade. Mas em que consiste realmente a liderança? Como diferenciar a verdadeira liderança cristã das meras técnicas de convencimento e motivação que tomaram conta do mercado empresarial? Como ser um líder cuja autoridade é de fato reconhecida por seus subordinados?

Essas e outras perguntas são respondidas pelo Padre Paulo Ricardo ao longo deste curso, que pretende mostrar aos homens que eles possuem uma sublime e árdua missão a cumprir."(Sinopse)


Continuação do curso "Esto Vir: Seja Homem (2025)"


Sinopse


1 - O Verdadeiro Patriarcado: Líderes, sim. Opressores, não. - O verdadeiro patriarcado cristão não é um instrumento de poder e opressão, mas a forma pela qual o homem é chamado a ser líder, servindo e conduzindo aqueles que Deus lhe confiou.

2 - A coragem dos homens e a mudança civilizacional - A mudança civilizacional do último século está visivelmente marcada por uma decadência: os homens deixaram de ser varões corajosos e abnegados para se tornarem moleques egoístas e acomodados.

3 - O fundamento do Patriarcado cristão - O termo “Patriarcado” já se tornou um grande espantalho, responsável por grande parte dos males da humanidade. Mas será que sabemos o que é o verdadeiro Patriarcado cristão e qual o seu fundamento?

4 - Do amor de concupiscência à caridade - Os homens são chamados a amar e servir os seus. Porém, há vários tipos de amor, e não basta permanecer na forma mais rasa: é preciso chegar a um amor sublime e abnegado, que nos une a Cristo.

5 - O que é a liderança? Embora tenha sido raptado pelo discurso empresarial, o conceito de liderança estende-se a várias áreas da vida, sobretudo à família, onde o líder precisa enxergar o que há de melhor no outro.

6 - Liderança e Temperamento - Os temperamentos podem ser um trampolim ou um obstáculo para exercer a liderança. Por isso, é preciso saber lidar com as tendências de cada temperamento, para dominar a si mesmo e conduzir os demais.

7 - Moral das regras vs. Moral das virtudes - O verdadeiro líder não é um tirano que quer ter poder sobre os outros, criando inúmeras regras e pondo a disciplina acima do bom senso, mas alguém que baseia suas decisões numa moral das virtudes.

8 - Virtude: o alicerce da liderança - A verdadeira liderança é sustentada pela virtude, pois o líder atrai e contagia por seus atos virtuosos. Nesta aula, Padre Paulo Ricardo fala sobre as principais virtudes que alicerçam a liderança.

9 - Os efeitos do amor em nossa vida - Inclinados às coisas práticas e objetivas, os homens demoram a perceber que os atos de amor cotidianos transformam a nossa vida, fazendo com que sejamos cada vez mais configurados a Cristo.

10 - Liderança e hierarquia dos amores - A causa e o sustento de todas as virtudes é o amor. No entanto, o amor também pode ser desordenado e, com isso, levar ao vício em vez da virtude. Por isso, precisamos de uma hierarquia dos amores.



Conclusão


Recomendo.

abs!




____________________________________________________________

Referências

  • Alexandre Havard, Virtudes e Liderança: a sabedoria das virtudes aplicada ao trabalho. 4. ed. São Paulo: Quadrante, 2016.

  • Alexandre Havard, Do Temperamento ao Caráter: Como tornar-se um líder virtuoso. 5. ed. São Paulo: Quadrante, 2020.

  • Alexandre Havard, Criados para a Grandeza: Liderança, magnanimidade e serviço. 5. ed. São Paulo: Quadrante, 2019.

  • A. Bartolucci, C. Casareale, J. Drury, Cooperative and competitive behaviour among passengers during the costa concordia disaster. Safety Science, 134. 2021.

  • Friedrich Engels, A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. São Paulo: Boi Tempo Editorial, 2019.

  • Victor Hugo, Os Miseráveis. 3. ed. 2 volumes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020.

  • E. Anthony Rotundo, American Manhood: Transformations in Masculinity from the Revolution to the Modern Era. Nova York: Basic Books, 1993.

  • Nancy R. Percy, The Toxic War on Masculinity: How Christianity Reconciles the Sexes. Ada: Baker Books, 2023.

2 comentários:

  1. Quem tentar exprimir sua masculinidade será até preso, penso.
    Gosto muito do Padre Paulo, mas, para JOVENS, esses ensinamentos são perigosos. Eles devem ser líderes de si mesmos, apenas, e ativarem o modo "grey man".
    A imagem que ilustra o curso é linda. Eu mesmo me vejo nesta posição. Mas sou um "dinossauro". Mas isso não serve mais para hoje!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " modo grey man" - vao viver apenas para o prazer e conveniência.
      vao terminar deprimidos e cheios de vícios.
      não existe outro caminho. nunca existiu, salvo o do clodovil. kkkk

      abs!

      Excluir