[Livro] Os jogos e os homens: A máscara e a vertigem (2017)

 

acervo pessoal


"Faz muito tempo que os filósofos se interrogam sobre a interdependência dos jogos com a cultura. Roger Caillois faz aqui, pela primeira vez, um recenseamento dos tipos de jogos aos quais os humanos se dedicam. A partir deste recenseamento elabora uma teoria da civilização e propõe uma nova interpretação das diferentes culturas, das sociedades primitivas às contemporâneas."(sinopse)

 

Recomendação do Schall.

Agora quando penso em jogos (futebol, loteria, jogos infantis etc) posso tentar analisar pelo ponto de vista de Caillois e perceber mais nuances em situações reais.
 
Antes de ler esse livro, nunca tinha pensando o quanto um jogo pode ser rico de significados.

Recomendo a leitura.
 

classificação do autor




P.s.: 

1 - outra opção era o livro de Huizinga sobre o mesmo tema, mas eu teria tido muito mais trabalho pra ler a caminho do trabalho. Mais vale uma brochura de 300 páginas lida que um tratado de 600 páginas esquecido na estante (falei disso aqui). 

2 - O livro do Caillois tem um ou dois momentos momentos comunistas, mas nada que prejudique a leitura.


_________________________________________

2 comentários:

  1. Me interesso por jogos há anos e anos: cartas, pedras, tabuleiros etc. Não sabia da existência desses livros, mas não me surpreendem suas vindas à luz. Os jogos eletrônicos também passaram a despertar meu interesse no campo da semiótica. Jogos fazem bem. Uma partida de damas, gamão ou Detetive, no final da noite, nos relaxa bastante, por exemplo. E creio que mantém áreas específicas de nosso cérebro ativas. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "creio que mantém áreas específicas de nosso cérebro ativas." - sobre esse aspecto q vc mencionou, esse livro (https://www.amazon.com.br/Tudo-Que-Ruim-Bom-Voc%C3%AA/dp/8537806277) abordaria melhor.

      acho que dá pra achar de graca esse ebook.

      abs!

      Excluir

Memento mori...carpe diem!