Intro
"O mundo atual apresenta os homens de hoje como covardes, acomodados, aproveitadores e opressores. Infelizmente, essa visão depreciativa da figura masculina não é só uma caricatura ideológica. Por uma série de desordens, os homens foram dando motivos para serem vistos como uma ameaça às mulheres e à sociedade como um todo.
No entanto, a verdadeira missão do homem é ser líder, primeiramente na sua família e, por consequência, em outras áreas da sociedade. Mas em que consiste realmente a liderança? Como diferenciar a verdadeira liderança cristã das meras técnicas de convencimento e motivação que tomaram conta do mercado empresarial? Como ser um líder cuja autoridade é de fato reconhecida por seus subordinados?
Essas e outras perguntas são respondidas pelo Padre Paulo Ricardo ao longo deste curso, que pretende mostrar aos homens que eles possuem uma sublime e árdua missão a cumprir."(Sinopse)
Continuação do curso "Esto Vir: Seja Homem (2025)"
Sinopse
1 - O Verdadeiro Patriarcado: Líderes, sim. Opressores, não. - O verdadeiro patriarcado cristão não é um instrumento de poder e opressão, mas a forma pela qual o homem é chamado a ser líder, servindo e conduzindo aqueles que Deus lhe confiou.
2 - A coragem dos homens e a mudança civilizacional - A mudança civilizacional do último século está visivelmente marcada por uma decadência: os homens deixaram de ser varões corajosos e abnegados para se tornarem moleques egoístas e acomodados.
3 - O fundamento do Patriarcado cristão - O termo “Patriarcado” já se tornou um grande espantalho, responsável por grande parte dos males da humanidade. Mas será que sabemos o que é o verdadeiro Patriarcado cristão e qual o seu fundamento?
4 - Do amor de concupiscência à caridade - Os homens são chamados a amar e servir os seus. Porém, há vários tipos de amor, e não basta permanecer na forma mais rasa: é preciso chegar a um amor sublime e abnegado, que nos une a Cristo.
5 - O que é a liderança? Embora tenha sido raptado pelo discurso empresarial, o conceito de liderança estende-se a várias áreas da vida, sobretudo à família, onde o líder precisa enxergar o que há de melhor no outro.6 - Liderança e Temperamento - Os temperamentos podem ser um trampolim ou um obstáculo para exercer a liderança. Por isso, é preciso saber lidar com as tendências de cada temperamento, para dominar a si mesmo e conduzir os demais.7 - Moral das regras vs. Moral das virtudes - O verdadeiro líder não é um tirano que quer ter poder sobre os outros, criando inúmeras regras e pondo a disciplina acima do bom senso, mas alguém que baseia suas decisões numa moral das virtudes.8 - Virtude: o alicerce da liderança - A verdadeira liderança é sustentada pela virtude, pois o líder atrai e contagia por seus atos virtuosos. Nesta aula, Padre Paulo Ricardo fala sobre as principais virtudes que alicerçam a liderança.9 - Os efeitos do amor em nossa vida - Inclinados às coisas práticas e objetivas, os homens demoram a perceber que os atos de amor cotidianos transformam a nossa vida, fazendo com que sejamos cada vez mais configurados a Cristo.10 - Liderança e hierarquia dos amores - A causa e o sustento de todas as virtudes é o amor. No entanto, o amor também pode ser desordenado e, com isso, levar ao vício em vez da virtude. Por isso, precisamos de uma hierarquia dos amores.
Conclusão
- Alexandre Havard, Virtudes e Liderança: a sabedoria das virtudes aplicada ao trabalho. 4. ed. São Paulo: Quadrante, 2016.
- Alexandre Havard, Do Temperamento ao Caráter: Como tornar-se um líder virtuoso. 5. ed. São Paulo: Quadrante, 2020.
- Alexandre Havard, Criados para a Grandeza: Liderança, magnanimidade e serviço. 5. ed. São Paulo: Quadrante, 2019.
- A. Bartolucci, C. Casareale, J. Drury, Cooperative and competitive behaviour among passengers during the costa concordia disaster. Safety Science, 134. 2021.
- Friedrich Engels, A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. São Paulo: Boi Tempo Editorial, 2019.
- Victor Hugo, Os Miseráveis. 3. ed. 2 volumes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020.
- E. Anthony Rotundo, American Manhood: Transformations in Masculinity from the Revolution to the Modern Era. Nova York: Basic Books, 1993.
- Nancy R. Percy, The Toxic War on Masculinity: How Christianity Reconciles the Sexes. Ada: Baker Books, 2023.

Quem tentar exprimir sua masculinidade será até preso, penso.
ResponderExcluirGosto muito do Padre Paulo, mas, para JOVENS, esses ensinamentos são perigosos. Eles devem ser líderes de si mesmos, apenas, e ativarem o modo "grey man".
A imagem que ilustra o curso é linda. Eu mesmo me vejo nesta posição. Mas sou um "dinossauro". Mas isso não serve mais para hoje!
Abraços
" modo grey man" - vao viver apenas para o prazer e conveniência.
Excluirvao terminar deprimidos e cheios de vícios.
não existe outro caminho. nunca existiu, salvo o do clodovil. kkkk
abs!