01 abril, 2023

[$] Minha Rotina de Finanças

 

pexels



Trabalho: o salário cai em minha conta corrente e faço um TED de uma parte (10-30%) para corretora brasileira. Se for para investir no exterior, faço uso da Remessa Online para mandar dinheiro para a corretora estrangeira.

      • No site da corretora invisto o dinheiro novo + proventos na compra de novos ativos.
      • As compras de ativos  são orientadas pelo Bastter system, que promove uma diversificação permanente na carteira.
      • ando apenas com uma merreca de dinheiro no bolso no dia a dia

Dívidas e doações - quase tudo gerenciado pelo cartão de crédito: apenas verifico o valor da fatura pelo aplicativo desse cartão (minha mulher me manda uma foto semanalmente). Dou uma olhada na poupança de tempos em tempos para acompanhar o débito das compras feitas sem o uso do cartão de crédito.

      • Minha mulher é dona de casa e faz quase todas as compras físicas sozinha (supermercado. drogaria etc perto de casa)
      • As compras pela internet (Amazon, Mercado Livre etc) eu faço e quando possível já deixo entrega recorrentes agendadas pelo site da amazon, o que facilita bastante e gera a economia de alguns centavos. Sempre sobra uns trocados para dar pros mendigos.

Reserva de emergência  (poupança comum no banco) verifico mensalmente quanto tem de $ e mantenho pelo menos o valor de 1 salário mensal lá.

Imposto de renda - uma vez por ano e uso os relatórios emitidos pelo Batter system para preencher junto com outros documentos (declaração da fonte pagadora, notas fiscais etc)

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

4 comentários:

  1. Estou no caminho de simplificar o uso de cartões. Mudava de banco para receber o salário e acabava mantendo o cartão pelo limite alto, mas causa mais confusão confusão e dificuldade para gerenciar os gastos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um único cartão é mais fácil de gerenciar (https://www.scantsa.com/2019/07/cartao-de-credito-os-10-mandamentos.html)
      cartão de crédito, acho que é tudo igual ; então ter um de um banco grande dá mais paz (santander, bradesco, itaú etc)
      melhor ainda se o cartão for do banco onde cai o salário

      abs!

      Excluir
  2. Eu só tenho os gastos mensais\anuais fixos que não dá pra ficar sem: anti-virus e internet são dois deles.

    Tem gente que tem dois ou mais chips de celulares, pra mim um único basta. Entendo quem tem que lhe dar com negócios toda a semana e quer um chip somente para falar com mulher, filhos e amigos. Uma coisa que eu estabeleci foi horário de atendimento do celular. Na hora que eu sentar pra jogar a noite, não tem dessa de celular ligado, eu desligo e só ligo depois que terminar de jogar. São pouquíssimas pessoas que eu informei meu número, os demais que tem são as lojas que mantenho cadastro online, o governo brasileiro e um ou outro pilantra que liga tentando aplicar golpe e não consegue. É mais fácil vc receber uma ligação informando algo ruim do que uma coisa boa pra vc. Até hoje nunca recebi uma ligação de alguém que disse que me daria uma mala de dinheiro, tb nunca recebi uma ligação de alguém que disse que me daria uma bolsa de doutorado e nem que eu ganharia um carro novo direto da concessionária. Se algo aconteceu para além da minha casa durante a noite, no outro dia a pessoa me informa por celular ou vindo minha casa ou me encontrando durante as compras, sei lá, mas em algum momento ela me informará, e mesmo que não for ela será outro. Se eu tiver que saber de algo pode apostar que vão dar um jeito de me informar, afinal informar até o que eu não tenho que saber. Só andar nas ruas e vc vai escutar coisas que nem precisa, seja pela rádio no poste, no carro de propaganda, no outdoor na rodovia, nos adesivos nos carros empresariais, nas televisões ligadas nas lanchonetes e restaurantes.

    Dar dinheiro pra mendigo eu já dei, hoje eu não dou mais. O que posso fazer é lhe pagar um lanche ou dar-lhe um trabalho, só que esse último coloca alguns deles pra correr. Já estou precavido contra loucos de rua ou ladrões se passando por pedintes mortos de fome ou outro golpe que tentarem na frente da minha casa. Se eu estiver dentro da casa e escutar palmas, assobios ou palavras de alguém, eu permaneço dentro da casa e falo com o desconhecido, não vou logo de cara até o portão que está uma distância considerável, mesmo que venha a falar até meu nome na hora de pedir algo, não vou até lá, não sei se a pessoa está com uma faca ou uma pistola\revólver. Depois que sair fico observando se foi pra direita ou esquerda, qualquer coisa alerto algum vizinho, tenho um que vizinho que não é lá um dos mais espertos, mas um sujeito de acordo, eu vigio a casa dele quando ele sai e ele vigia a minha casa quando eu saio. Qualquer um que ele ver invadindo a residência pode sentar chumbo, afinal um desconhecido arrebentando portão de alguém ou pulando o portão de alguém não tá fazendo isso pra deixar um presente pro dono da residência. Qualquer coisa fala que essa bala veio da xuxa que pariu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. celular - simplesmente não atendo nenhuma ligação, salvo se me avisarem antes que vão ligar. prefiro só usar WhatsApp e ainda bloqueio geral kkkkkk

      esmola - é mandamento da igreja. é pra dar dinheiro pra mendigo e se ele for gastar com pinga, problema dele. claro, ninguem tem que dar esmola se naquele momento existe risco de ser assaltado ou morrer.

      Excluir