20 maio, 2022

Roupas e Economia

 

pexels

Adaptado do original em inglês

A opção mais eficaz para poupar dinheiro em roupas é não comprar nenhuma.

Essa estratégia pode funcionar por vários anos, porque a maioria das pessoas, inclusive eu, simplesmente tem roupas demais, por exemplo, mais do que podemos usar ao mesmo tempo. Se você tem roupas que você não pode usar, se livre dele. Alguém provavelmente pode usá-lo.

Agora, sua peça média de roupa deve sobreviver ao ciclo da lavanderia cerca de 100 vezes, talvez até 200. Se você tiver 10 camisas, isso significa 1000 ciclos. Mesmo se você usá-las apenas uma vez antes de lavá-las, são três anos. Isso deve ser suficiente para melhorar o caminho para a independência financeira. 

Algumas pessoas têm mais anos do que isso. Considere que muitas coisas podem acontecer durante esse tempo. Você pode mudar seu tamanho (geralmente sempre uma má ideia) ou as roupas podem sair de moda. 

Ter menos roupas torna mais fácil acompanhar as tendências atuais se você gosta desse tipo de coisa. Isso também significa que você pode obter uma nova peça com mais frequência. Isso decorre da lei quadrática de Lanchester , também aplicável à guerra de tanques.

Para o resto de nós, eu recomendo ficar com “blend clássico”, isso significa cinza ou marinho para os caras. Para as garotas, que gostam da maioria das coisas, é mais complicado.

Mas acho que isso não foi uma surpresa. 

Para fazer a roupa durar mais tempo, você deve considerar seriamente lavar roupa com menos frequência do que isso, já que ela consome a fibra. Uma maneira de lavar menos vezes é trocar de roupa apropriada para a tarefa.

Você também deve aprender como consertar buracos. Eu acho que peças que não são diretamente visíveis, meias, roupas íntimas, qualquer coisa que esteja sob a camada superior basicamente deve ser consertada, remendos, etc. até que se desintegre. 

Você pode seguir a mesma estratégia com toalhas e lençóis. Por exemplo, se você usar apenas uma toalha, ela dura cerca de 4 anos. Se você usa apenas um lençol (velho), dura cerca de 3 anos antes de rasgar. A qualidade pode variar. Claro que isso é anedótico.

Na minha experiência, roupas caseiras não economizam dinheiro.

Agora, pode ser que você trabalhe em algum lugar onde você tenha que procurar roupas caras porque alguém da empresa acha que isso aumenta sua produtividade ou inspira a confiança do cliente. Isso geralmente requer o pagamento da parte (fora do seu próprio bolso, naturalmente). 

Mais uma vez, procure por promoções, mas não se sinta muito mal com isso: você não precisará dessas roupas na aposentadoria, portanto elas não atrasam sua aposentadoria pelo cálculo padrão além de diminuir sua taxa de poupança. 

_____________________________________________________________

  • http://earlyretirementextreme.com/day-6-clothes.html

6 comentários:

  1. "Você pode mudar seu tamanho (geralmente sempre uma má ideia) " = Não treine visando crescimento jamais, pois se fizer de maneira consistente, invariavelmente, vai crescer em algum local.
    Desde que comecei a treinar, acho que já troquei várias peças em torno de 3 vezes. Pura e simplesmente por ter aumentado um pouco a dimensão das coxas ou das costas, o que torna inviável o uso, devido ao aperto.
    Já li alguns posts do Early retire extreme. É uma boa ideia se o cara está disposto a se sacrificar para chegar a IF rápido.
    Mas me pergunto, o que o cara vai fazer se chegar na FIRE só com o dinheiro de aposentadoria nessa velocidade? Se ele se aposentar com o mínimo aos 35 anos, qual o horizonte de vida? Ele vai viver igual pelo resto da vida? Ou ele vai arrumar um outro trabalho pra custear os gadgets e abonos que o cara quiser? Se ele arrumar um outro trabalho, ele ainda está na FIRE? Se ele vai fazer essa transição, não compensa já ir trocando esse trabalho que não gosta por um side job progressivamente, que faça mais sentido existencial?
    Podia fazer um post sobre isso aí ........
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Podia fazer um post sobre isso a"
      na finasfera, dois cara atingiram a IF e continuaram trabalhando mesmo assim (Corey e Rover)
      sou meio descrente sobre IF : acho que não muda muita coisa, fora do ponto de vista psicológico do individuo

      as mesmas pessoas que reclamam do trabalho acabam sem saber o que fazer quando deixam de trabalhar

      claro que para pessoas que tem um trabalho ruim (perigoso, penoso, ilegal ou algo assim), ideia da IF para parecer uma boa coisa e quase uma carta de alforria; mas esse pessoal é a exceção

      pessoas com trabalhos "intelectuais" e artistas trabalham até a morte, mesmo depois de ricas - o dinheiro em algum momento deixa de ser o principal objetivo pq todo mundo sabe que não dá pra levar pro caixão

      a IF se torna apenas um marco contábil de quase garantia de superávit financeiro eterno ou ate o fim

      enfim é isso: acho que não existe anda de fenomenal na IF que não exista antes da IF.
      ter dinheiro é bom, mas não é capaz de trazer por si só significado à vida

      Excluir
    2. "sou meio descrente sobre IF"

      Você pode fazer como os caras, atingi-la e continuar ralando. Aí depois deixa a bufunfa para algum herdeiro (descendente ou não) torrar com puta. Um colega de trabalho morreu RICO aos 45 anos e os irmão fizeram a festa!

      Abraços!

      Excluir
    3. "Um colega de trabalho morreu RICO aos 45 anos e os irmão fizeram a festa!"
      não sei se foi o caso dele.
      tem gente que gosta mais de trabalho que de festa; mais até do que de dinheiro (gostam mais de ganhar, do trabalho em ganhar do que de gastar - o prazer deles é o ganhar e não gastar. Acho que o gastar aqui entra como meio para o ganhar e não o inverso)

      no meu caso, prefiro diversificar sempre que posso: mais ou menos 70% gasto e 30% guardo, pois não sei o dia de amanha

      abs!

      Excluir
  2. Camisas brancas(totalmente ou com estampas) pra ir pro trabalho ou pra fazer serviço de limpeza doméstica não compensam. Essas camisas se forem usadas quando sair para um aniversário, um almoço num restaurante, um cinema, um evento de livros, entre outras opções que eu não vou saber mencionar a lista completa, são uma boa opção.

    Pra mim o melhor não é lavar roupa todo o dia e nem uma vez na semana. Duas ou três vezes na semana tá de boa. Usar a máquina pra lavar os cobertores, já as calças, shorts, camisas, etc. vão na escova de mão mesmo. O cesto fechado é mais negócio do que o cesto com furos por dois motivos, o primeiro que contém o odor das roupas sujas, o que é mais necessário para quem mora em apertamento ou casa pequenina, o segundo motivo é que evita baratas, traças e rãs de terem contato com as roupas sujas. Existe um terceiro motivo, mas esse já é mais importante para quem recebe visitas toda semana na sua casa, a aparência. A mesma quantidade de roupa suja no cesto fechado e colocada num cesto aberto ou numa cadeira ou no próprio tanque pode fazer o dono da casa passar uma imagem de porcagem.

    Cuidado com os prendedores que utilizam. Esses de madeira na minha casa não entram, só utilizo de plástico. Varalzinho de loja de bugigangada eu não recomendo, na teoria dá pra colocar dez peças ou mais, mas na prática essas dez peças ou mais com o peso da água que ainda não foi secada vão fazer o varal arriar e vc terá que lavar tudo de novo e comprar outro varal. Utilize corda grossa e atente-se para a situação dela, de tempos em tempos ela vai ter que ser trocada.

    Se tiver condição compre produtos de limpeza em maior quantidade, armazene eles num local apropriado e não fique como um amigo que tenho que já está quarta ou quinta residência e continua tendo que ir em mercadinho comprar o que falta, fora as vezes que ele pedia pra vizinha. Mó chatice ter que ir no meio do dia comprar algo que já era pra estar ali armazenado ou ter que pedir em casa de vizinho. Eu não sei como ele pediu tantas vezes, se fosse eu não pediria nem metade da metade disso.

    ResponderExcluir