($) Previdência Complementar

Fonte: AA40


Introdução 


Não confie em ninguém.

Como nenhuma pessoa jurídica é mais confiável que eu mesmo, prefiro não colocar mais dinheiro do que sou obrigado em sistema ou fundos de previdência, seja ele público ou privado.

Ao contrário do que alguns possam pensar, fundos de previdência públicos não são mais confiáveis que fundos de previdência privada: pode haver fraude em ambos, basta lembrar dos finados fundos de previdência da Varig (fundo privado) e dos Correios (fundo público).

Todo mês, meu salário é descontado para a previdência. Como é um desconto obrigatório, não posso fazer nada - faz parte do jogo. Por outro lado não farei nada para aumentar tal desconto, pois não dá pra confiar no Estado.


Exceções à Regra

Em todo mercado, há sempre uma minoria com acesso a regras diferenciadas e mais benéficas. 

Há pessoas que recebem um incentivo financeiro de seu empregador que simplesmente torna irresistível aplicar uma parte de seus ganhos em um fundos de previdência complementar e depois ainda tem opção de fazer algum tipo de portabilidade ou simplesmente sacar o dinheiro antes da aposentadoria.

Como cada caso é um caso e esse não é meu caso, não posso falar nada a respeito disso.


Funpresp

até hoje não migrei para o regime Funpresp, (to pagando 2,2k mensal de PSSS) pois não posso prever o futuro e porque ter minha previdência pública obrigatória lastreada em títulos do tesouro direto seria ruim para minha visão atual sobre diversificação (teria dinheiro demais em renda fixa em moeda brasileira) e não dá pra confiar no Papai Estado:

 

As continhas que vocês estão fazendo agora são iguais as dos funcionários de estatais, pagando bem felizes o máximo que dava nos fundos de pensão e calculando que ganhariam 15k/mês no regime de benefício determinado. PUF, o fundo ta quebrado e agora já estão tendo 5k retido em cima disso pra "reequilibrar". E amanhã pode ser 6k, 7k, 8k, até que se "reequilibre". E isso que é um caso de SUCESSO pois a pessoa ainda recebe alguma coisa, N outros casos de fundos no país foi quebra total e beneficiários rapelados. Enquanto isso os proventos do Itaú só sobem, nada de reter...(@celtiberian)

 

Uma possível solução 


Conforme a imagem que abre esse post, escolhi criar uma carteira diversificada de investimentos, alimentando-a pelas próximas décadas com o dinheiro que me sobra para devorá-la aos poucos quando de minha aposentadoria.

Isso se eu estiver vivo até lá.

Em termos práticos,  significa que se hoje gasto 10k para viver; vou precisar de um valor próximo a esse na aposentadoria. Então, a ideia seria obter pelo menos 5k mensal da carteira de investimentos de forma a complementar a aposentaria que receberei do serviço publico.

Paralelamente a isso, buscarei continuar investindo em projetos pessoais (ultimamente só tenho fracassado, mas sigo em frente...) e obter mais uma fonte de renda.


Conclusão


Se eu não morrer nos próximos 30-40 anos, talvez funcione.

Grande abraço!

 

___________________________________________________________
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Memento mori...carpe diem!