[Livro] Blogging Heroes (2009)

 
acervo pessoal


Introdução


Apesar da tradução ruim e de ter capa dura sem uma capa impressa, o mérito do livro é compilar por meio de entrevistas os ensinamentos de alguns dos melhores blogueiros de todos os tempos.

Aprendi que o segredo para conseguir mais visitantes em seu blog é postar conteúdo útil, original e bem escrito; pois conteúdo bom derruba o SEO.


Um blog de sucesso é como um animal faminto que precisa passear, ser alimentado, limpo e amado regularmente, mas a parte mais difícil de blogar é que isso assume o controle de sua vida: quanto mais eu blogo, mais eu quero blogar. 

Mesmo assim é importante ficar um tempo sem blogar, caso contrário, você limitará sua perspectiva.



Lições 


  • dê a seus leitores algo adicional: não pare com soluções - dê apoio ou informação instrutiva juntamente com respostas às perguntas
  • blogar é uma maneira de se tornar mais esperto: faço o meu melhor penando por meio de meus blogs. Blogar é um processo de aprendizado progressivo. blogar o torna um escritor melhor. Blogar pode fazer você prestar muita atenção em um determinado assunto, pensar  sobre ele e relembrar mais.
  • blog é um bloco de rascunhos e uma disciplina para coletar suas ideias, compô-las, antecipá-las e fazer isso em público de maneira a ampliar suas ideias não apenas atingindo um público, mas também obtendo uma resposta delas.
  • quando vc empaca escrevendo um post, se afaste disso por um momento e trabalhe em algo diferente.
  • um conjunto de filtros cuidadosamente selecionado pode fazer os blogs funcionarem como um filtro de informações. Embora seja impossível ler tudo, manter-se atualizado com os blogs dos concorrentes é uma parte indispensável dos blogs comerciais.
  • confirmar uma informação com três fontes diferentes é uma regra de jornalismo exigível.
  • a combinação de notícias com a perspectiva de sua experiência pessoal pode deixar seus posts muito mais interessantes.
  • um design de página simples é, geralmente, melhor que um complicado.

     


    • comentários aos posts do blog podem ser usados para identificar tendências, mas apenas uma pequena fração dos que visitam os blogs deixam comentários. É a reclamação de todo blogueiro. Eles se sentem como se estivessem falando com as paredes. Acho que a maioria das pessoas que lê blogs são outros blogueiros.
    • quase todos os nossos posts expressam uma opinião. Use um estilo descontraído e elegante em vez de tentar copiar um estilo jornalístico.
    • tente unir propaganda e conteúdo, em vez de permitir que isso interfira no conteúdo. Manter pouco conteúdo publicitário permite que você equilibre o conteúdo com anúncios, o que contribui para se ter leitores mais felizes.
    • você não pode tacar ninguém pessoalmente, nem agredir alguém por nada. Uma coisa é ridicularizar a Sony e outra coisa completamente diferente é ridicularizar alguém que trabalhe na loja da Sony.
    • As pessoas não estão blogando apenas para ganhar dinheiro ou ter seus nomes em uma lista. Elas blogam porque isso preenche uma necessidade em suas carreiras ou em algum outro aspecto de suas vidas. Começar a blogar com  a ideia de que irá fazer fortuna provavelmente deixará você frustrado.
    • ilustrações em posts incrementam a apresentação da página de um blog enquanto que conduzem muita informação em um instante.
    • Testar blogs de vários assuntos pode fornecer uma experiência positiva de aprendizagem
    • uma boa maneira para melhorar seu blog é ouvir seus leitores e pensar neles enquanto escreve.
    • se tiver um problema, pense em fazer um post em um blog
    • se seus leitores tiverem a oportunidade de conhecer você, eles farão mais comentários.


    Conclusão 


    Creio que pode ser considerado como um manual para blogueiros iniciantes.

    Recomendo para os amantes do assunto.

    Grande abraço!

    ________________________________________________________________________

    8 comentários:

    1. O segredo hoje é postar bosta, muita bosta. E só imagens e vídeos, com pouco texto. Se tiver gostosa, melhor. Se não, use amoebas, temas quentes do momento ou faça caretas. Falar de sexo dá certo, se vc for mulher. E games. Games ainda dão audiência. Aliás, comprei um xbox one s para minha filha que está demonstrando interesse e até ando vendo algumas coisas do nicho!

      Brincadeiras à parte (com fundo de verdade), li as sugestões resumidas e achei bacana. Deve ser uma boa leitura. Mas creio que, realmente, está deslocada do tempo, do hoje. Tudo mudou muito rápido.

      O que faço: "blogo" para mim mesmo e espero encontrar respaldo em algumas pessoas que, por acaso, me encontrem.

      Encaro como uma terapia.

      Abraços!!!

      ResponderExcluir
    2. "O segredo hoje é postar bosta" - vejo muitos sites ditos sérios e profissionais que reúnem milhares de páginas de informação inútil e varias com orientação maliciosa. vivemos a era da desinformação

      tb encaro como terapia: otimizo minha insignificante existência

      " comprei um xbox one s para minha filha " - quem diria que o neófito retornaria aos games depois de décadas de afastamento. a paternidade faz milagres. depois compartilha a experiencia no seu blog

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Quem tá orientando a pimpolha e jogando mais é a esposa, que gosta bastante. Andei pegando meio sem jeito no controle... Veremos o que dará. Cara, como os games mudaram...

        Abraços!

        Excluir
      2. "os games mudaram..." - no futuro, talvez vc consiga encontrar algum jogo baseado em alguma das obras que você leu ou abordou no blog, obtendo assim uma profundidade maior na experiência da jogatina

        "os games mudaram..." - estamos um passo antes de uma realidade virtual "tão real como o mundo real"

        abs!

        Excluir
    3. Boas dicas cara, vou buscar esse livro pra ler..
      Abç

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. o livro é legal e fácil de ler
        ainda que esteja desatualizado
        se encontrar alguma coisa melhor em português sobre o tema, avise-me

        abs

        Excluir
    4. Gostei das dicas, Scant. Vou utilizar algumas.
      Boa semana,
      simplicidadeeharmonia.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. tb gostei
        não achei obra semelhante no Brasil

        abs!

        Excluir

    Memento mori...carpe diem!