28 maio, 2024

[Livro] Como escrever boas notas (2023)

 

capa nacional - a capa alemã era mais bonita
 e fazia mais sentido tendo em vista o conteúdo do método


Intro

"Compreender e memorizar informações importantes pode ser um grande desafio, mas Sönke Ahrens afirma que a escrita é uma técnica poderosa para ajudar nesses processos. Para o autor, todo esforço intelectual começa com uma nota.

Neste livro, que já inspirou estudiosos e escritores no mundo inteiro, o pesquisador alemão, cuja experiência e conhecimento o tornaram um líder na sua área, revela de que modo a simples atividade de elaboração de notas pode ser usada como uma ferramenta para aprimorar a compreensão de informações, o processo de aprendizagem e acelerar o raciocínio.

Por meio de dicas simples e exemplos práticos, você aprenderá a explorar a escrita para crescer pessoal e profissionalmente." (sinopse)

O livro é voltado para a área acadêmica , mas qualquer traz ideias úteis a quem gosta de estudar.

A finalidade do método é facilitar a escrita acadêmica de artigos.


Caixa de ferramentas


1 - Algo com o que escrever e sobre o que escrever (caneta e papel bastam)

 

Obs.: notas podem ser temporárias ou permanentes. As notas temporárias seriam um rascunho ou rabisco qualquer num pedaço de papel ou em alguma ferramenta digital. Notas permanentes podem notas de referência (listam a bibliografia utilizada) e notas "de raciocínio"

Obs.2: o autor não usa o nome nota de raciocínio, mas a ideia é essa - criar uma nota que sintetize uma ou mais ideias obtidas pela leitura do material de referência e armazenar essas  notas de forma organizada. Só estou usando o nome "nota de raciocínio" pra facilitar o entendimento neste post. O Autor classifica as notas em notas temporárias, notas de referência e em notas permanentes. O que me incomodou nessa nomenclatura é que as notas de referencia também me parecem ser permanentes.


2 - um sistema de administração de referencias 


Nele são guardados as notas de referência.

Físico - fichas pautadas, por exemplo.

Digital: zotero, citavi ou o que melhor funcione para você


3 - a caixa de notas (física ou digital)


  1. coloque uma nota atrás de uma ou mais notas relacionadas ou, se você não estiver seguindo uma nota específica, apenas atrás da última nota na caixa de notas
  2. acrescente elos a notas relacionadas
  3. numere as notas consecutivamente
  4. anote no verso a referência bibliográfica
  5. certifique-se que você será capaz de encontrar essa nota posteriormente  no índice - adicione uma entrada no índice se necessário, ou e refira a ela em uma nota que esteja conectada ao índice.
  6. desenvolva os seus tópicos, questões e projetos de pesquisa de baixo para cima, a partir do sistema; construa uma treliça de ideias, fatos e modelos mentais generalizados
  7. após um tempo, você terá desenvolvido ideias o suficiente para se decidir por um tópico sobre o qual escrever
  8. transforme suas notas em um rascunho
  9. edite e revise o seu manuscrito


Obs.: caixa de notas física - Niklas Lumann, um expoente do método, usava fichas de papel de tamanho 148X105mm ou 5,83x4,13 polegadas. Algo como aquelas fichas de papelaria. (veja aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Zettelkasten)

Obs.: caixa de notas digital - O autor sugere o uso do Obsidian ou o do Roam Research. (site do autor: https://www.soenkeahrens.de/en/takesmartnotes).



4 - Um editor (word, latex, google docs ou o que melhor funcione para você)


Obs.: "notas são apenas tão valiosas quanto redes de notas e referências nas quais elas estão inseridas. Como não se pretende que a caixa de notas seja uma enciclopédia, mas uma ferramenta com a qual pensar, não precisamos nos preocupar com completude. Não precisamos escrever nada apenas para preencher uma falha em uma sequência de notas. Apenas escrevemos se isso nos ajudar com nosso pensamento."


Conclusão

História Essencial da Filosofia # 16



Meu blog é também uma caixa de notas.

É um livro interessante, mas dava pra resumir em 10 ou 20 folhas (o livro tem 170 páginas), o que é muita encheção de linguiça. Puxando de memória, acho que Olavo certa vez disse que não fazia fichas porque demoraria demais. Acho que ele optava por grifos nos livros. Independente disso, listas bibliográficas são úteis e ter um repositório pra guardar notas e textos também o é.

O legal desse método é poder linkar uma nota na outra (isso pra mim são "hiperlinks", coisa simples na era digital, mas que na era do papel era bem complicado de fazer - Niklas Lumann fez com papel. Funcionou para ele, mas não sei se é um método tão prático pra outras pessoas) Se esse método vai vingar ou apenas ser mais é algo que apenas o tempo dirá. 

Recomendo, com ressalvas.


abs!

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  • https://olavodecarvalho.org/dicas-de-estudo/

13 comentários:

  1. Tutorial de como escrever notas! Suas drogas estão a cada dia mais pesadas!
    Abraços

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    1. "Mas, de longe, o método mais prático, ao que parece, para a
      maioria dos trabalhos, é o método das fichas. Tenham fichas de
      papel grosso o bastante, de tamanho padronizado que os senhores
      escolherão de acordo com o comprimento médio de suas anotações.
      Nada impede que continuem numa segunda ficha o levantamento
      iniciado na primeira. Suas fichas serão cortadas com precisão à
      máquina, trabalho que qualquer encadernador ou impressor realizará
      em cinco minutos e que estabelecimentos especializados lhes
      poupam, colocando a seu dispor fichas de tamanhos variados, de
      várias cores, juntamente com os fichários e demais acessórios
      necessários " (Antonin-Gilbert Sertillanges)

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    2. Me arrependo muito por não ter fichado todos os livros e quadrinhos que li. E até filmes!!!!

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    3. acho que nossos blogs sao fichas
      vc ainda tem fichas em vídeo no youtube
      o que falta mesmo é um índice pra ficar mais fácil de saber o que foi feito até agora

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    4. Sim. Acredito que mantenho um blogue para organizar ideias. Mas ter fichas de tudo seria muito bom. Organizaria em fichários tradicionais, mesmo. Aqueles de plástico com tampa etc. É engraçado que, na escola, tive por mais de uma vez aulas de como fichar, fazer resumos etc. Treinávamos com fichas pautadas compradas a granel em papelarias.

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    5. dá uma olhada na historia das caixas de fichas
      https://en.wikipedia.org/wiki/Zettelkasten


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    6. E não é que existe uma história fartamente documentada de fichas e suas caixas!
      Essa matéria me lembrou que sempre tive vontade de ter uma escrivaninha parecida com aquelas mais tradicionais, cheia de gavetinhas. Um dia acho que comprarei uma.

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    7. teve uma época que eu queria tb ("Antiga Escrivaninha Xerife Européia" no google), mas hoje em dia, em casa, escrevo em pé no pc ou deitado em cadernos

      ainda sobre fichas, esse livro foi recomendado por olavo:
      https://www.amazon.com.br/pesquisador-moderno-Henry-F-Graff/dp/6587404871

      comprei recentemente e dei uma folheada e parece bem detalhado.

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    8. Ótima recomendação. Sinto que preciso ler mais sobre vida intelectual.
      Ernest Hemingway e tantos outros escreviam em pé. Não consigo. Preciso sentar e relaxar.
      Um dia, talvez vc queira uma mesa para escrever e usar o PC. Então pode ser bom comprar uma escrivaninha quando achar por preço razoável.
      abç

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    9. eu tenho uma mesinha do pc onde daria pra escrever/digitar meus textos - é uma mesinha simples, mas quebra o galho por enquanto na minha falta de espaço

      Na verdade, tenho pouca coisa pra escrever, pois o blog funciona mais como uma caixa de notas virtual do que como um diário pessoal - meus posts (salvo os de resumos) tem um ou dois parágrafos.

      e pra falar a verdade, o mundo está melhor sem a minha escrita kkkkk

      abs!

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    10. ps.:
      nesse marcador tem uma lista de livros recomendada por olavo

      https://scantsa.blogspot.com/search/label/%5BIndex%5D%20Livros%20COF

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  2. Quem é morto sempre aparece! Lamentei muito quando você fechou seu blog e parou de fazer comentários no Blogson, pois sempre te achei um cara do bem. Mas passado é passado. Hoje, de bobeira, descobri que posso novamente acessar seu blog. Por isso, queria te dar uma dica que achei sensacional. Provavelmente você conhece, mas eu nunca sonhei que isso era possível.
    O lance é o seguinte: em vez de você escrever em pé no PC ou deitado, em cadernos, sugiro o seguinte: o celular tem uma ferramenta no whatsapp que é do carvalho, pois transforma uma mensagem de voz em texto escrito.
    Peguei um texto escrito à mão por minha mulher em 2002, 17 folhas de papel ofício 2, e ditei calma e pausadamente. Para isso, usei o celular da minha mulher para mandar essa mensagem para mim.
    E funcionou! Com minha voz de locutor de rádio de zona, durante três dias ditei o texto de 2002. Adorei a experiência, que resultou em seis páginas em formato A4, fonte Arial 12.
    O caminho das pedras é o seguinte: vVocê acessa o whatsapp e escolhe alguém para enviar uma mensagem. Ao clicar em "Mensagem" aparecem as opções de mandar por escrito ou gravar um áudio. Mas o pulo do gato é logo abaixo (ou do lado): aparece um pequeno microfone, menor que o ícone do microfone normal que está na tela. Ou seja, na mesma tela ficam visíveis dois microfones. Clique no menor e aparecerá uma mensagem tipo: "comece a ditar". E o texto começará a surgir na tela à medida que for falando. Clique de novo no microfoninho para encerrar a gravação. O passo seguinte é enviar a mensagem para alguém (você mesmo, no caso). Depois disso, é só corrigir, colocar vírgulas e outros sinais gráficos et voilà! Se você já conhecia, perdi meu tempo, mas foi legal poder comentar alguma coisa em seu blog.

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    1. é muita correria e nem consigo acompanhar a blogosfera

      sobre escrever, meu problema não é em relação a quantidade, mas em relação a qualidade

      a qualidade de minha escrita já é sofrível, então não pretendo ampliar o sofrimento de meus três leitores.

      abs!

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