organize-se e vá viver sua vida

02 dezembro, 2023

[Corpo] Banho de Sol

 

pexels
menina rindo feliz dos dermatologistas


"Os benefícios da exposição ao sol são inúmeros e já solidamente estudados pela ciência.

Uma pesquisa recente descobriu mais um aspecto interessante da nossa relação com o sol: A ausência da luz solar contribui para o ganho de peso.

Biologicamente faz sentido, já que nas regiões mais frias do planeta é importante um aumento na gordura subcutânea, como reserva de energia, nos meses mais frios do ano, e esse acúmulo é estimulado pela menor incidência de luz solar.

Ou seja, tomar sol ajuda a queimar gordura corporal.

O estudo, feito na Universidade de Alberta em Edmonton, Canadá, e publicado recentemente na revista Scientific Reports, estava sendo feito com o propósito de engenharia genética das células de gordura branca para produzir insulina quando expostas à luz.

Durante os experimentos ocorreu a descoberta inusitada de que quando os comprimentos de onda da luz azul do sol penetram a pele e atingem as células de gordura, as gotículas lipídicas diminuem de tamanho e começam a ser liberadas para fora da célula.

A descoberta é importante pois a gordura branca é o maior depósito de gordura do corpo e tem função central na regulação do metabolismo do organismo.

O excesso do tecido adiposo branco está relacionado a distúrbios como obesidade, diabetes e doença cardíaca.

Naturalmente, uma exposição saudável ao sol pode contribuir para prevenir ou melhorar estes quadros, porém, este é o primeiro estudo neste sentido e informações adicionais como a intensidade da luz e a duração da exposição necessárias para este efeito ainda não foram encontradas." (Flávio Passos)


Algo entre 10 a 20 minutos por dia de exposição solar é gratuito e pode melhorar a saúde do indivíduo.

Nem todo dia consigo, mas tento regularmente.

Ah, use menos filtro solar ou nem use (não confie cegamente em médicos, afinal cientistas nunca entram em consenso sobre quase nada):


"Pode parecer que nós estamos brigando com os dermatologistas. Na realidade, é apenas uma questão de bom senso. Nós não estamos dizendo que não existem condições clínicas em que a pessoa não pode se expor ao sol. Mas toda a vez em que o dermatologista recomendar redução da exposição solar, uso de filtros solares, ele tem a obrigação de corrigir a deficiência da Vitamina D que, de outra forma, ele certamente iria provocar. E essa deficiência da Vitamina D iria provocar muito mais problemas do que aquele que ele está querendo evitar através do aconselhamento de evitar a exposição ao sol." (Cícero Coimbra)

 

Enfim, a Ciência não pode superar o bom senso.

Recomendo.


abs!



_____________________________________________________

2 comentários: